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Hamilton surpreende Verstappen e é o mais rápido no FP1

Apesar do favoritismo da Red Bull, Lewis Hamilton fez duas boas voltas no fim e foi o mais rápido do primeiro treino livre em Interlagos

12 nov 2021 - 13h47
(atualizado às 13h49)
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Hamilton posa ao lado de seu Mercedes W12, carro com o qual foi o mais rápido do FP1 em Interlagos
Hamilton posa ao lado de seu Mercedes W12, carro com o qual foi o mais rápido do FP1 em Interlagos
Foto: Lewis Hamilton / Twitter

A Fórmula 1 está acostumada a fazer três treinos livres antes da sessão de classificação. Pelo regulamento de 2021, isso significa que há 3 horas disponíveis para simulações de corrida, de classificação, teste de diferentes configurações de suspensão, etc. Somente depois disso é que se inicia a classificação. A partir daí, o carro entra em regime de parque fechado, ou seja, não pode mais passar por ajustes para o restante o fim de semana – exceto em caso de avarias, evidentemente. 

Como estamos em um fim de semana sprint (sobre o qual falamos bastante ontem), em que a classificação acontece já na tarde de sexta-feira, as equipes têm apenas um treino livre para preparar seus carros para a classificação, sprint e corrida. Trocando em miúdos, o trabalho de acerto que costuma ser feito em três horas, nessa etapa precisou ser feito em uma. 

E, como não poderia deixar de ser nesse caso, tivemos um treino livre com bastante tempo de carros na pista e muita movimentação nos boxes.

Como aconteceu

Com menos de 5 minutos de bandeira verde, todos os pilotos já haviam saído dos boxes, optando pelos pneus macios ou duros para simulações de corrida. Verstappen veio forte desde o começo. Em dado momento, colocou 1s3 de vantagem sobre o segundo colocado, que era Bottas. Hamilton melhorou sua volta, mas ainda ficou a longos 0s8 de vantagem de Verstappen. No rádio, pedia para a equipe encontrar uma alternativa para a suspensão que, segundo ele, não estava com bom acerto. Restavam pouco mais de 40 minutos para deixar o carro bom o bastante. 

Com cerca de 25 minutos de sessão, a garoa, que se fez presente durante boa parte da manhã, voltou à Interlagos e se somou ao vento forte. Enquanto quase todos voltaram à garagem, Hamilton, sem tempo a perder, ia à pista para testar um novo ajuste em seu Mercedes W12. 

Verstappen e Tsunoda no primeiro treino livre em Interlagos
Verstappen e Tsunoda no primeiro treino livre em Interlagos
Foto: Honda Racing / Twitter

Quem conseguiu se colocar entre as Red Bull e as Mercedes com os pneus médios foi a Ferrari. Tanto Leclerc quanto Sainz entraram top 5 enquanto as equipes seguiam testando os compostos para a corrida. 

A Red Bull foi a primeira a calçar seus carros com compostos macios, e derrubou os tempos com seus dois carros, ambos virando na casa de 1min09s4. Hamilton e Bottas saíram com os mesmos pneus da equipe rival, mas não conseguiram ficar a menos de 0s4 de distância em uma primeira tentativa. Com 10 minutos para o fim, Hamilton pôs um novo jogo de macios e, pela primeira vez, liderou a tabela de tempos: 1min09s348. 

A Red Bull mandou sua dupla novamente à pista, mas o tráfego - e um pequeno erro de Verstappen - não deu margem a que nenhum deles melhorasse a marca. O único a melhorar o tempo de Hamilton foi... ele próprio: com 1min09s050, ele abriu mais de três décimos sobre Verstappen garantiu o melhor tempo da primeira sessão de treinos livres em Interlagos. 

Não que tudo esteja bem para o inglês. Durante a manhã, a FIA confirmou que seu Mercedes terá o motor trocado e, em razão disso, ele terá uma punição de 5 posições a cumprir no grid de largada da corrida de domingo. 

Os carros voltam à pista às 16 horas para a sessão de classificação que define o grid da corrida sprint, a se realizar no sábado (13) às 16:30. 

Os resultados do primeiro treino livre do GP de São Paulo
Os resultados do primeiro treino livre do GP de São Paulo
Foto: F1 / Twitter
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