Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Os primeiros passos da parceria entre Stock Car e Hankook

Com pedigree de pista, Hankook vive seus primeiros dias no automobilismo brasileiro. Saiba com tem sido parceria com Stock Car e F4 Brasil

24 abr 2023 - 23h05
Compartilhar
Exibir comentários
Stock Car conta como novo fornecedor de pneus a partir de 2023
Stock Car conta como novo fornecedor de pneus a partir de 2023
Foto: Marcelo Machado de Melo / Divulgação

Depois de 10 anos utilizando pneus Pirelli, os carros da Stock Car Pro Series passam a rodar com compostos da coreana Hankook a partir de 2023. O acordo de fornecimento firmado pela Vicar vale também para a Stock Series, a divisão de acesso da categoria, e a F4 Brasil.

Apesar de ainda pequena no Brasil e viver seus primeiros dias de maior destaque no automobilismo nacional, a Hankook não é uma novata no que diz respeito à fabricação de pneus de competição, sendo fornecedora oficial de categorias de GT, turismo e monopostos ao redor do mundo.

Para além da chegada às categorias nacionais, o momento de expansão da empresa no esporte a motor é evidenciado pelo fornecimento exclusivo à Fórmula E a partir dos carros da Geração 3, por exemplo.

Com duas etapas transcorridas no calendário da Stock Car e uma na F4, a parceira entre Hankook e Vicar vai ganhando corpo e sendo testada na realidade das pistas. O Parabólica aproveitou a passagem das categorias por Interlagos para entender mais sobre os pneus, como foi feito o acerto entre as empresas e qual o retorno de pilotos e equipes até o momento.

Acerto rápido entre Vicar e Hankook

A decisão pelo uso dos pneus coreanos teve de ser tomada de forma rápida. O tempo corria contra a Vicar após o anúncio do fim da parceria com a Pirelli no decorrer de 2022, e o acerto com a Hankook teve de ser costurado em pouco tempo. O contrato foi firmado em dezembro, enquanto a Stock Car e a nova fornecedora ainda definiam qual o melhor composto a ser usado em 2023 e na nova geração de carros, que deve entrar em ação no próximo ano.

O acerto entre Vicar e Hankook foi oficilizado em dezembro de 2022
O acerto entre Vicar e Hankook foi oficilizado em dezembro de 2022
Foto: Vicar / Divulgação

“A Stock, através da organização, nos solicitou as dimensões possíveis dentro da roda e do set dos carros, já com uma previsão dos carros novos, que seguirão a partir de 2024”, conta Leandro Figueiredo, técnico da Hankook dedicado às competições no Brasil. “Disponibilizamos os pneus que havíamos produzido para competições da Europa e agilizamos o processo de envio desses pneus, que chegaram a tempo de alguns testes.”

Médios, macios ou supermacios?

Nos testes em questão, a Hankook disponibilizou três tipos de compostos. A Stock, que utiliza apenas um tipo em seu campeonato, optou pelo mais duro deles: “Temos médio, macio e supermacio. Nos testes, a gente teve um melhor resultado no composto médio, que foi escolhido e está sendo utilizado na competição”, explica Figueiredo.

Apesar de, tecnicamente, serem pneus médios, a percepção dos pilotos é de que os compostos são duros quando comparados aos antigos Pirelli, como explica o tricampeão Daniel Serra, da Eurofarma RC: “É um pneu que trabalha um pouco diferente do Pirelli, a carcaça dele é um pouquinho mais rígida, ele trabalha um pouquinho menos, mas tem sido um bom pneu.”

O representante da Hankook descreve o feedback dos pilotos após o primeiro contato com os pneus, em Goiânia, como positivo, mas não nega certa tensão até ouvir tal retorno. “Não foi surpresa pelo que a gente já acompanha outras fora do Brasil (...), mas havia, obviamente, uma apreensão sobre toda a questão de durabilidade, do comportamento do pneu em geral.”

“A gente está muito tranquilo pelo fato de termos resultados tão bons numa categoria tão importante que é a Stock Car”, conclui Leandro.

Pneu Hankook utilizado na Stock Car
Pneu Hankook utilizado na Stock Car
Foto: Luís Gustavo Ramiro

Quilometragem em outras categorias - inclusive DTM

Os pneus fornecidos pela Hankook para a Stock Car Pro Series são da linha Ventus F200, e não são exclusivos da categoria. Pelo contrário, já estão ou estiveram em uso por quase uma dezena de outras categorias pelo mundo, especialmente na Europa e na Ásia. 24H Series, TCR Italy e Trofeo Lamborghini são alguns dos atuais clientes da linha em questão.

Houve ainda uma categoria mais famosa a usar os mesmos pneus Hankook em anos recentes: ”Os mesmos pneus que foram usados na DTM são os pneus que estão correndo aqui na Stock Car hoje”, conta Figueiredo.

Incêndio em fábrica da Hankook pode amaçar fornecimento?

Em março de 2023, correu o mundo a notícia de que uma fábrica da Hankook em Daejeon, na Coreia do Sul, sofreu um incêndio de grandes proporções. Trata-se da unidade responsável pela fabricação dos pneus de competição. E é de lá que saem os pneus utilizados no Brasil.

Quando questionado se há o risco de uma quebra no fornecimento à Stock Car Pro, Figueiredo afirmou: “Obviamente, quando aconteceu, era um risco para todos, mas a gente já se organizou para a reposição mais breve possível.”

Se não para a Pro, o risco de problemas no fornecimento para outras categorias, ainda que pequeno, existe: “A gente está vendo outras categorias fazendo do máximo de reserva dos pneus”. É o caso da Stock Series, que possui um saldo de pneus Pirelli ainda em validade e que podem ser usados em caso de necessidade – ainda que esse não seja o cenário ideal para a Hankook.

Mas, para Figueiredo, o pior já passou: “As notícias que vieram na semana tranquilizaram a todos da organização, então, em breve, acho que tudo vai ficar normalizado.” Segundo o profissional, a ideia é distribuir a produção para outras unidades até que a fábrica de Daejeon seja reconstruída, o que deve levar cerca de um ano.

Da W Series para a F4 Brasil

F4 também passa a usar pneus Hankook
F4 também passa a usar pneus Hankook
Foto: Marcelo Machado de Melo / Divulgação

A abertura da temporada número 2 da Fórmula 4 Brasil marcou também o primeiro fim de semana oficial da categoria com os pneus Hankook. E, assim como no caso da Stock, os pneus escolhidos também já possuem categorias estrangeiras no currículo. Os compostos escolhidos são os mesmos que foram usados na W Series, a promissora categoria feminina que foi extinta pela FIA.

“Todos [os pneus] já correm em alta performance em categorias na Europa, e a gente teve também a W Series, que competia anteriormente à corrida de F1. São os mesmos pneus, mesmos compostos, e eles estão também dando um excelente resultado”.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade