PUBLICIDADE

Título F1 2021: torço por Hamilton, mas quero Verstappen

Com o campeonato às vésperas de ser definido, é hora de decidir de que lado se está

2 dez 2021 14h45
ver comentários
Publicidade
Verstappen e Hamilton: uma bela briga de gigantes pela F1 2021
Verstappen e Hamilton: uma bela briga de gigantes pela F1 2021
Foto: Mark Thompson - Getty Images / Red Bull Content Pool

Com a temporada 2021 chegando ao final e a luta entre Verstappen x Hamilton se aproxima do fim. Temos uma chance sim de que tudo se defina neste final de semana, na estreia do GP da Arábia Saudita. Em um circuito novo, em que muitas sobrancelhas se levantam por conta das condições de pista (extremamente rápida com poucas áreas de escape e muito softwall), os olhos se voltam para estes dois.

A partir daqui, será um texto sem preocupações em ser equilibrado. É uma coluna onde vou deixar claro o que penso desta situação toda.

Antes de tudo, assistimos a um grande momento da categoria. Muitas vezes esta frase já deve ter sido usada na história da F1. Não sabemos se esta disputa seguirá ao longo dos próximos anos, já que Hamilton não deixou claro se seguirá após o seu contrato e Verstappen deu entrevistas algum tempo atrás dando a entender que, sendo o objetivo de campeão alcançado, poderia buscar outras coisas para fazer.

Não é somente carro. Na história do automobilismo, sabemos que o carro ajuda muito a fazer um campeão. Mas se um carro bom ajuda um piloto ruim, um piloto bom ajuda um bom carro a ser melhor ainda. E temos dois exemplares do mais alto nível disputando. Lewis Hamilton parece hoje estar no seu auge. Surgiu extremamente rápido e foi se consolidando. A perda do título para Rosberg em 2016 o transformou.

Do outro lado, o “jovem veterano” Verstappen foi lapidando seu estilo. Após ter tido uma ascensão meteórica, o holandês mostrou sim que poderia ser um dos grandes. Sua capacidade fez a Red Bull trabalhar ao seu redor, que fez Ricciardo sair do time para tentar ter alguma chance e detonou pilotos como Gasly e Albon. É rápido e extremamente combativo. Alguns dirão combativo até demais, inclusive lembrando o que se falava de um certo brasileiro em meados da década de 80...

São dois gigantes. Um tentando gravar seu nome como maior da história. Outro, confirmar tudo o que se acha dele, sendo o título o complemento definitivo de sua capacidade. A luta entre eles este ano foi uma das coisas boas de se ver nos últimos anos e merece ser colocada em um lugar especial na prateleira da F1.

Pode parecer incoerente o que escreverei agora. Uma dominância não é algo necessariamente ruim. Ver o que Hamilton e a Mercedes vem fazendo nos últimos tempos é algo digno de nota. Muita gente diz que houve politicagem a favor e tal. Mas chegar ao que fizeram é algo digno de nota, ainda mais lembrando que a F1 é basicamente um campeonato de construtores. São organizações que constroem carros de acordo com o regulamento de maneira a ser o mais rápido.

Quem me acompanha sabe que ainda não considero Hamilton o maior de todos os tempos. Ele faz parte do meu Top 5, mas ainda não é o primeiro. Mas hoje ele tem a minha torcida. O considero o mais completo da categoria atualmente. Entretanto, espero que Verstappen ganhe o campeonato de 2021. Esta novidade seria ótima por vários aspectos: um novo campeão para a categoria (o 34º da história) e a interrupção de uma dominância. Além de ter sido o mais constante o ano, isso criaria uma dinâmica ótima para 22: Verstappen conseguirá manter o título ? Mercedes e Hamilton terão o necessário para recuperar a coroa? Em tempos de criação de narrativas para atrair o público, seria um prato cheio para a Liberty Media.

Só peço respeito. Aqui, será um admirador de Hamilton torcendo por um título de Verstappen. Se o inglês vencer seu oitavo título, será algo extremamente merecido e talvez este seja aquele certame que fizesse falta para que muita gente finalmente o coloque no topo de todos dadas as circunstâncias. Mas, antes de tudo, vamos aproveitar o momento. Não é sempre que vemos uma parte importante da história acontecer diante dos nossos olhos.

Parabólica
Publicidade
Publicidade