Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Impasses travam negociações e texto final da COP-30; entenda

Delegados se reuniram a portas fechadas ao longo da sexta-feira para tentar superar as divergências e alcançar um acordo

21 nov 2025 - 21h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) chegou nesta sexta-feira, 21, ao último dia da sua programação oficial sem a publicação do texto final dentro do prazo estabelecido inicialmente. A conferência climática de Belém ultrapassou seu horário de encerramento programado, às 18h, diante da falta de acordo entre os países sobre o mapa do caminho para o fim do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo.

Os negociadores permaneciam reunidos a portas fechadas para tentar superar as divergências e alcançar um acordo que reafirme o multilateralismo diante da emergência climática.

Negociações tentam destravar temas ainda não consensuais

Os debates sobre o texto final da COP continuaram intensos nesta sexta-feira, que deveria ser o último dia de COP. A Decisão Mutirão trata de quatro temas cujas negociações são sensíveis. O primeiro é sobre como os países desenvolvidos podem financiar ações climáticas em nações em desenvolvimento. O segundo busca metas mais ambiciosas para combater o aquecimento global.

O terceiro diz respeito às restrições unilaterais ao comércio por questões ambientais, como barreiras tarifárias. O quarto pede mais transparência em relatórios sobre emissões de gases poluentes. LEIA MAIS AQUI

Impasse sobre gênero é resolvido

Das 27 pessoas que precisaram de algum atendimento médico após o incêndio que atingiu os pavilhões dos países na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), em Belém, 21 já foram liberadas, segundo o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde que atua no evento.

A nota, divulgada nesta sexta-feira, 21, informa que seis pacientes estão recebendo assistência nos serviços de saúde de Belém. Os nomes deles não foram divulgados. Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos estão relacionados à inalação de fumaça e crise de ansiedade após o ocorrido. LEIA MAIS AQUI

Lula e premiê alemão se reúnem no G-20 após críticas a Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, neste sábado, 22, na África do Sul, durante a cúpula do G-20. A audiência ocorrerá poucos dias após Merz afirmar que jornalistas alemães ficaram "felizes e aliviados" ao deixar Belém (PA), cidade que sedia a COP-30.

O encontro está agendado para as 14h30 no horário de Joanesburgo (9h30 em Brasília) e ocorrerá no mesmo centro de convenções que sedia a reunião das principais economias do mundo.

As críticas do chanceler provocaram reação no Brasil. O Senado aprovou um voto de censura contra Merz, enquanto Lula o rebateu publicamente, dizendo que o premiê alemão "deveria ter ido a um boteco, dançado e provado a culinária paraense" antes de comparar a capital paraense com a capital alemã. LEIA MAIS AQUI

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade