Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indo na "contramão" da Amazônia, cientistas preveem que o Saara se tornará mais verde e úmido por conta do aquecimento global

Deserto poderá ter 75% mais chuva até o fim do século

3 nov 2025 - 10h20
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Enquanto cientistas preveem que a Floresta Amazônica poderá virar um deserto nas próximas décadas com as consequências do aquecimento global, o Saara irá na contramão e poderá virar uma imensa floresta verde e úmida.

Segundo pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, o Saara, que é um dos desertos mais áridos do mundo, poderá receber até 75% a mais de chuva até o final do século — algo surpreendente considerando que ele recebe apenas quase 8cm de precipitação por ano.

"As mudanças nos padrões de chuva afetarão bilhões de pessoas, tanto dentro quanto fora da África", explicou o autor principal, Thierry Ndetatsin Taguela, pesquisador de pós-doutorado em clima na Faculdade de Artes e Ciências da UIC. "Precisamos começar a planejar como enfrentar essas mudanças, desde o controle de enchentes até o cultivo de plantas resistentes à seca."

Taguela explicou que é vital entender como as mudanças na precipitação poderão afetar milhares de pessoas ao longo dos anos, e que é necessário planos para cada um. Além disso, o autor explicou que o continente africano sofrerá diferentes precipitações nas regiões. Enquanto o sudeste da África poderá registrar um aumento de cerca de 25% nas chuvas e o centro-sul da África cerca de 17%, a região sudoeste do continente deverá ficar mais seca, com uma redução de aproximadamente 5% na precipitação.

No entanto, eles ainda não conseguem afirmar exatamente a quantidade de chuva que cairá no deserto nos próximos anos, apenas que ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quase sem energia e cercada de natureza: há décadas esta família vive isolada nas montanhas da China com apenas o necessário

Por que as folhas mudam de cor ao longo das estações? A ciência ainda não compreende como árvores evoluíram para isso

Esta espécie só existe em um pequeno lago do mundo isolado nos desertos dos EUA e ninguém sabe como ela chegou ali

Radiação, inteligência artificial ou tinta? Cachorros "azuis" são encontrados em Chernobyl e intrigam a ciência e ONGs de resgate

Água: o direito humano que ainda não chega a todos e os desafios enfrentados pela organização que luta para garanti-la

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade