Monte Lewotobi Laki-laki entra em erupção e lança cinzas a 11 km de altura na Indonésia
Autoridades locais não anunciaram vítimas, mas moradores foram instruídos a evacuar; zona de perigo foi ampliada para raio de 8 quilômetros
O Monte Lewotobi Laki-laki, vulcão localizado em East Nusa Tenggara, no centro-sul da Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira, dia 17, projetando colunas de cinzas que atingiram até 11 quilômetros de altura, segundo informou a Agência Geológica da Indonésia. Com a atividade intensa, a zona de perigo foi ampliada para um raio de 8 quilômetros a partir da cratera, e o nível de alerta permanece no grau máximo.
Até o momento, as autoridades locais não registraram vítimas, mas a população da região foi orientada a permanecer em alerta para o risco de fluxos de lava, que podem ser desencadeados por fortes chuvas nas encostas do vulcão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Lewotobi Laki-laki é conhecido por sua alta atividade vulcânica e já havia entrado em erupção em maio deste ano. Em novembro de 2024, uma erupção anterior provocou a morte de nove pessoas e deixou dezenas de feridos.
Ainda não há informações sobre possíveis impactos da erupção nos voos que operam na região.
A montanha, que tem cerca de 1.500 metros de altitude, é gêmea do Monte Lewotobi Perempuan, ambos situados no distrito de Flores Timur. Eles fazem parte do conjunto de mais de 120 vulcões ativos da Indonésia, localizada no chamado Círculo de Fogo.