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Interlagos pode salvar as Sprint Races para a F1

A última Sprint Race da temporada 2021 dá um alento para o formato e é tudo que a categoria queria.

13 nov 2021 - 18h37
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Interlagos deu a melhor Sprint Race do ano. A Liberty agradece...
Interlagos deu a melhor Sprint Race do ano. A Liberty agradece...
Foto: F1 / Reprodução

A última pesquisa que a F1 fez com seu público deixou claro que as Sprint Races não foram muito bem recebidas. Em tese, este formato é interessante para os organizadores, que conseguem trazer mais gente para as arquibancadas, e para quem transmite, que pode ter um produto mais curto e – em tese – mais disputado.

Só que na realidade, a coisa acabou não sendo assim. Nas edições em que aconteceu – Grã Bretanha e Itália – vimos disputas mesmo na primeira volta e depois todo mundo meio que controlando o ritmo, sem grande diferença na relação de forças entre as equipes.

Mas não é que Interlagos resolveu ser diferentona? A desclassificação de Hamilton por conta da asa acabou apimentando a situação. A escalada do inglês acabou por ser o grande atrativo. Mas também tivemos Sainz conseguindo segurar Perez, Norris ultrapassando Leclerc. Pode não ter sido uma maravilha, mas foi bem melhor do que as anteriores.

O que aconteceu em Interlagos neste sábado pode estimular de novo os defensores do grid invertido na Sprint Race para dar mais emoção. Mas não é garantia que sempre funcione. Além de ser algo que as equipes não querem nem ouvir falar. E tem que se ter o discernimento de onde exatamente estas etapas serão disputadas. Interlagos é uma pista que, embora curta, permite muita variação de ultrapassagens, ao contrário de Monza.

Sou da opinião que o formato deve ser mantido e ser mais desenvolvido. Dar mais incentivo para mais pilotos. Quem sabe reintroduzir a pontuação para os 6 primeiros ? Assim estimularia mais brigas. O fato é que a F1 quer trabalhar mais este produto. Para o próximo ano, não está ainda oficial, mas deveremos ter pelos menos 6 provas com as Sprint Races (não se falou quais).

A grande questão é que, mesmo havendo uma renovação, o publico da F1 não gosta tanto de mudanças radicais no formato. Mas as Sprints acabam sendo uma ampliação disfarçada do campeonato. Oficialmente, o regulamento prevê 25 etapas. No ano que vem, teremos 23 etapas. Se forem realmente 6 Sprints, teremos 29. As equipes têm recebido um pouco mais de dinheiro em compensação, mas demanda mais trabalho dos mecânicos. Isso pode ser fatal em algum momento.

Tentemos ver o copo meio cheio. Por isso que Interlagos tem que seguir no calendário, mesmo com muita gente reclamando de paddocks apertados, dificuldade de acesso...E além de nos dar ótimas provas, pode marcar o início da salvação das Sprint Races. A Liberty agora deve agradecer o malogro do projeto Deodoro.

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