PUBLICIDADE

Parabólica

Hamilton sobra na classificação e larga em 1º na sprint F1

Lewis Hamilton domina as três partes da classificação e garante o melhor tempo com volta arrasadora

12 nov 2021 - 17h37
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton domina classificação em Interlagos
Hamilton domina classificação em Interlagos
Foto: Petronas Motorsport / Twitter

A Red Bull chegou ao Brasil com status de favorita. Só que, até o momento, faltou combinar com Lewis Hamilton. Da mesma forma que havia dominado o treino livre realizado mais cedo, o piloto da Mercedes mostrou muita velocidade na classificação e garantiu a primeira posição no grid da corrida sprint. 

Mas nem tudo são flores para Hamilton: com a confirmação da troca de motor, ele terá uma punição a cumprir no grid da corrida principal, domingo (14), mesmo que vença a sprint amanhã (13). 

Max Verstappen bem que tentou, mas não conseguiu incomodar Hamilton. É possível que Verstappen tenha poupado equipamento, pois sabia que Hamilton tem uma punição a cumprir? Não é de se descartar, mas isso poderia lhe custar também o segundo lugar. Dado o domínio apresentado pelo piloto da Mercedes desde a manhã, parece mesmo que Hamilton está calibrado a para Interlagos. 

Depois a dupla postulante ao título, nova sequência Mercedes-Red Bull, com Valtteri Bottas e Sergio Perez. Atrás deles, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso. 

Confira abaixo o relato de como foram as três partes da sessão classificatória para a sprint. 

Hamilton lidera o Q1 sem sustos 

No Q1, Hamilton e Verstappen dominaram os primeiros minutos. Carlos Sainz se colocou entre eles, com o segundo melhor tempo a 5 minutos do fim. Se um dos pilotos da Ferrari ficou tranquilo, o mesmo não pode ser dito sobre o outro: Charles Leclerc excedeu os limites da pista na Curva do Lago e teve seu tempo de volta deletado. 

Bottas também superou Verstappen, ficando em terceiro momentaneamente. Leclerc voltou para uma nova tentativa, volta que concluiu com o cronômetro próximo do fim. Tempo bom o bastante para tomar o terceiro lugar e ficar imediatamente atrás de seu colega de Ferrari. 

Verstappen sai dos boxes em Interlagos. Holandês ficou em 2º
Verstappen sai dos boxes em Interlagos. Holandês ficou em 2º
Foto: Red Bull / Twitter

O top 10 ficou com: Hamilton, com o tempo de 1min08s733, 0s307 mais rápido que Bottas. Depois, Sainz, Leclerc, Perez, Verstappen, Giovinazzi (de forma surpreendente), Gasly, Tsunoda e Norris. 

A briga para escapar da zona de eliminação foi intensa. Após várias mudanças já com o cronômetro zerado, o resultado do Q1 deixou de fora os seguintes pilotos: Stroll, Latifi, Russell, Mick Schumacher e Mazepin. Surpreende o fato de Latifi superar seu colega de Williams, Russell. 

No Q2, Lewis na frente mais uma vez

As Mercedes saíram primeiro para fazer tempo no Q2. Nessa primeira saída, foi a vez de Hamilton alargar demais o Lago e ter seu tempo de volta (que seria o melhor do fim de semana) deletado. Verstappen se aproveitou e fez ele o melhor tempo até aquele momento: 1min08s567. 

Hamilton não deixou por menos: voltou à pista e cravou 1min08s386, mesmo com uma pequena escorregada na Junção. O público nas arquibancadas correspondeu às declarações de amor do piloto ao Brasil e vibrou com o tempo de volta do inglês. 

Nos instantes finais, todos de volta à pista. Hamilton começou a mostrar uma força maior que a esperada: melhorou seu tempo de volta ainda mais, para 1min08068. Depois dele, vieram: Bottas (0s0358 atrás), Verstappen, Leclerc, Gasly, Perez, Norris, Sainz, Ricciardo e Alonso. 

Bottas ficou em 3º
Bottas ficou em 3º
Foto: Mercedes / Twitter

Vettel e Raikkonen bem que tentaram sair da zona de eliminação, mas fizeram o máximo que seus Aston Martin e Alfa Romeo, respectivamente, permitem. Os eliminados foram os dois, mais Ocon, Tsunoda e Giovinazzi. 

Hamilton confirma domínio com volta arrasadora

O Q3 começou sob densas nuvens cinzas e a tensão de uma possível chuva a qualquer momento, mesmo com a previsão do tempo não sendo clara sobre essa possibilidade. Nada anormal quando se trata de Interlagos... 

Leclerc foi o primeiro a fazer tempo. Mas o mais rápido nessa primeira saída foi mesmo Hamilton, que marcou 1min08s107, 0s265 menos que Verstappen. O holandês reclamava pelo rádio sobre um superaquecimento dos pneus. Bottas, Perez e Gasly fechavam o top 5 das primeiras tentativas do Q3. 

Na rodada final de voltas rápida, nem Verstappen nem ninguém foi capaz de destronar Hamilton.  Aliás, o único a superar o tempo do inglês foi ele mesmo: com 1min07s934, o piloto da Mercedes enfiou expressivos 0s438 em Max, o 2º, e garantiu a primeira posição. 

Resultados da classificação no GP de São Paulo
Resultados da classificação no GP de São Paulo
Foto: F1 / Divulgação

Com o resultado, Lewis Hamilton larga em 1º na corrida sprint a ser realizada amanhã (13), às 16:30. Não custa lembrar que o resultado não entra para as estatísticas como uma pole position, pois se trata de uma classificação para a corrida curta. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade