Vanwall vai recriar o primeiro carro campeão da Fórmula 1
Vanwall VW5 pilotado por Stirling Moss em 1958 terá seis unidades continuadas. Ele custará R$ 12 milhões e quer ganhar corridas nesta década
O carro que ganhou o primeiro campeonato mundial de construtores da Fórmula 1 vai voltar à vida. Seis carros carros de continuação do Vanwall VW5 da temporada de 1958 serão construídos na Inglaterra, em parceria com especialistas em corridas. O Vanwall de 1958 é considerado um dos mais importantes carros da história da F1, pois a Vanwall foi a primeira equipe a conseguir a conseguir a pontuação máxima no campeonato. Os ingleses Stirling Moss e Tony Brooks pilotaram o Vanwall, conquistando seis vitórias.
O Vanwall Group, o sucessor da lendária equipe britânica, fez o anúncio nesta segunda-feira (19 de outubro, dia da memorável vitória no GP do Marrocos). Usando a herança da empresa em engenharia e inovação, a Vanwall já iniciou investigações para entender como o DNA histórico da marca Vanwall poderia se traduzir em um veículo para a década de 2020. Mike Hawthorn, da Ferrari, foi o campeão da temporada, por uma gentileza de Stirling Moss na última prova, mas o carro que marcou 1958 foi o Vanwall VW5.
Apenas cinco dos carros de continuação serão oferecidos para venda privada. O sexto fará parte do Vanwall Historic Racing Team. Cada veículo será cuidadosamente construído ao longo de milhares de horas por especialistas históricos em corrida e restauração de veículos, Hall e Hall em Lincolnshire, Inglaterra. Os fiéis carros de continuação apresentarão o potente motor Vanwall de 289 cv e 2489 cm3, todos meticulosamente projetados usando desenhos e plantas originais da década de 1950. Cada carro de continuação construído à mão será vendido por 1,65 milhão de libras sem IVA (quase R$ 12 milhões).
A Vanwall disputou apenas 28 corridas na Fórmula 1, nas temporadas de 1954 a 1960. A equipe obteve nove vitórias e sete pole-positions e sempre utilizou seu próprio motor (Vanwall 254), que tinha quatro cilindros em linha. Ele começou como um 2.2 de 213 cv na temporada inicial e era um 2.5 de 289 cv na última. Stirling Moss e Tony Brooks ganharam todas as corridas da história da Vanwall nas temporadas de 1957 e 1958, quando a equipe foi campeã de construtores. Colin Chapman disputou duas corridas pela Vanwall como piloto (fora do campeonato) e não se classificou para o GP da França de 1956.
Em sua época, Vanwall era sinônimo de engenharia inovadora no paddock, com o chassi projetado por Colin Chapman complementando a aerodinâmica de Frank Costin. Eles foram os pioneiros, por exemplo, no uso de freios a disco em vez de freios a tambor na Fórmula 1, dando assim uma pequena vantagem competitiva sobre os carros da Ferrari. Agora, o Vanwall Group quer entender como o DNA da marca histórica Vanwall poderia se traduzir em um veículo para a década de 2020. Os estudos para futuros programas de carros de corrida e estrada já estão andando.
“O nome Vanwall é muito importante para ser relegado à história”, disse Iain Sanderson, Diretor Executivo do Grupo Vanwall. “A história de Vanwall não é contada para muitos, mas é um grande conto britânico de inovação e conquistas e mostra o que acontece quando a equipe certa se reúne e se esforça sem medo para alcançar um objetivo claramente definido. Neste aniversário, pensamos que é o momento certo para celebrar esta grande história britânica de sucesso.”
Sanderson promete a recriação fiel do icônico carro vencedor do campeonato de 1958 com seis carros de continuação 100% precisos e autênticos. “É um tributo adequado ao seu sucesso histórico”, justificou. “O DNA que tornou esses carros tão bem-sucedidos também serve como uma base inspiradora para o futuro da marca Vanwall, que espero compartilhar no devido tempo.” Sanderson é um ex-campeão mundial de piloto de lancha offshore, além de ser um dos pioneiros em veículos elétricos quando encomendou o supercarro elétrico Lightning GT em 2008.
Andrew Garner, presidente do Vanwall Group e ex-presidente da Historic Grand Prix Cars Association, concluiu: “Ainda me lembro de assistir os Vanwalls em Aintree em 1957 quando era menino e tive o prazer de sentar em um em Goodwood. Eu dirigi em todos os principais circuitos em um Cooper T51 por muitos anos maravilhosos, mas o Vanwall é o carro que eu cobicei. Esses carros estarão totalmente qualificados para corrida e nas mãos certas serão imbatíveis, repetindo a missão de Tony Vandervell de vencer os carros vermelhos!”