PUBLICIDADE

Parabólica

Mercedes reage e Bottas é o mais veloz da F1 na Itália

Mercedes anda bem na pista de Monza; Bottas surpreendeu Hamilton e garantiu a primeira posição no grid da corrida sprint

10 set 2021 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários
Bottas surpreendeu em Monza.
Bottas surpreendeu em Monza.
Foto: Mercedes / Divulgação

Apenas uma semana depois do desempenho dominante de Max Verstappen na Holanda, a Mercedes mostrou poder de reação e liderou a classificação em Monza. O fim de semana acontece no formato sprint, que estreou na Fórmula 1 este ano, no GP da Inglaterra. Nesse sistema, a forma de definição de grid de largada muda, sendo decidida por meio de uma corrida curta no sábado, chamada sprint. E essa corrida curta tem o grid definido em uma sessão de classificação na sexta-feira – que aconteceu há pouco. Com isso, apesar do tradicional esquema de Q1, Q2 e Q3, o resultado da sessão de hoje não entra para as estatísticas de pole position, e Bottas segue com 17 na carreira.

Os dois carros da Mercedes nem chegaram a usar os pneus macios no treino livre da manhã. Mesmo assim, Hamilton foi o mais rápido e Valtteri Bottas ficou com a terceira posição naquela sessão. No Q1, assim que calçaram os compostos macios, os dois assumiram a ponta da tabela de tempos e se garantiram na próxima fase.

A tradicional briga pelo vácuo em Monza deu as caras ainda nessa etapa. Os pilotos reduziam a velocidade para deixar os demais passarem e pegar o vácuo. Isso causou um tráfego intenso na pista, gerando reclamações de quem tentava volta lançada e se via obstruído pelos carros mais lentos à frente.

Hamilton larga da 1ª fila.
Hamilton larga da 1ª fila.
Foto: Divulgação

A poucos segundos do fim, uma grande fila se formou para que os pilotos tentassem uma última volta rápida, e no fim das contas, Hamilton foi o 1º, com o tempo de 1min20s543, seguido por Bottas, Lando Norris, Max Verstappen e Carlos Sainz.

George Russell chegou a ficar de fora da zona de classificação, mas acabou contando com o descarte de uma volta de Yuki Tsunoda para passar de fase. Assim, os eliminados foram Nicholas Latifi, Tsunoda, Mick Schumacher, Robert Kubica e Nikita Mazepin.

Logo após a luz verde, os dois carros da Red Bull saíram para evitar o tráfego. Sérgio Perez foi à frente para deixar vácuo para Verstappen. Hamilton não demorou a ser o primeiro a baixar a média de 1min20, obtendo o tempo de 1min19s936.

Ao final, novamente bagunça, dessa vez nos boxes, antes da saída para a última volta. Hamilton manteve o tempo e foi seguido por Bottas, Norris, Verstappen e Daniel Ricciardo. Destaque também para Antonio Giovinazzi, que vive boa fase e passou para o Q3 com um ótimo 7º lugar, correndo em casa.

Vertappen vai largar na 3ª posição.
Vertappen vai largar na 3ª posição.
Foto: Divulgação

Aston Martin e Alpine, duas equipes competitivas, viram todos os seus carros serem eliminados nessa etapa. Assim, ficaram de fora Sebastian Vettel, Lance Stroll, Fernando Alonso, Esteban Ocon e George Russell.

Assim que foram abertos os boxes para o Q3, Mercedes e Red Bull logo saíram para a pista. Hamilton foi o mais rápido novamente, com 1min19s949, mas Max Verstappen mostrou que não estava entregue e reagiu, ficando apenas 0s017 atrás. Lando Norris veio no mesmo décimo, a 0s065 do tempo de Hamilton.

Na segunda saída, quase ninguém conseguiu reduzir o tempo da primeira tentativa. Quase, porque as Mercedes conseguiram e, para surpresa geral, Valtteri Bottas foi ainda mais veloz do que Hamilton. O finlandês cravou 1min19s555, enquanto o inglês fez 1min19s651. Verstappen ficou em terceiro, expressivos 4 décimos atrás das Mercedes. O top 10 foi completado com Norris, Ricciardo, Gasly, Sainz, Leclerc, Perez e Giovinazzi.

Tempos da classificação.
Tempos da classificação.
Foto: Divulgação

Amanhã de manhã, os carros voltam à pista para o segundo e último treino livre, às 7h, e para a corrida sprint, às 11:30. A corrida principal está programada para domingo, com largada às 10h.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade