PUBLICIDADE

Volkswagen revela Taos camuflado; novo SUV mira Jeep Compass

Novíssimo VW Taos, que será produzido na Argentina, exibe design que indica características mais crossover do que SUV. Entenda o porquê

29 set 2020 - 11h49
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Novíssimo Volkswagen Taos: carro será apresentado sem camuflagem no dia 13 de outubro.
Novíssimo Volkswagen Taos: carro será apresentado sem camuflagem no dia 13 de outubro.
Foto: VW / Divulgação

O novíssimo Volkswagen Taos está nascendo. O fabricante alemão apresentou hoje, por meio de uma live transmitida desde General Pacheco, na Argentina, as primeiras imagens completas do Taos. O SUV médio aparece com camuflagem, porém revela todas as suas linhas importantes. O design mostra claramente um carro com mais características de crossover do que de SUV.

Esse detalhe é importante. Embora o Taos chegue para competir diretamente com o Jeep Compass na categoria de SUVs médios, a Volkswagen terá uma leitura própria do segmento. Ao optar por um carro mais crossover do que utilitário, a Volks sinaliza que aposta em conforto na rodagem e terá forte compromisso com o comportamento dinâmico. Em outras palavras: o Volkswagen Taos deixará a pegada off-road para o Jeep Compass, mas reivindicará a primazia no prazer ao dirigir e no conforto.

Apesar de camuflado, Volkswagen Taos revela todas as linhas principais do design.
Apesar de camuflado, Volkswagen Taos revela todas as linhas principais do design.
Foto: VW / Divulgação

O Taos parece ser mais baixo e mais comprido do que o Compass. Seu entre-eixos parece ser maior e, assim, o carro será mais estável em velocidades mais altas. Os balanços dianteiro e traseiro do Taos (distância entre o meio da roda e o começo/fim do carro) parece ser maior também. Ou seja: ele não será tão versátil quanto o Compass em valetas ou saliências. Para a Volkswagen, isso significa manter a fórmula que está funcionando muito bem com o T-Cross. A plataforma MQB (modular) proporciona maior liberdade para a empresa na fabricação de seus SUVs.

Volkswagen Taos parece ser mais baixo e mais comprido do que o Jeep Compass.
Volkswagen Taos parece ser mais baixo e mais comprido do que o Jeep Compass.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Taos será apresentado mundialmente no dia 13 de outubro. Porém, suas vendas só começarão no segundo trimestre de 2021. O carro será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. O carro completa a “Ofensiva SUV” da Volkswagen, iniciada em 2017, quando tinha menos de 3% das vendas no segmento. Houve um investimento de US$ 650 milhões na Volkswagen da Argentina para o lançamento do Taos. De espectadora, a Volks passou a ser uma das líderes nas vendas de utilitários esportivos e projeta uma participação de 35% para o meio da década.

Jeep Compass: com maior altura do solo e mais curto, seguirá reiunando no off-road.
Jeep Compass: com maior altura do solo e mais curto, seguirá reiunando no off-road.
Foto: FCA / Divulgação

Segundo a Volkswagen, a camuflagem do Taos é “inovadora e moderna, em tons de Blue Jewel e Dark Shadow”. O visual da camuflagem foi criado por José Pavone, chefe de Design da América do Sul, junto com sua equipe, para dar início a uma campanha de comunicação “vibrante”, duas semanas antes da World Première. O Taos é o primeiro SUV da Volkswagen que será fabricado na Argentina para toda a região.

Volkswagen mostra as razões de sucesso dos SUVs no mercado mundial de carros.
Volkswagen mostra as razões de sucesso dos SUVs no mercado mundial de carros.
Foto: Sergio Quintanilha / Reprodução

 “O segmento dos SUVs é o que mais cresce na América do Sul e hoje representa quase 30% em alguns mercados”, disse Pablo Di Si, presidente da VW América Latina. “Pretendemos expandir nossa oferta em um segmento em que a Volkswagen não competia e até hoje tivemos sucesso com o Tiguan Allspace, depois com o T‑Cross e recentemente com o Nivus. O Taos chegará para completar a gama de ofertas no segmento superior dos SUVs.”

Itens de segurança que o Volkswagen Taos vai incorporar: briga será numa faixa superior.
Itens de segurança que o Volkswagen Taos vai incorporar: briga será numa faixa superior.
Foto: Sergio Quintanilha / Reprodução

Segundo os executivos da Volkswagen, o Taos será caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como por um design moderno e motores e transmissões de última geração. O motor principal será o 1.4 TSI (turbo com injeção direta), que entrega 150 cv de potência e 250 Nm de torque. O câmbio será automático de seis marchas. O Taos deverá ser vendido somente com tração 4x2 (dianteira) e, a preços de hoje, deve começar com duas três versões entre R$ 126 mil e R$ 160 mil. Nos EUA, o motor será 1.5 TSI de 160 cv. Também haverá opção de tração integral e transmissões de sete e oito marchas. Por enquanto, nada disso está previsto para o Brasil, mas a possibilidade fica aberta.

Martín Massimino, diretor comercial da Volkswagen na Argentina, durante a live do Taos.
Martín Massimino, diretor comercial da Volkswagen na Argentina, durante a live do Taos.
Foto: Sergio Quintanilha / Reprodução
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade