PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul tem alerta para tempestades e chuvas intensas

Regiões do Estado receberam alertas do Inmet para riscos associados às chuvas fortes

22 mai 2024 - 09h00
(atualizado às 09h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Alerta emitido pelo Inmet para previsão de chuvas fortes com acumulado de até 50 mm/dia no Rio Grande do Sul e também no Norte do Brasil.
Rio Grande do Sul tem previsão de tempestades nesta quarta-feira, 22
Rio Grande do Sul tem previsão de tempestades nesta quarta-feira, 22
Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 22. São esperadas chuvas de até até 50 mm/dia, que podem acontecer no sul do Estado. A região Norte do Brasil também tem alerta para o risco de chuvas fortes. No Sudeste, o céu deve ter muitas nuvens, mas sem chuvas.

No Sul, são esperadas tempestades principalmente na parte sudoeste, em cidades como Bagé, Uruguaiana e Rio Grande. Segundo o Inmet, a previsão indica entre 20 e 30 mm/h, chegando a 50 mm/dia. Também são esperados ventos fortes, de até 60 km/h e há possibilidade de granizo.

A partir desta quarta-feira, áreas de instabilidade associadas à baixa pressão avançam ao oeste do Rio Grande do Sul, dando origem a um sistema frontal. Isso significa que haverá chuvas intensas, rajadas de vento e raios. O sistema deve se deslocar pela região e afetar também a região Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias.

Inmet emitiu alertas de mau tempo para o Sul
Inmet emitiu alertas de mau tempo para o Sul
Foto: Reprodução/Inmet

Norte

No Norte do Brasil há também um alerta de perigo para as chuvas. Entre os estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, espera-se entre 20 e 30 mm/h de acumulado de chuvas e ventos intensos de até 60 km/h.

Segundo o Inmet, as chuvas acontecem devido ao aumento do calor e da umidade, que se dá pela influência da zona de convergência intertropical (ZCIT).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade