Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com Biden e sem Milei, líderes do G20 se reúnem para uma nova foto oficial; veja

Foto foi refeita para incluir líderes ausentes no primeiro registro

19 nov 2024 - 16h00
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Chefes se reuniram para uma novo foto oficial do G20
Chefes se reuniram para uma novo foto oficial do G20
Foto: Divulgação

Os líderes mundiais reunidos na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro posaram novamente para a tradicional “foto de família” nesta terça-feira, 19. A nova imagem foi registrada no Museu de Arte Moderna, após a cerimônia de transferência da presidência do Brasil para a África do Sul. O gesto buscou incluir líderes que não apareceram no primeiro registro, realizado na segunda-feira, 18, mas ainda assim houve ausências marcantes.

Na nova formação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ocuparam posições na primeira fileira, lado a lado.

No entanto, o presidente argentino, Javier Milei, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, não participaram desta segunda foto. Segundo apuração da CNN, Milei estava em uma reunião bilateral no momento do registro. Já a ausência de Starmer não foi explicada oficialmente.

Assim como na foto anterior, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estava no centro da primeira fileira, acompanhado pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi e pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa. A Índia presidiu o G20 em 2023, e a África do Sul será o anfitrião do evento em 2025.

G20: Lula pede que países antecipem meta climática e promete fim do desmatamento até 2030 no Brasil:

Diferente do registro inicial, que tinha como fundo o Pão de Açúcar, a nova imagem foi tirada diante de um painel com uma vista aérea do Rio de Janeiro e a inscrição “G20 Rio Summit” em inglês.

O palanque manteve a inscrição “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, iniciativa lançada durante a cúpula com a adesão de 148 membros fundadores, incluindo 82 países, a União Europeia, a União Africana e 64 instituições e organizações internacionais.

A ausência de Biden na primeira foto oficial foi justificada por uma autoridade da Casa Branca como decorrente de “problemas logísticos”. Segundo a fonte, a formação dos líderes começou antes da chegada do presidente americano e dos primeiros-ministros de Canadá e Itália, que chegaram ao local cerca de oito minutos depois do início do registro.

Líderes do G20 posam para foto oficial da Cúpula no Rio de Janeiro
Líderes do G20 posam para foto oficial da Cúpula no Rio de Janeiro
Foto: ricardo Stuckert/PR / Perfil Brasil
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade