PUBLICIDADE

Hamilton faz volta voadora e é pole no GP do Catar de F1

Lewis Hamilton, da Mercedes, supera Max Verstappen e faz a melhor volta na classificação para o GP do Catar

20 nov 2021 12h15
ver comentários
Publicidade
Lewis Hamilton com seu Mercedes W12 na noite do Catar
Lewis Hamilton com seu Mercedes W12 na noite do Catar
Foto: Mercedes / Twitter

A Mercedes havia sido mais rápida no segundo e no terceiro treinos livres para o GP do Catar, mas sempre com Valtteri Bottas à frente. Na hora que importa, a classificação, Lewis Hamilton mostrou força e dominou as três partes da sessão (Q1, Q2 e Q3).

O inglês fez uma volta muito rápida no Q3 e, antes que alguém pudesse tentar superá-lo, uma bandeira amarela impediu que os demais completassem suas tentativas. Max Verstappen, da Red Bull, ficou com o segundo melhor tempo, 0s455 acima de Hamilton. Bottas foi o terceiro.

Sergio Perez foi a decepção do dia. O mexicano não conseguiu atender às expectativas da Red Bull e caiu ainda no Q2. Largando em 11º, ele precisará remar na corrida para se colocar na briga por bons pontos para o campeonato de construtores.

Confirma abaixo como foi a sessão de classificação para o GP do Catar de Fórmula 1:

Verstappen conduz seu RB16B no Catar
Verstappen conduz seu RB16B no Catar
Foto: Red Bull / Twitter

Q1 apertado entre as Mercedes e Verstappen
Nikita Mazepin foi o primeiro a ir a pista. Para ele, a classificação valeria quase como um novo treino livre, já que ele não participou do FP3 desse sábado (20) em razão de uma falha no motor Ferrari de seu Haas VF-21. E o azar do russo não acabou. O bico de seu carro quebrou antes que pudesse completar sua primeira volta rápida. 

Hamilton já se garantiu logo em sua primeira saída, com o tempo de 1min22s019, melhor volta do fim de semana até então. Verstappen ficou 0s215 acima. Bottas, que havia errado na primeira tentativa, deu uma segunda volta e foi só 3 milésimos mais rápido que Hamilton: 1min22s016, confirmando sua boa forma nessa pista. Bottas foi o melhor no primeiro e no terceiro treinos livres. 

Verstappen não se contentou em ser 3º e superou as duas Mercedes, também por muito pouco: 1min21s996, só 0s020 melhor que Bottas. 

Com muito tráfego, os pilotos abriram suas últimas voltas bem próximos ao fim do tempo. Leclerc e Ricciardo se salvaram no final. Hamilton, mesmo sem necessidade de outra volta, foi à pista e tomou o primeiro lugar de Verstappen com 1min21s901. 

O top 10 ficou com Hamilton, Verstappen, Bottas, Sainz, Perez, Alonso, Tsunoda, Gasly, Vettel e Stroll. Os eliminados foram Raikkonen, Latifi, Giovinazzi, Schumacher e Mazepin.

Valtteri Bottas na prova noturna do Catar
Valtteri Bottas na prova noturna do Catar
Foto: Petronas Motorsport / Twitter

Decpeções no Q2
Na primeira saída do Q2, Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a fazer volta. Com pneus médios, ele reduziu o próprio tempo do Q1, quando calçava macios: 1min21s682. Verstappen e Bottas ficaram praticamente empatados, 0s302 e 0s309 mais lentos, repectivamente. Gasly, bem em todas as sessões no Catar, se colocou no meio dessa briga, com o segundo melhor tempo.

Na última volta do Q2, poucos pilotos conseguiram melhorar substancialmente seus tempos de volta. Um dos poucos foi Alonso, que pulou para 3º. Por outro lado, nome de peso como Ricciardo, Leclerc e Perez ficaram de fora. Perez, particularmente, decepctionou. A Red Bull não contava com isso.

Ferrari e McLaren, que brigam pelo 3º lugar entre os construtores, se viram com apenas um carro cada no Q3. Já AlphaTauri e Alpine, postulantes ao 5º lugar, classificaram todos os seus pilotos. Os eliminados foram: Perez, Stroll, Leclerc, Ricciardo e Russell.

Pierre Gasly foi o 4º
Pierre Gasly foi o 4º
Foto: AlphaTauri / Twitter

Q3 encerrado em bandeira amarela
Assim que foi dada a luz verde, as Mercedes puxaram a fila para abrir volta sem ninguém à frente. Hamilton fez 1min21s262. Bottas, passando logo em seguida, fez um tempo 0s216 acima do companheiro. Verstappen foi bem no primeiro setor, mas perdeu nos dois seguintes, se colocando entre as Mercedes, 0s162 atrás de Hamilton. Gasly e Alonso fecharam o top 5 da primeira rodada de tentativas do Q3.

Para a volta derradeira, Hamilton foi a primeiro a sair mais uma vez. Verstappen segurou para sair por último. O inglês da Mercedes voou e derrubou o próprio tempo para 1min20s867. Uma volta que seria difícil de ser vencida.

E não houve tempo para ninguém tentar: o bico e pneu do carro do AlphaTauri de Pierre Gasly se desintegraram ao passar na zebra da externa da curva 15, a mesma que fez vítimas ontem. Bandeira amarela, todos os pilotos tiveram que reduzir a velocidade em suas últimas voltas. Pole para Hamilton.

Depois dele, vieram Verstappen, Bottas, o próprio Gasly, Alonso, Norris, Sainz, Tsunoda, Ocon e Vettel.

A corrida está programada para esse domingo (21), com largada às 11 horas.

Classificação para o GP do Catar
Classificação para o GP do Catar
Foto: F1 / Divulgação

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade