PUBLICIDADE

Veja como ficaria uma picape derivada do novo Tiggo 7

Designer projeta modelo utilitário baseado no SUV Tiggo 7 Pro, que chegará para dar um upgrade ao atual Tiggo 7 ou aumentar a família

31 ago 2021 - 06h00
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Picape Tiggo 7: primeira projeção do designer Kleber Silva.
Picape Tiggo 7: primeira projeção do designer Kleber Silva.
Foto: Kleber Silva / KDesign

Uma picape derivada do Tiggo 7 foi um dos grandes rumores das últimas semanas. Isso porque a Chery da África do Sul confirmou para a imprensa local que deve lançar em breve uma inédita picape que tem o nome provisório de Tiggo PUP. O veículo será feito na plataforma dos Tiggo 5X, 7 e 8. Por causa disso, os designers do setor automotivo já criaram os primeiros esboços de como seria esta picape.

Agora, o designer Kleber Silva apresenta sua projeção de uma picape Chery baseada no novo Tiggo 7. As linhas são muito mais agressivas e imponentes do que o primeiro trabalho, feito em cima do Tiggo 5X. Nesta renderização, Kleber Silva, do KDesign, utiliza elementos que estarão presentes no facelift do SUV, previsto para breve.

Picape Tiggo é certeza só na África do Sul.
Picape Tiggo é certeza só na África do Sul.
Foto: Kleber Silva / KDesign

O destaque da picape Tiggo 7 fica por conta da grade dianteira, que adota a mesma linguagem visual já vista no Tiggo 3X, inclusive com os faróis bem estreitos. Na parte traseira, Kleber Silva utilizou uma barra de led ligando as duas lanternas, como se vê nos modernos SUVs. As caixas de rodas bem marcadas e os pneus de uso misto (50% estrada, 50% off-road) dão à picape Tiggo 7 um visual aventureiro. Uma picape com esta configuração teria uma caçamba de cerca de 1.000 litros e uma capacidade de carga superior a 700 kg.

Novo Tiggo 7 Pro

O Tiggo 7 é um dos SUVs de sucesso da Caoa Chery. O carro compete na categoria C-SUV (médio) e se apresenta como alternativa num segmento amplamente dominado pelo Jeep Compass. O Tiggo 7 teve uma queda de vendas em fevereiro, mas logo em seguida se recuperou e vem mantendo uma média superior a 300 carros/mês.

Tiggo 7 Pro: mais uma novidade chegando.
Tiggo 7 Pro: mais uma novidade chegando.
Foto: Chery / Divulgação

No total do ano, o Tiggo 7 já passou de 2.200 vendas. Ele tem cerca de 500 emplacamentos a mais do que outro carro de origem chinesa, o Ford Territory, que vendeu mais de 1.700 unidades. O Tiggo 7 é fabricado no Brasil e tem uma linha de comercialização mais previsível. O Territory vem importado da China e alterna meses de alta com meses de baixa.

Os dois carros sofreram recentemente a concorrência do Toyota Corolla Cross (um dos sucessos do ano) e do Volkswagen Taos, que já soma cerca de 2.500 vendas com apenas três meses de mercado. Por causa disso, a Caoa Chery vai promover um facelift no Tiggo 7. O carro deve adotar o novo design apresentado recentemente na China e também deve ganhar novos conteúdos, como um câmbio CVT de 9 marchas. O carro já estreou na Rússia como Tiggo 7 Pro.

No Brasil, o movimento natural seria uma substituição do atual Tiggo 7 pelo novo, mas a Caoa Chery pode surpreender, como fez com o Tiggo 3X (ele não substitui o Tiggo 2). O Tiggo 7 atual tem motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio automatizado de 6 marchas com dupla embreagem. O novo, além da frente com faróis de led bem afilados e a grade hexagonal, deve ganhar o câmbio CVT de 9 marchas do sedã Arrizo 5 e talvez até um novo motor. Na Rússia, o Tiggo 7 Pró usa o motor 1.6 turbo de 187 cv do Tiggo 8 com o CVT 9.

Uma dobradinha do SUV Tiggo 7 Pró com uma picape Tiggo 7, entretanto, não passa de especulação. Ela teria um porte igual ou superior ao da Fiat Toro, mais próxima também da Ford Maverick, que chegará em 2022. Embora o mercado de picapes seja atraente, a Caoa Chery não deu nenhuma pista de que seguirá a Chery sul-africana. O mais provável é que a Caoa Chery siga focada nos SUVs e sedãs por mais algum tempo, pois a concorrência se acirra. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade