PUBLICIDADE

Parabólica

Verstappen vence com autoridade e amplia vantagem na F1

No México, Verstappen vence com folga e aumenta distância para Hamilton na tabela. Inglês fica em 2º. Perez vai ao pódio e faz a festa

7 nov 2021 - 18h24
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen comemora a vitória no México
Verstappen comemora a vitória no México
Foto: Red Bull / Twitter

Se o sábado foi favorável à Mercedes e preocupou a Red Bull, o domingo inverteu a situação. E logo de cara. Max Verstappen foi para cima de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton ainda na reta de largada e, em linda manobra na primeira curva, ultrapassou os dois por fora. De lá até o final da prova, o holandês não foi incomodado e controlou o ritmo sem nenhuma dificuldade. 

Hamilton, sem condições de alcançar Verstappen, teve que se concentrar em segurar a 2ª posição dos ataques de Sergio Perez. Perez, por sua vez, viu seu 3º lugar ser comemorado como um título pela torcida mexicana. Não era para menos: foi a primeira vez na história que um piloto mexicano subiu ao pódio em seu país. 

E o dia foi quase perfeito para a Red Bull. Com Bottas fora da zona de pontuação e seus dois carros no pódio, o time anglo-austríaco descontou 22 pontos da Mercedes e fica só 1 ponto atrás na tabela de construtores. Verstappen abriu mais 7 sobre Hamilton, chegado a 19 de vantagem. 

Verstappen e seu Red Bull no México
Verstappen e seu Red Bull no México
Foto: Max Verstappen / Twitter

Como aconteceu 

A dupla da Mercedes bem que tentou bloquear a passagem de Verstappen na largada, mas o holandês usou muito bem o vácuo e deixou para frear muito tarde, por fora, para ultrapassar Hamilton e Bottas de uma vez, em linda manobra. Bottas aliviou na primeira curva para dar espaço a Hamilton, mas acabou tocado por Ricciardo e rodou. 

Ainda na primeira chicane, a fumaça levantada pela rodada de Bottas atrapalhou a visibilidade de quem vinha atrás. Um toque entre Mick Schumacher e Tsunoda tirou ambos da prova. Safety car na pista, e tudo perfeito para Verstappen: ele em primeiro, com Hamilton em segundo e Perez logo atrás. Bottas caiu para o fim da fila. 

A relargada aconteceu na volta 5. Verstappen partiu bem e não deu chances para Hamilton pegar o vácuo. Em uma volta, ele já abrira 1s5. O top 10 seguia com Hamilton, Perez, Gasly, Leclerc, Sainz, Giovinazzi, Vettel, Russell e Raikkonen. 

Verstappen abriu distância de Hamilton gradativamente, fazendo uma sequência de voltas mais rápidas. Alguns pilotos da parte final da fila começaram a trocar pneus na volta 12. O pelotão intermediário via algumas disputas e, lá atrás, Bottas seguia preso atrás de Ricciardo, andado próximo, mas sem conseguir ultrapassar. 

Hamilton, sem poder acompanhar o ritmo de Verstappen e vendo Perez em seu retrovisor, soltou pelo rádio: “Esses caras estão rápidos demais para nós, não consigo escapar dele [Perez]”, evidenciando que o resultado da classificação de ontem foi mesmo fora do esperado. 

Hamilton à frente de Perez, Gasly e Leclerc logo após a relargada
Hamilton à frente de Perez, Gasly e Leclerc logo após a relargada
Foto: Mercedes / Twitter

As paradas dos líderes começaram na volta 30, com Lewis Hamilton, que trocou os pneus médios pelos duros. O inglês voltou em 5º, imediatamente atrás de Leclerc. Gasly e Leclerc pararam na volta seguinte, o que subiu Hamilton ao terceiro lugar. Ele ainda fez a volta mais rápida e impediu um possível undercut de Perez. 

Verstappen parou na 33. Com isso, Sergio Perez ficou na liderança provisória da prova, sendo o primeiro mexicano a liderar um Grande Prêmio em seu país, para delírio das mais de 370 mil pessoas que lotavam as arquibancadas do Autódromo Hermanos Rodriguez. Com pista livre, Perez conseguiu apertar o ritmo e virar tempos próximos aos de Verstappen e Hamilton até parar nos boxes na volta 40. 

Bottas, ainda preso atrás de Ricciardo, parou apenas na 42. E não era mesmo o dia dele: um erro na troca de pneus fez a parada demorar longos 12 segundos, o que fez o finlandês voltar à pista apenas no 15º lugar. 

Com os três primeiros tendo feito suas paradas e voltando à pista, a distância entre Verstappen e Hamilton era de 9 segundos, e outros 9 segundos separavam Hamilton de Perez. Perez, no entanto, vinha com pneus mais novos, e logo fez a volta mais rápida, diminuindo a diferença. Verstappen também tinha mais a entregar, e tomou para si a melhor volta da prova mesmo com pneus gastos. 

Com 10 voltas para o fim, Perez chegou de vez em Hamilton e entrou na zona de abertura do DRS.  Mas, como dizia um famoso narrador de televisão, chegar é uma coisa, passar é outra. A pista do México se mostrou bastante complexa para a realização de ultrapassagens, e Perez foi apenas mais um a sofrer com isso. 

Perez faz a festa com o 3º lugar em seu país
Perez faz a festa com o 3º lugar em seu país
Foto: Red Bull / Twitter

Enquanto isso, Bottas, que tinha sua corrida completamente comprometida, parou nos boxes mais uma vez a poucas voltas do fim. A Mercedes colocou pneus macios para que ele fizesse a volta mais rápida da prova e tirasse o ponto que estava indo para Verstappen. No entanto, o finlandês voltou à pista justamente próximo à Verstappen que, sabendo da estratégia da Mercedes, atrapalhou Bottas. Bottas, então, parou novamente para trocar por outro jogo de pneus, e enfim, ter pista livre para fazer a volta rápida, o que ele fez no último giro. 

Lá na frente, Verstappen cruzava a linha para vencer sua 9ª corrida na temporada, 19ª na carreira. Com o resultado, o holandês abriu 19 pontos de vantagem sobre Hamilton com quatro etapas para o fim. A festa foi toda para Perez, que fez o primeiro pódio de um mexicano no México. Linda comemoração da equipes, do piloto e, principalmente, da torcida.

O resultado ficou com Verstappen, Hamilton e Perez no pódio; Gasly, em um sólido quarto lugar; Leclerc e Sainz, da Ferrari, que haviam trocado de posições e destrocaram na volta final; e o trio veterano Vettel, Raikkonen e Alonso fechando a zona de pontuação. A McLaren teve um péssimo fim de semana e sai do México zerada. 

A Fórmula 1 volta a correr já na próxima semana, no Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos. A corrida em nosso país será a última do ano com classificação sprint. 

Resultados do GP do México
Resultados do GP do México
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade