Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Marina jamais será contra exploração de petróleo, porque é muito inteligente', diz Lula

Presidente diz que ministra não se oporá à exploração de petróleo na Margem Equatorial, desde que Petrobras cumpra exigências ambientais

14 fev 2025 - 12h20
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula em entrevista à Rádio Clube do Pará
Lula em entrevista à Rádio Clube do Pará
Foto: Reprodução/Rádio Clube do Pará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 14, em entrevista à Rádio Clube do Pará, que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, "jamais será contra" a exploração de petróleo na Margem Equatorial, pois "é uma pessoa inteligente".

De acordo com a fala do presidente, a ministra não se oporá à exploração de petróleo, desde que a Petrobras cumpra todas as exigências ambientais. "Tenho certeza que a Marina jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente", declarou ele, afirmando que a ministra critica o método de exploração, não a atividade em si. "Não é 'não quero', é como fazer para não ser predatório com a nossa querida Amazônia."

Ele também argumentou que, se a região confirmar a existência da reserva de petróleo, o Brasil "não pode prescindir dessa riqueza". "É com esse dinheiro que a gente vai fazer a transição energética, que a gente vai ter dinheiro para cuidar da nossa floresta, de manter a nossa floresta em pé", disse Lula.

O Terra entrou em contato com Marina Silva, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

Lula tem defendido a exploração de petróleo na região nos últimos dias. Em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, nesta semana, ao ser questionado sobre os estudos para a extração de petróleo, o presidente afirmou: "Não é que vou mandar explorar. Quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos de pesquisar", disse ele.

Em seguida, acrescentou: "Temos de ver se tem petróleo e a quantidade. Talvez na próxima semana ou na outra vai ter uma reunião com a Casa Civil e o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa. Se depois a gente vai explorar é outra questão".

Durante a entrevista, Lula também criticou o que chamou de "lenga-lenga" e afirmou que o Ibama não pode parecer "ser contra o governo". "O que não pode é ficar nesse lenga-lenga, com o Ibama sendo um órgão do governo e parecendo ser contra o governo", declarou.

Servidores do Ibama rebateram Lula

Após as declarações de Lula, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) emitiu uma nota nesta quarta-feira, 12, afirmando que o presidente está tentando implementar interferências políticas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A entidade classificou como "inadmissível" qualquer tipo de pressão sobre os técnicos do órgão.

No comunicado, os servidores criticaram a tentativa de pressão por parte de Lula. "É inadmissível qualquer tipo de pressão política que busque interferir no trabalho técnico do órgão, especialmente quando se trata de uma decisão que pode resultar em impactos ambientais irreversíveis", diz o texto.

Segundo a Ascema, as declarações do presidente desqualificam o Ibama e desrespeitam o papel da instituição. "O Ibama precisa ser reconhecido como órgão de Estado, motivo pelo qual propusemos uma emenda parlamentar para que passe a ter esse status e não fique sujeito a interferências políticas como a que o presidente Lula tenta implementar", destacou a nota.

Os servidores também relembraram o papel do órgão durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para evitar retrocessos e afirmaram que "continuarão atuando neste ou em qualquer outro governo que contrarie as necessidades de conservação socioambiental no Brasil."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade