PUBLICIDADE

Morcego raro é encontrado no Paraná após um século

A espécie tem 12 centímetros da cabeça aos pés e foi documentado inicialmente em 1916

23 nov 2023 - 17h51
Compartilhar
Exibir comentários
Espécie de morcego Histiotus alienus, do mesmo gênero que o morcego encontrado
Espécie de morcego Histiotus alienus, do mesmo gênero que o morcego encontrado
Foto: Ciência UFPR/Reprodução

Mais de um século após sua primeira documentação, O morcego Histiotus alienus foi encontrado entre os campos naturais e as florestas de araucárias do Paraná, após um século sem revisiteis. 

Segundo o ZooKeys, ele tem 12 centímetros da cabeça aos pés e foi documentado inicialmente em 1916 pelo naturalista inglês Michael Rogers Oldfield Thomas, depois de ser capturado em Joinville, no orte de Santa Catarina.

Os especialistas capturaram o morcego com uma rede de neblina, malha de náilon. A captura fez parte do projeto Promasto (“Mamíferos do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e do Parque Nacional dos Campos Gerais”). 

O projeto reúne cientistas do Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (Lamma) da UFPR, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conheça o 'exército' de abelhas que patrulha a fronteira entre Índia e Bangladesh Conheça o 'exército' de abelhas que patrulha a fronteira entre Índia e Bangladesh

“No momento da captura percebemos que alguns dos caracteres morfológicos [características físicas] eram diferentes do esperado para as espécies que poderiam ocorrer no local, podendo talvez se tratar de uma nova espécie ou alguma espécie não registrada no Brasil”, contou Vinícius Cardoso Cláudio, pesquisador da Fiocruz Mata Atlântica, ao portal Ciência UFPR.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade