PUBLICIDADE

Escola de oratória promove consultores para novas franquias

Vai aumentar (muito) a busca por habilidades como liderança e outros soft skills.

27 jan 2022 06h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Fahribaabdullah14 / Pixabay

A pandemia não só causou mudanças radicais no modo de vida dos brasileiros, mas também fez muitos deles repensar em suas carreiras. Ou, ao menos, refletir sobre como ter segurança ou um plano para o futuro.

De acordo com um estudo realizado pelo Pearson, grupo de educação britânico, 76% dos brasileiros refletiram sobre suas carreiras profissionais, e 59% tiveram preocupação em precisar mudar de carreira ou de atuação durante a pandemia de Covid-19.

Ainda segundo o estudo Global Learner Survey, que fez um levantamento ao entrevistar 7 mil pessoas divididas entre sete países (Brasil incluído), 82% dos brasileiros acreditam que o mercado vai mudar daqui para frente, e novas habilidades e empregos ganhem visibilidade. A grande maioria, 91% dos ouvidos, acreditam que os profissionais vão precisar desenvolver habilidades pessoais e digitais. O que inclui liderança, gestão de equipe, pensamento crítico, criatividade e outros soft-skills.

Um plano de carreira baseado em soft-skills

Isso vai diretamente de encontro com a proposta da rede de oratórias Vox2you, que oferece um plano de carreira para qualquer pessoa que tenha dedicação como meta.

Com uma política interna de ambiente mais colaborativo e liderança como exemplo, a franquia oferece os passos necessários e a oportunidade para que os integrantes do time de vendas se tornem gerentes em até um ano.

“Todos que forem contratados na área de vendas na Vox2you ingressam neste plano de carreira. Além dessas pessoas, quem ingressa também são os franqueados operadores e as pessoas que querem viver esta experiência comercial. Não gostamos muito de rótulos, então não vamos contratar só pessoas que têm experiência em vendas, ou que têm vivência em vendas, ou currículos A, B, C. Então hoje as franquias abrem processos seletivos não exigindo experiência. A única coisa que pedimos é uma pessoa bem comunicativa, aberta a desenvolvimento, sem rótulo de idade ou de experiência”, comenta Guilherme Sales, Sócio e Diretor Comercial na rede de franquias Vox2you.

A primeira etapa consiste em se tornar um Trainee Júnior, com metas semanais e treinamento. Após esta etapa, se torna Trainee Sênior, à medida que adquire mais conhecimento e assim atinge mais resultados. Posteriormente, pode se tornar Executivo Júnior, Executivo Sênior e Executivo Master. 

Depois destas etapas, é possível se tornar Gerente Comercial Júnior, onde o profissional forma um time e lidera a sua própria equipe. Cumprindo o os treinamentos e metas, se torna um Gerente Comercial Sênior e posteriormente Gerente Comercial Master. 

Um comercial que entra como Trainee Júnior pode ter 20% de comissão da matrícula, e chegar a ter até 65% de comissão como Diretor Comercial. Cada etapa de treinamento e profissionalização tem uma estimativa de três meses até seis meses, até que o executivo de vendas seja promovido, de acordo com sua eficiência.

Após se tornar Gerente Comercial Master, o profissional pode se dedicar para se tornar Diretor Comercial, formando assim novos gerentes. E estes gerentes, desenvolvem os novos trainees.

Sales comenta sobre o treinamento, e diz que há também um grande foco no aspecto comportamental, e não só nas técnicas. E o único requisito é que haja interesse e dedicação.

