Maior jequitibá-rosa do Brasil é encontrado em Minas Gerais
Tamanho de árvore equivale a altura de um prédio com mais de 20 andares
A maior árvore de jequitibá-rosa (Cariniana legalis) do Brasil foi encontrada na Reserva Biológica da Mata Escura, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com 65 metros de altura e 5,5 metros de circunferência à altura do peito (CAP), o tamanho desse jequitibá-rosa equivale a altura de um prédio de 22 andares. Além de impressionante, pelo estado de conservação da biodiversidade da reserva, essa descoberta demonstra que essa região ficou preservada durante séculos.
O maior jequitibá-rosa do Brasil mede 65 metros
Sem dúvidas alguma, a característica que mais chama a atenção nesse jequitibá-rosa é a sua altura de incríveis 65 metros. A descoberta, feita alguns meses atrás, em fevereiro de 2025, ocorreu dentro de um programa de monitoramento da fauna e da flora, realizado por meio da parceria entre a Vale e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ela foi encontrada por acaso, pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Fabiano Melo, enquanto fazia expedição na Reserva Biológica da Mata Escura para monitoramento de primatas da espécie muriqui-do-norte, uma das mais ameaçadas do Brasil. Durante as buscas, foi utilizado drones térmicos, com sensor de calor, tecnologia que permite detectar animais na floresta e identificar os maiores troncos das árvores. Foi dessa forma que, por acaso, o maior jequitibá-rosa do Brasil acabou sendo encontrado na Mata Atlântica.
O jequitibá-rosa é considerada a árvore mais antiga do Brasil
O...
Matérias relacionadas
Vulcão mais antigo do mundo fica localizado bem no coração do Brasil