PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Paris-2024: poluição em Rio pode tirar natação das provas de Triatlo

Organização estuda ficar somente com outras provas para definir a tabela de classificação

16 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Rio Sena, que faz parte da região de Paris, foi despoluído para receber provas da maratona aquática dos Jogos Olímpicos mas a ONG Surfrider Foundation realizou um relatório de 14 amostras de água que comprovaram a poluição do local.
Foto: Divulgação

Palco da maratona aquática e prova de natação do triatlo nas Olimpíadas de Paris 2024, na França, o Rio Sena tem causado uma dor de cabeça para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos por conta de sua poluição

Em 8 de abril, a ONG Surfrider Foundation publicou um relatório de 14 amostras de água do Sena colhidas e analisadas em parceria com o laboratório Eau de Paris e Analy-Co entre 28 de setembro de 2023 e 21 de março deste ano, dez na área da Ponte Alexandre III e quatro na Ponte de l'Alma. Dessas amostras, 13 estavam contaminadas com níveis altos da bactéria Escherichia coli, ou de enterococos, ou de ambos.

Os 1.500 metros que separam as duas pontes formam a parte aquática do triatlo olímpico. Com isso, o local pode não fazer parte do cronograma olímpico e ficar de fora das provas de triatlo. A organização estuda ficar somente com as duas outras provas para definir a tabela de classificação. 

As fortes chuvas na região nos últimos dias também preocupa a organização. Isso porque, dessa forma, o local não consegue ser preservado.

Segundo o The Guardian, o presidente do Comitê, Tony Estanguet, chegou a confirmar que o cancelamento das provas está previsto no regulamento. No fim das contas, mesmo com os problemas, ele não acredita que isso acontecerá.

“Sabíamos que seria um grande desafio (…) Podemos adiar devido às condições de chuva. Como está programado para o início dos Jogos, podemos esperar por melhores condições. Portanto, estamos confiantes de que será possível usar o Sena. E há uma (possível) decisão final de que não poderemos nadar; isso faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro”, disse Estanguet durante a conferência Sport Accord, em Birmingham, na terça-feira, 9. 

O Rio Sena, em Paris, está sendo despoluído para receber provas da maratona aquática dos Jogos Olímpicos. Mesmo com o susto, a expectativa é que esse tempo seja suficiente para a realização do evento.

O que é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico? O que é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico?

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade