Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paraná teve três tornados com ventos de até 330 km/h em menos de duas horas; entenda

Fenômeno que arrasou Rio Bonito do Iguaçu também atingiu com intensidade Turvo e Guarapuava, segundo Simepar; equipe técnica continua analisando outras ocorrências suspeitas na região

10 nov 2025 - 12h23
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

As análises foram realizadas a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e região. Na foto, registro em Rio Bonito do Iguaçu.
As análises foram realizadas a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e região. Na foto, registro em Rio Bonito do Iguaçu.
Foto: Simepar/Divulgação / Estadão

O tornado com ventos de até 330 km/h que arrasou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu na noite da última sexta-feira, 7, não foi o único fenômeno dessa natureza que atingiu o Paraná. Em um espaço de menos de duas horas, foram registrados outros dois tornados com ventos de até 250 km/h no Estado, nos municípios de Guarapuava e Turvo, segundo confirmação feita nesta segunda-feira, 10, pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar).

A equipe técnica realizou análises utilizando radares, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo, e continua estudando outras ocorrências suspeitas na região. Seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas, segundo o governo paranaense.

As três cidades ficam na região centro-sul do Paraná e não estão alinhadas geograficamente. Turvo fica 43 km ao norte de Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu, 130 km a leste, o que reforça que foram atingidas por formações meteorológicas distintas.

Conforme a nota técnica do Simepar, as fortes tempestades que atingiram o Paraná foram decorrência do aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, que posteriormente deu origem a um ciclone extratropical.

Remoção dos escombros

As seis pessoas que morreram em consequência dos tornados foram sepultadas durante o fim de semana. Das 750 pessoas que receberam atendimento médico, 22 continuavam internadas em hospitais nesta segunda-feira, segundo o governo estadual. O trabalho de buscas por vítimas do Corpo de Bombeiros foi encerrado.

Em Rio Bonito do Iguaçu, prossegue o trabalho de remoção dos escombros, com apoio de prefeituras de 15 municípios da região. A cidade teve 90% dos imóveis destruídos e mais de mil moradores estão em abrigos emergenciais.

As sete escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu permanecerão fechadas nesta segunda-feira. A Secretaria de Estado da Educação informou que realizará avaliações periódicas nos próximos dias para determinar quando as atividades poderão ser retomadas com segurança.

O governo estadual destinou R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para a reconstrução da cidade. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de R$ 50 mil por residência.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade