PUBLICIDADE

Parabólica

Vanwall vai recriar o primeiro carro campeão da Fórmula 1

Vanwall VW5 pilotado por Stirling Moss em 1958 terá seis unidades continuadas. Ele custará R$ 12 milhões e quer ganhar corridas nesta década

19 out 2020 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários
Vanwall VW5: o primeiro carro campeão mundial de Fórmula 1 terá seus unidades de continuação.
Vanwall VW5: o primeiro carro campeão mundial de Fórmula 1 terá seus unidades de continuação.
Foto: Vanwall / Divulgação

O carro que ganhou o primeiro campeonato mundial de construtores da Fórmula 1 vai voltar à vida. Seis carros carros de continuação do Vanwall VW5 da temporada de 1958 serão construídos na Inglaterra, em parceria com especialistas em corridas. O Vanwall de 1958 é considerado um dos mais importantes carros da história da F1, pois  a Vanwall foi a primeira equipe a conseguir a conseguir a pontuação máxima no campeonato. Os ingleses Stirling Moss e Tony Brooks pilotaram o Vanwall, conquistando seis vitórias.

O Vanwall Group, o sucessor da lendária equipe britânica, fez o anúncio nesta segunda-feira (19 de outubro, dia da memorável vitória no GP do Marrocos). Usando a herança da empresa em engenharia e inovação, a Vanwall já iniciou investigações para entender como o DNA histórico da marca Vanwall poderia se traduzir em um veículo para a década de 2020. Mike Hawthorn, da Ferrari, foi o campeão da temporada, por uma gentileza de Stirling Moss na última prova, mas o carro que marcou 1958 foi o Vanwall VW5. 

Equipe Vanwall trouxe inovações técnicas, como os freios a disco ao invés de tambor.
Equipe Vanwall trouxe inovações técnicas, como os freios a disco ao invés de tambor.
Foto: Vanwall / Divulgação

Apenas cinco dos carros de continuação serão oferecidos para venda privada. O sexto fará parte do Vanwall Historic Racing Team. Cada veículo será cuidadosamente construído ao longo de milhares de horas por especialistas históricos em corrida e restauração de veículos, Hall e Hall em Lincolnshire, Inglaterra. Os fiéis carros de continuação apresentarão o potente motor Vanwall de 289 cv e 2489 cm3, todos meticulosamente projetados usando desenhos e plantas originais da década de 1950. Cada carro de continuação construído à mão será vendido por 1,65 milhão de libras sem IVA (quase R$ 12 milhões).

Cockpit do Vanwall VW5 de 1958.
Cockpit do Vanwall VW5 de 1958.
Foto: Vanwall / Divulgação

A Vanwall disputou apenas 28 corridas na Fórmula 1, nas temporadas de 1954 a 1960. A equipe obteve nove vitórias e sete pole-positions e sempre utilizou seu próprio motor (Vanwall 254), que tinha quatro cilindros em linha. Ele começou como um 2.2 de 213 cv na temporada inicial e era um 2.5 de 289 cv na última. Stirling Moss e Tony Brooks ganharam todas as corridas da história da Vanwall nas temporadas de 1957 e 1958, quando a equipe foi campeã de construtores. Colin Chapman disputou duas corridas pela Vanwall como piloto (fora do campeonato) e não se classificou para o GP da França de 1956.

Imagem histórica de Stirling Moss conduzindo o Vanwall VW5 no site do Vanwall Group.
Imagem histórica de Stirling Moss conduzindo o Vanwall VW5 no site do Vanwall Group.
Foto: Vanwall / Divulgação

Em sua época, Vanwall era sinônimo de engenharia inovadora no paddock, com o chassi projetado por Colin Chapman complementando a aerodinâmica de Frank Costin. Eles foram os pioneiros, por exemplo, no uso de freios a disco em vez de freios a tambor na Fórmula 1, dando assim uma pequena vantagem competitiva sobre os carros da Ferrari. Agora, o Vanwall Group quer entender como o DNA da marca histórica Vanwall poderia se traduzir em um veículo para a década de 2020. Os estudos para futuros programas de carros de corrida e estrada já estão andando.

Vanwall número 8 foi o carro com que Stirling Moss venceu o GP do Marrocos de 1958.
Vanwall número 8 foi o carro com que Stirling Moss venceu o GP do Marrocos de 1958.
Foto: Vanwall / Divulgação

“O nome Vanwall é muito importante para ser relegado à história”, disse Iain Sanderson, Diretor Executivo do Grupo Vanwall. “A história de Vanwall não é contada para muitos, mas é um grande conto britânico de inovação e conquistas e mostra o que acontece quando a equipe certa se reúne e se esforça sem medo para alcançar um objetivo claramente definido. Neste aniversário, pensamos que é o momento certo para celebrar esta grande história britânica de sucesso.”

Motor da equipe inglesa era fabricado pela própria Vanwall, que utilizava um L4 de 2,m5 litros.
Motor da equipe inglesa era fabricado pela própria Vanwall, que utilizava um L4 de 2,m5 litros.
Foto: Vanwall / Divulgação

Sanderson promete a recriação fiel do icônico carro vencedor do campeonato de 1958 com seis carros de continuação 100% precisos e autênticos. “É um tributo adequado ao seu sucesso histórico”, justificou. “O DNA que tornou esses carros tão bem-sucedidos também serve como uma base inspiradora para o futuro da marca Vanwall, que espero compartilhar no devido tempo.” Sanderson é um ex-campeão mundial de piloto de lancha offshore, além de ser um dos pioneiros em veículos elétricos quando encomendou o supercarro elétrico Lightning GT em 2008.

Colin Chapman foi o projetista da Vanwall na temporada de 1956, antes de fundar a Lotus.
Colin Chapman foi o projetista da Vanwall na temporada de 1956, antes de fundar a Lotus.
Foto: Vanwall / Divulgação

Andrew Garner, presidente do Vanwall Group e ex-presidente da Historic Grand Prix Cars Association, concluiu: “Ainda me lembro de assistir os Vanwalls em Aintree em 1957 quando era menino e tive o prazer de sentar em um em Goodwood. Eu dirigi em todos os principais circuitos em um Cooper T51 por muitos anos maravilhosos, mas o Vanwall é o carro que eu cobicei. Esses carros estarão totalmente qualificados para corrida e nas mãos certas serão imbatíveis, repetindo a missão de Tony Vandervell de vencer os carros vermelhos!”

Missão dos seis carros de continuação é grande: ser competitivo na década de 2020.
Missão dos seis carros de continuação é grande: ser competitivo na década de 2020.
Foto: Vanwall / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade