Inmet mantém alerta de tempestades em 13 Estados e no DF até terça-feira
Alerta vale até as 10h de terça-feira e inclui Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Inmet mantém alerta de perigo para chuvas intensas em 13 Estados e no DF devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, com previsão de fortes precipitações, ventos de até 100 km/h e riscos de transtornos até terça-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve neste domingo, 1º, o aviso de perigo para chuvas intensas e tempestades em 13 Estados e no Distrito Federal. O alerta, que começou à 0h01, segue válido até as 10h de terça-feira, 3.
De acordo com o órgão, a instabilidade atinge áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. Estão sob alerta os Estados:
- Goiás
- Minas Gerais
- Bahia
- Paraná
- Tocantins
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Espírito Santo
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Maranhão
- Piauí
- Pará.
O cenário é provocado pela atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema típico do verão que favorece a persistência de chuvas. A previsão indica o fortalecimento de um corredor de umidade que se estende da Região Norte em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste.
Com isso, há risco de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou de até 100 milímetros ao dia, além de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.
O Inmet alerta para potenciais transtornos, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a lavouras, queda de árvores e alagamentos, especialmente em áreas urbanas.