Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Bebês que dormem pouco podem ser menos ativos do que precisam

Estudo descobriu que os que dormiam pouco à noite tiravam mais sonecas durante o dia, mas ainda não eram suficientes para compensar o tempo

29 nov 2018 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, um estudo já mostrou que não dormir a noite toda não é necessariamente prejudicial para os bebês. No entanto, uma nova pesquisa descobriu que crianças que têm pouco tempo total de sono durante a noite tiram mais sonecas durante o dia e nem assim atingem a mesma média de tempo dormindo do que os outros bebês. A pesquisa também percebeu que estas crianças eram menos ativas durante o dia. 

Por wavebreakmedia/Shutterstock
Por wavebreakmedia/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Para tirar as conclusões, pesquisadores acompanharam 22 bebês de seis meses. Com um equipamento que monitorava a intensidade de sua atividade física enquanto acordados, a qualidade de seus sono e medidas como peso e altura.

"Os bebês que dormiram menos nas 24 horas e tiveram menos sono noturno tiveram mais mamadas durante a noite e foram significativamente menos ativos durante o dia", disse Janet Hauck, pesquisadora da Universidade de Michigan ao site da instituição.

Além do menor nível de atividade, esses bebês também tinham maior peso em relação à altura.

Para que o bebê durma por mais horas, a pesquisadora indica que os pais criem uma rotina com disciplina. Com o intuito de fazer seu bebê mais ativo, também tem dicas. "Enquanto o bebê está acordado, eles devem incentivar a atividade física interagindo com ele", explica Janet. Uma posição benéfica para deixar o bebê (supervisionado) é deitado de barriga para baixo, pois incentiva habilidades motoras.

Para melhorar a qualidade do sono de seu filho, damos 11 truques para o bebê dormir tranquilamente nesta matéria.

Minha Vida
Compartilhar
Seu Terra