Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ventos fortes em SP ultrapassam 100 km/h; mais de 110 mil imóveis estão sem luz

Defesa Estadual alerta também para o risco de ressaca com ondas de até 3 metros de altura

28 jul 2025 - 11h14
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Ventos fortes foram registrados nesta segunda-feira, 28, em algumas áreas do Estado de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A velocidade mais alta foi reportada em Itapeva, a cerca de 300 quilômetros da capital paulista: 104 km/h.

Em Cerqueira César, também no interior, as velocidades atingiram 93 km/h.

Na cidade de São Paulo, no Mirante de Santana, na zona norte, o vento chegou a 60,12km/h. Em Interlagos, na zona sul, a ventania alcançou 55,44 km/h.

A ventania provocou quedas de árvores e galhos sobre fios elétricos, danificando trechos da rede de distribuição de energia em diversos pontos da capital. Os bairros mais afetados são Cidade Dutra, Guaianazes, Grajaú, Jardim São Luís e Jabaquara. De acordo com balanço divulgado às 20h27 pela Enel, 112.097 imóveis estavam sem luz na área atendida pela concessionária na Grande São Paulo.

Mais estragos

No Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, os ventos chegaram a 64,8 km/hora, enquanto na região de Bragança Paulista, alcançaram 70 km/hora.

No litoral, as velocidades foram superiores, chegando a 75 km/hora na Baixada Santista e 85 km/hora no litoral norte. Também há alerta para ventos fortes e ressaca no mar, fazendo com que ondas possam atingir 3 metros de altura.

A passagem de uma frente fria no litoral também causa aumento de nebulosidade, chuvas isoladas, intensas rajadas de vento.

Em Iguape, a ventania atingiu parte da estrutura da Festa de Agosto e derrubou tendas de expositores.

View this post on Instagram

A post shared by Prefeitura de Cananéia (@prefeituradecananeia)

No litoral norte, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, mesas e cadeiras de quiosques foram levadas ao mar pela força do vento. Em Ubatuba, a Santa Casa teve parte de seu telhado danificado pelos fortes ventos. A fiação também foi afetada, provocando interrupção no fornecimento de energia.

Litoral deve ter ressaca e ondas de até 3 metros de altura
Litoral deve ter ressaca e ondas de até 3 metros de altura
Foto: Márcio Fernandes/Estadão / Estadão

A Defesa Civil Estadual tem alerta de ventania para vários pontos da Grande São Paulo, Itapeva, Sorocaba e Campinas.

A capital paulista amanheceu com céu encoberto, ventania e chuva fraca em pontos isolados.

A frente fria se afasta do Estado nesta terça-feira, 29, dando lugar a uma massa de ar polar que provoca acentuado declínio das temperaturas.

Recomendações

A Defesa Civil alerta para o risco de queda de árvores, destelhamentos e prováveis danos a estruturas por conta dos ventos intensos. A orientação é para que as pessoas não se abriguem sob estruturas metálicas frágeis, como tendas e coberturas improvisadas.

São indicadas ainda medidas preventivas, como reforçar o fechamento de janelas e remoção de objetos soltos em áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e mobiliário e jardim.

Deve-se evitar deixar veículos próximos a postes ou árvores e manter distância de fiações elétricas caídas.

Recomenda-se ainda atenção especial aos condutores de embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e turistas nas praias devido à ressaca e ondas fortes no mar.

Em casos de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade