PUBLICIDADE

Parabólica

Audi prepara retorno a Le Mans com sucessor do R18

Primeira corrida está planejada para janeiro de 2023 nas 24 horas de Daytona. Conheça os planos da Audi para o WEC

29 abr 2021 - 11h43
Compartilhar
Exibir comentários
Esboço do hipercarro da Audi.
Esboço do hipercarro da Audi.
Foto: Audi Sport

A Audi retornará a Le Mans e às corridas de protótipos esportivos com um carro esportivo eletrificado na temporada de 2023. O sucessor do sucesso do Audi R18 já está tomando forma.

“A nova categoria LMDh se encaixa perfeitamente com nossa nova configuração no automobilismo”, disse Julius Seebach, diretor administrativo da Audi Sport e responsável pelo automobilismo na Audi. “Os regulamentos nos permitem colocar carros de corrida fascinantes em corridas de prestígio em todo o mundo. Além disso, estamos aproveitando as sinergias dentro do Grupo Volkswagen com nossa estratégia de parceria.”

O sucessor do Audi R18 está sendo construído em estreita cooperação com a empresa irmã da marca, a Porsche. “Um grande ponto forte do Grupo Volkswagen é a colaboração das marcas no desenvolvimento de carros de passeio”, afirma Seebach. “Estamos agora transferindo este modelo comprovado para o automobilismo. No entanto, o novo protótipo esportivo será um Audi genuíno tanto quanto o Audi RS e-tron GT1 que foi lançado recentemente e também foi desenvolvido em uma plataforma compartilhada com a Porsche.”

O protótipo esportivo para a nova categoria LMDh está sendo criado na Audi Sport em paralelo com o inovador SUV para o Rally Dakar. “Claro, a equipe Dakar está sob maior pressão de tempo, porque faltam apenas pouco menos de oito meses para nossa primeira participação no Rally Dakar em janeiro de 2022”, disse Andreas Roos, que é responsável por todos os compromissos de fábrica do automobilismo na Audi Sport . “Mas, também queremos estar perfeitamente classificados para a nossa volta em Le Mans. É por isso que estamos executando os dois projetos em paralelo com a prioridade mais alta. ”

Todas as decisões de conceito básico foram feitas nesse ínterim. “Selecionamos um parceiro de chassi e decidimos por um conceito de motor. Junto com nossos colegas da Audi Design, estamos definindo o visual que vai entusiasmar nossos fãs ”, diz Andreas Roos. “Nosso objetivo é que o primeiro protótipo esteja sobre as rodas no início do próximo ano e conclua sua implantação no primeiro trimestre.” Um programa de testes intensivos seguirá em 2022. A primeira corrida está planejada para as 24 Horas de Daytona (EUA) em janeiro de 2023.

Os regulamentos, que são reduzidos para a máxima eficiência de custos, também tornam o novo protótipo esportivo da Audi interessante para as equipes dos clientes. “Com o projeto LMDh, continuamos a filosofia de nossos primeiros anos em protótipos esportivos”, diz Andreas Roos.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade