Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Planta de 400 milhões de anos cria "água alienígena" e reescreve o que sabemos sobre isótopos

"Se eu encontrasse esta amostra, eu diria que é de um meteorito"

14 nov 2025 - 17h39
(atualizado em 14/11/2025 às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Uma planta pré-histórica comum, a cavalinha (Equisetum), está forçando os cientistas a repensarem os limites da geoquímica na Terra. Pesquisadores da Universidade do Novo México (UNM) descobriram que esta planta, que existe há mais de 400 milhões de anos, age como uma "torre de destilação" natural, produzindo água com assinaturas de isótopos de oxigênio tão extremas que se assemelham mais a meteoritos do que a qualquer coisa previamente registrada na Terra.

Publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o estudo liderado pelo professor Zachary Sharp revela que o processo de evaporação ao longo de todo o caule oco da planta—que Sharp descreve como um "cilindro de um metro de altura com um milhão de buracos"—causa um fracionamento isotópico extremo.

Os resultados são tão radicais que os dados coletados expandem em cinco vezes a faixa conhecida de valores de isótopos de oxigênio (especificamente $\Delta'^{17}$O) para materiais terrestres. "Se eu encontrasse esta amostra, eu diria que é de um meteorito", afirmou Sharp.

Uma ferramenta para decifrar o clima dos dinossauros

Essa descoberta abre uma nova janela para o passado. As cavalinhas fósseis, que podiam atingir 30 metros de altura na era dos dinossauros, contêm minúsculas partículas de sílica chamadas fitólitos. Esses fitólitos podem preservar os sinais isotópicos por milhões de anos, funcionando como um "paleo-higrômetro" — uma ferramenta para medir a umidade em climas antigos.

No entanto, o estudo também...

Veja mais

Matérias relacionadas

Estudo revela qual é o segredo da baleia-da-Groenlândia para viver mais de dois séculos sem câncer

Chainsaw Man compartilha conquista científica com Studio Ghibli, Pokémon e Evangelion

A NASA não pode descansar: estes são os 5 asteroides mais perigosos para a Terra, mas a maior ameaça pode estar escondida

Parece mentira, mas a XPeng jura que é verdade: fabricante chinesa mostra todos os detalhes de seu robô humanoide após público duvidar da apresentação do modelo

Pesquisa desvenda o mistério por trás dos mais de 5 mil buracos alinhados na Cordilheira dos Andes

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade