PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Havaí: Vulcão Kilauea entra em erupção pela terceira vez no ano

Segundo autoridades, partículas vulcânicas e gases podem causar efeitos adversos no sistema respiratório humano

11 set 2023 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários
Vulcão Kilauea
Vulcão Kilauea
Foto: Foto:Reuters

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção nesse domingo, 10, registrando sua terceira erupção somente neste ano de 2023.

O alerta foi feito por volta das 15h15 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registrou a atividade eruptiva em imagens de webcam e em relatórios de campo, indicando o início de uma erupção dentro da cratera vulcânica.

Segundo as autoridades locais, até o momento, a lava não representa risco para os moradores da região. No entanto, as partículas vulcânicas e gases podem causar efeitos adversos no sistema respiratório humano.

O que é um vulcão?

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, "vulcões são aberturas onde lava, piroclastos e vapor são expelidos à superfície da Terra".

Os vulcões podem estar em terra e também em oceanos. Eles são - em parte - resultado de suas próprias erupções, mas também da formação geral do nosso planeta, conforme as placas tectônicas se movem.

Cordilheiras como os Andes, na América do Sul, e as Montanhas Rochosas, na América do Norte, assim como vulcões, são formadas pelo movimento e colisão de placas tectônicas.

Existem quatro tipos principais de vulcões: cones de escórias, compostos ou estratovulcões, vulcões-escudo e caldeiras. Seu tipo é determinado pela forma como a lava de uma erupção flui e como esse fluxo afeta o vulcão e o ambiente circundante.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade