0

Volks e Toyota brilham no ranking global de montadoras

Saiu o ranking de 2019. Novos RAV4 e Corolla ajudaram a Toyota, que ultrapassou a Renault-Nissan. GM e Ford caíram. Veja os números finais

15 jan 2020
10h29
atualizado às 10h30
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma importante mudança aconteceu no ranking global das montadoras de automóveis em 2019. O Toyota Group (Toyota, Lexus, Daihatsu) ultrapassou a Aliança Renault Nissan (mais Mitsubishi, Lada etc.) e recuperou a segunda posição. A Toyota cresceu 2,2% e vendeu 9,698 milhões de veículos leves. A Renault-Nissan perdeu 5,9% e fechou o ano com 9,222 milhões de veículos vendidos. Os dados foram divulgados pela consultoria Focus2Move.

A nova geração do RAV4, que ganhou também uma versão híbrida plug-in, ajudou a Toyota.
A nova geração do RAV4, que ganhou também uma versão híbrida plug-in, ajudou a Toyota.
Foto: Toyota / Divulgação

O Volkswagen Group (VW, Audi, Seat, Porsche) perdeu 1% nas vendas, mas conseguiu emplacar 10,336 milhões de veículos e manteve a liderança. Atualmente, a Volkswagen é dona de 12,2% do mercado mundial de automóveis de passeio e comerciais leves. No grupo das top 10 montadoras, houve três quedas fortes: General Motors (-10,7%), Ford Group (-7,7%) e PSA (-9,1%).

A futura aliança entre a FCA (Fiat Chrysler) e a PSA (Peugeot Citroën) resultará na quinta maior montadora de carros do mundo, com 8,8% de participação e 7,536 milhões de veículos vendidos. O crescimento da Toyota foi um reflexo das novas gerações do Corolla e do RAV4, que recentemente ganhou também uma versão híbrida plug-in. Confira os números finalizados de 2019.

TOP 10 GLOBAL
P. Grupo Vendas +/- Share
1 Volkswagen 10.336.495 -1,0% 12,2%
2 Toyota 9.698.609 +2,2% 11,4%
3 Renault-Nissan 9.222.665 -5,9% 10,8%
4 GM 7.744.714 -10,7% 9,1%
5 Hyundai-Kia 7.203.538 -1,1% 8,5%
6 Ford 4.901.247 -7,7% 5,8%
7 Honda 4.826.223 -0,5% 5,7%
8 FCA 4.360.186 -3,8% 5,1%
9 PSA 3.176.473 -9,1% 3,7%
10 Mercedes-Daimler 2.623.037 +3,3% 3,1%

 

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade