Cuidadora de animais morre após ser pisoteada por rinoceronte em zoológico na Áustria
Caso aconteceu em Salzburgo nesta terça-feira, 12. O marido da vítima tentou ajudar, mas acabou gravemente ferido
Um casal de cuidadores de animais sofreu ataques de um rinoceronte em um zoológico de Salzburgo, na Áustria, nesta terça-feira, 12. A mulher, uma alemã de 33 anos e especialista no mamífero, morreu após ser pisoteada pelo animal. O marido, que tentou ajudar a parceira, sofreu ferimentos graves, mas está fora de risco.
O caso aconteceu ainda durante a manhã, antes do Zoológico de Hellbrunn abrir ao público. A funcionária tratava de Jeti, uma rinoceronte fêmea de 30 anos, e aplicava repelente contra insetos no animal antes de ser atacada. O trabalho fazia parte da rotina de cuidados diários do rinoceronte.
De maneira inesperada, a mulher foi derrubada e pisoteada na região do peito pelo animal. O marido dela, um cuidador de 34 anos, tentou salvar a esposa, mas também acabou ferido. Equipes de emergência tentaram reanimar a cuidadora, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Já o marido foi hospitalizado com ferimentos graves, mas está fora de risco. Sabine Grebner, diretora do zoológico, afirmou à agência de notícias APA que o motivo do ataque ainda não foi esclarecido.
"Ela era muito cuidadosa e preocupada com os animais, além de ter um extremo bom-senso", explicou a diretora. Ela aponta que, entre as hipóteses, uma irritação pode ter provocado o animal a atacar os cuidadores. Ainda segundo Grebner, o zoológico passará por uma reavaliação nos procedimentos de segurança no manejo de animais.
Além de uma auditoria interna que busca identificar as causas do incidente, o caso também está sendo investigado pela polícia austríaca. O Zoológico de Hellbrunn, que abriga mais de 1,5 mil animais em uma área de mais de 14 hectáres, permaneceu fechado para o público nesta terça-feira e não será aberto na quarta, 13.