Bottas vence F1 sprint em dia de show de Lewis Hamilton
Valtteri Bottas passa Verstappen na largada e segura pressão para vencer corrida sprint. Hamilton faz 15 ultrapassagens em 24 voltas
A última corrida sprint do ano foi, sem dúvida alguma, a melhor delas. Após críticas por corridas monótonas em Silverstone e Monza, a edição de Interlagos foi nada menos que espetacular. A expectativa era alta desde antes da largada, uma vez que Lewis Hamilton, punido por uma irregularidade no DRS de seu carro, partiria da última posição. E a corrida entregou o que dela se esperava.
Em grande parte, por cause Hamilton. O inglês escalou o pelotão com autoridade, naquela que já pode ser considerada uma das grandes atuações de sua carreira. Foram 15 posições ganhas em 24 voltas, um ritmo alucinante. Apesar de terminar no 5º lugar, Hamilton larga em 10º na corrida de amanhã, uma vez que ainda tem outra punição a cumprir por uma troca de motor.
A Mercedes arriscou ao colocar pneus macios em Bottas, contra médios das Red Bulls. A ideia era clara: ter pneus melhores na largada para passar e segurar Verstappen. Deu certo. O finlandês passou ainda antes do S do Senna. Dali em diante, Verstappen, de médios, tentou forçar o ritmo para acelerar o desgaste dos pneus de Bottas. Os dois andaram muito rápido, abrindo uma grande margem par ao restante dos carros. Verstappen bem que tentou, mas não conseguiu ultrapassar o piloto da Mercedes.
Como aconteceu
Usando da melhor aderência de seus pneus macios, Bottas conseguiu pular melhor que Verstappen e assumir a liderança na largada. Verstappen ainda perdeu uma posição para Carlos Sainz na Curva do Lago. Sainz, outro que largou macios, pulou de 5º e já era 2º. Lá atrás, Hamilton ganhou quatro posições logo na largada, e terminava a primeira volta em 14º depois de partir do 20º lugar.
Na abertura da segunda volta, Giovinazzi tocou em Raikkonen, fazendo o finlandês rodar. A renovação de contrato está mais distante do que nunca...
Verstappen passou Sainz e retomou a 2ª posição de Sainz na volta 4. Perez tentou fazer o mesmo, mas não conseguiu. Formou-se uma fila desde Sainz até o fim do pelotão (exceto as Haas, desgarradas atrás). Hamilton seguia escalando, chegando rapidamente à 12ª.
Norris, aniversariante do dia fez linda ultrapassagem em Leclerc para assumir o 5º posto. No rádio, Sainz começava a reclamar de desgaste prematuro em seus pneus macios. Era de se supor que o mesmo aconteceria com Bottas em breve. Ciente disso, Verstappen apertou o ritmo. Na volta 12, ambos já andavam mais de 10 segundos à frente do grande pelotão seguinte, preso por Sainz. Hamilton, no meio do bolo, seguia em ritmo muito forte, passando Alonso, Ricciardo (por fora), Vettel, Ocon e Gasly
Verstappen entrou na zona de abertura de DRS e começou a pressionar Bottas. Após tentar por três voltas, o piloto da Red Bull diminuiu o ritmo para seu carro “respirar”. Quem não queria respiro era Hamilton, que aniquilou a vantagem 3s5 que Leclerc havia aberto sobre ele, e ganhou mais uma posição, pulando para 6º. Já eram 14 posições ganhas em 20 voltas.
Bem ao estilo Interlagos, o tempo virou quase instantaneamente. A duas voltas do fim, nuvens escuras e vento forte. Mas não havia tempo para a chuva cair. Só havia tempo para Hamilton fazer mais uma ultrapassagem, dessa vez sobre Lando Norris.
A bandeira quadriculada foi apresentada para Bottas, seguido de perto por Verstappen. Bem depois, vieram Sainz e Perez, com Hamilton colado em ambos. O top 10 foi completado por Norris, Leclerc, Gasly, Ocon e Vettel.
A Mercedes confirmou o bom ritmo apresentado na sexta-feira (12). Mas a confirmação definitva terá de ser na corrida principal, domingo (14), com largada às 14 horas.