Estas pessoas precisam estar decididas a se desenvolverem. A clareza que damos no processo de treinamento é que qualquer um pode ter sucesso na área comercial – desde que se dedique para isso e esteja disposto a aprender. A ideia é não se comparar, mas sim se espelhar em outros executivos comerciais que geram resultados. Caso ocorra a comparação, haverá ansiedade, julgamento e depois de ouvir muito ‘não’, se culpará por isso, não dando sequência no seu processo de desenvolvimento. Trabalhamos então tanto com a questão comportamental, este alimento de autoconhecimento, quanto com as ferramentas técnicas. O aprendizado é tanto em técnicas de como lidar com as pessoas como apresentar o produto, como realizar um pós-venda e se relacionar com o cliente. São vários pilares técnicos que trabalhamos dentro de nosso modelo de negócio, que vão agregar muito para a pessoa. Não apenas na Vox2you, mas também na carreira que o profissional seguirá futuramente, pois nós buscamos desenvolver pessoas para ou ter sucesso dentro da rede, ou que saiam um profissional melhor para consguir seguir sua carreira em outra empresa ou até mesmo abrir sua própria empresa ”, afirma.

O empresário ressalta que a Vox2you opera sobre alguns pilares fundamentais, que são: o senso de pertencimento, a redução do turnover, aumento de faturamento e atrair pessoas que se adequam a proposta e ao fit cultural da empresa.

“Somos uma empresa jovem e temos uma cultura de aprendizagem de sempre estarmos nos desenvolvendo. Somos inquietos. Queremos que essas pessoas que tenham esta percepção façam parte. É a própria pessoa que decide o tamanho de seu próprio sonho”, ressalta Sales.

Como funciona o plano de sociedade

Inspirado em um modelo de parceria criado pelo Banco de Garantia, com Jorge Paulo Lehman, a franqueadora oferece a possibilidade dos comerciais se tornarem societários. 

São três modelos. O primeiro deles oferece um contrato de vesting, que consiste em enxergar um comercial que sai da etapa de trainee para se tornar executivo, como uma pessoa pronta para exercer uma opção de ter 5% ou até 20% da sociedade – ao comprar ações da escola por um preço acessível.

O segundo modelo é já bonificar o comercial, desde o início, com a sociedade. Nesta modalidade, um plano de sociedade é traçado desde o começo, mas caso este vendedor não bata metas ou desista você pode comprar de volta estas ações de volta. 

Já o terceiro modelo é o de Participação dos Lucros (PLR), onde ao atingir determinado resultado, o franqueado pode ceder participação dos lucros ao comercial. Neste modelo, a vantagem é que o vendedor não tem riscos por não estar dentro do negócio.

“O franqueado tem o poder de decidir a hora de optar por um dos dois modelos que oferecemos. Porque a socieade, além de ter muito resultado, entrega, que é fundamental para se tornar sócio, há também aquela outra coisa, que é o coração. Você tem que se dar bem com o sócio, ser amigo, ter uma confiança extrema. A sociedade não tem que ser construída apenas com base em resultados, mas sim de confiança, mas também de cumplicidade, lealdade e pacto. Então o franqueado tem a opção de usar a intuição de seguir qual modelo convir”, explica Luis Fernando Câmara, CEO da Vox2you.

Pandemia gerou uma novas demandas para os planos de carreira

As mudanças que a pandemia trouxe para o ambiente de trabalho resultaram não só em considerações por parte das pessoas em como lidar com o trabalho. Mas também as empresas, que evoluem e planejam de maneira diferente como se adequar ao presente e ao futuro.

Ainda segundo o estudo da Global Learner Survey, a tecnologia mudou muito o ambiente de trabalho, e 90% dos brasileiros entrevistados no estudo acreditam que as habilidades necessárias para trabalhar mudaram de cinco anos atrás para agora. O trabalho home office, por exemplo, ofereceu o aprendizado de novas habilidades de acordo com 86% das pessoas ouvidas.

Essas habilidades, portanto, são extremamente importantes para o desenvolvimento não só pessoal, mas também profissional daqui para a frente.

Sales comenta como é importante desenvolver tais habilidades para garantir sucesso na carreira:

“São vários pilares técnicos que trabalhamos dentro de nosso modelo de negócio, que vão agregar muito para a pessoa. Não apenas na Vox2you, mas também na carreira que o profissional seguirá futuramente em qualquer lugar. São de dois até três treinamentos que a franqueadora oferece semanalmente. Além disso, os franqueados realizam diariamente treinamentos baseados nos desvios que a pessoa apresenta no dia anterior. Portanto, é um aprendizado novo todos os dias”, conclui.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade