No meio do Deserto do Atacama há uma montanha com 39.000 toneladas de roupas que pode ser vista do espaço
Em Iquique, as peças são divididas em categorias e depois exportadas para diversos países, mas os que são rejeitadas são descartadas no deserto
Uma imagem vale mais que mil palavras. A empresa Skyfi reconfirmou esse velho ditado com uma foto de satélite que tirou no Deserto do Atacama, no Chile. O que chama atenção na imagem é que ela mostra mais do que apenas uma vasta extensão de terra marrom e seca, como você esperaria na região. Sua sonda capturou uma espécie de mosaico multicolorido que revela o mega-depósito de roupas descartadas que vem se formando ali há anos.
Um lembrete de que nossos excessos com fast fashion, a moda de baixo custo, e consumo acelerado, geram problemas que já começam a ser visíveis até mesmo do espaço.
Sua existência não é novidade. O Atacama estava se tornando um lixo de roupas descartadas há anos, uma prova gigantesca dos efeitos de uma indústria da moda acelerada e do consumismo frenético. A novidade é ver que ela ficou tão gigante que pode ser vista de um satélite.
A imagem foi compartilhada pela Skyfi, uma empresa do Texas que oferece fotos de satélite de alta resolução sob demanda por meio de seu aplicativo, Earth Observation. Após identificar as coordenadas do aterro sanitário de Atacama pelo canal Discord, técnicos da Skyfi a localizaram e a retrataram em uma imagem de altíssima resolução (VHR) com a ajuda de um satélite.
O resultado, explica a empresa, "mostra o quão grande é a pilha em comparação com a cidade [localizada] na parte inferior da imagem." Seu retrato mostra, de fato, um avanço considerável em ...
Matérias relacionadas
Recebeu um Pix por engano? Você pode ficar com o dinheiro ou precisa devolver? Veja o que diz a lei
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.