PUBLICIDADE

Guia BRB Stock Car 1979-2021: o livro definitivo da categoria

Após anos de pausa, o Guia da Stock Car ganha uma nova edição, trazendo toda a história da principal categoria de automobilismo do Brasil

1 ago 2022 - 15h37
(atualizado às 16h28)
Ver comentários
Publicidade
O Guia BRB Stock Car 1979-2021 traz muita informação para o fã de velocidade
O Guia BRB Stock Car 1979-2021 traz muita informação para o fã de velocidade
Foto: Stock Car / Divulgação

“Eu já corri de Stock Car!”.

Este grito ecoou em uma sala de imprensa em um autódromo brasileiro. E quantas ficaram se perguntando: “quem é esse cara?”. “É verdade mesmo?”.

Um dos que estavam no local, o jornalista Milton Alves, também se perguntou. E teve um estalo: como saber se é verdade? Daí veio o passo inicial da criação de um Guia da Stock Car, procurando trazer todas as informações sobre a categoria. Vitórias, competidores e tudo que o fã da categoria quer saber.

O Guia mereceu três edições, sendo a última patrocinada pela Shell, em 2013. E muita gente cobrava uma nova edição. Afinal, a Stock Car é a principal categoria de automóveis do Brasil e merecia um trabalho de peso. Após muito trabalho, Milton Alves teve o apoio da VICAR e do Banco Regional de Brasília (BRB), ENOC e Braspress, trazendo esta versão extremamente atualizada, com os resultados até o ano passado. É um festival de fotos e dados.

Para ter um peso maior ainda, o Guia é editado pela Pole Press, coordenado pelo famoso jornalista Alan Magalhães, que tem uma grande lista de serviços prestados ao automobilismo nacional e conta com a “benção” de Reginaldo Leme.

Alan Magalhaes, Reginaldo Leme, José Roberto Julianelli (VICAR), André Bragantini, Milton Alves e Alexander Grunwald no lançamento em Interlagos
Alan Magalhaes, Reginaldo Leme, José Roberto Julianelli (VICAR), André Bragantini, Milton Alves e Alexander Grunwald no lançamento em Interlagos
Foto: Sergio Milanoi

Milton Alves considerou a atualização quase um trabalho de garimpagem: Muitos boletins de provas foram obtidos com historiadores e nem a própria CBA contava com vários deles. Sem contar o acervo de pilotos, jornalistas, técnicos e aficionados do esporte. Como ele próprio disse, a “A Stock Car não poderia ficar sem seus dados atualizados prova a prova, ano a ano”.

A VICAR, promotora da categoria, abraçou o projeto e o seu CEO, Fernando Julianelli, diz que o Guia ajuda a entender toda a sua história e por que a Stock Car se tornou uma das principais categorias de Turismo do mundo e completa 43 anos com muita vitalidade e com um futuro enorme pela frente.

O Guia, que conta com 567 páginas, já está disponível e pode ser comprado através do site especialmente criado para venda, ao custo de R$ 129,90. Para quem é fá de automobilismo é um verdadeiro documento necessário para consulta e – principalmente – diversão.

Em tempo: depois descobriu-se que aquele moço que entrou gritando na sala de imprensa não havia pilotado um Stock Car....

Parabólica
Publicidade
Publicidade