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Teste: Volvo XC90 T8 é o trunfo da tecnologia híbrida

Maior SUV da marca escandinava, o Volvo XC90 é um híbrido plug-in de sete lugares com 320 cv no motor turbo e 87 cv no motor elétrico

20 jan 2020 - 12h26
(atualizado em 21/1/2020 às 08h00)
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O Volvo XC90 teve nota 4,6 (de 5 possíveis) e ganhou conceito "ótimo" do GUIA DO CARRO
O Volvo XC90 teve nota 4,6 (de 5 possíveis) e ganhou conceito "ótimo" do GUIA DO CARRO
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

A versão 2.0 Inscription é a topo de linha do Volvo XC90, um híbrido plug-in com 407 cavalos de potência combinada. Ele não é barato, custa R$ 404.950. Mas traz muitos equipamentos exclusivos de sofisticação, conforto, conveniência e segurança. Esse mesmo carro está disponíveis em duas versões: uma um tantinho mais cara, com visual mais esportivo, a R-Design (R$ 409.905), e outra bem mais em conta, a de entrada, a Momentum (R$ 305.950).

O Volvo XC90 é o sétimo carro híbrido mais vendido do Brasil, com 281 emplacamentos. Ele foi o precursor da marca sueca nesse segmento, mas acabou sendo ultrapassado em vendas pelo XC60, que é menor e mais barato -- portanto, vendeu muito mais: 823 unidades. De qualquer forma, o sistema híbrido é o mesmo. 

Apesar do luxo, o XC90 tem grande vão livre do solo, como bom SUV.
Apesar do luxo, o XC90 tem grande vão livre do solo, como bom SUV.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

O sistema híbrido combina um motor a combustão com turbocompressor e compressor mecânico com um motor elétrico, designado pela sigla “T8”. Com o modo de condução Power acionado, ambos os motores funcionam para garantir maior performance ao entregar os 407 cv de potência e os 640 Nm de torque, além de endurecer a direção e aumentar a responsividade do acelerador. O sistema híbrido prioriza o uso da bateria, que é posicionada ao longo do túnel central. Esse conjunto de baterias pode ser carregado via plug-in, em uma tomada de 220 V e 16A, e a função Charge carrega a bateria normalmente, utilizando o motor a combustão. 

A posição B do seletor de marchas possibilita o uso do freio-motor para o carregamento, assim como o sistema de freios regenerativos (sistema KERS, igual o da Fórmula 1, está sempre ativo).

VOLVO XC90 T8
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho Muito bom 4
Consumo Ótimo 5
Segurança Ótimo 5
Conectividade Ótimo 5
Conforto Ótimo 5
Pacote de Série Muito bom 4
Usabilidade Muito bom 4
Veredicto Ótimo 4,6

O assistente de direção Pilot Assist, de segunda geração, incorpora sensores e câmeras para monitorar as faixas de rolagem e coordenar a aceleração, frenagem e movimentos do volante até 130 km/h. O City Safety aciona os freios automaticamente em situações com risco de colisão com o veículo, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte à frente ou em cruzamentos. 

O que nós gostamos

Quando se fala em motorização híbrida, ainda vêm à mente aqueles carros sem graça e sem esportividade, mas não é o que acontece com esse enorme utilitário esportivo. 

Além de ter um desempenho de esportivo, o Volvo XC90 também pode ser econômico e confortável. Com a bateria totalmente carregada e dirigindo de forma suave, foi possível percorrer 47,6 km com 1 litro de gasolina. Apenas com o motor a combustão, são 17 km/l.

O interior claro deixa o Volvo XC90 ainda mais sofisticado.
O interior claro deixa o Volvo XC90 ainda mais sofisticado.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

São várias formas de conduzir, como nos modos Pure (com 40 km de autonomia elétrica), Constant AWD, Hybrid (padrão) e Off Road. 

As suspensões a ar são firmes e confortáveis, podendo ser erguidas em 40 mm no modo Off Road ou rebaixadas em 10 mm no modo Power, favorecendo a estabilidade e a aerodinâmica. 

O SUV conta também com controlador de velocidade automático adaptativo (ACC), alertas de ponto cego e faixas e assistente de estacionamento automático.

O quadro de instrumentos pode ser personalizado.
O quadro de instrumentos pode ser personalizado.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

O interior é espaçoso para todos os ocupantes, até mesmo para os dois da terceira fileira escamoteável. 

O acabamento é de primeira, com o interior revestido de madeira, alumínio e couro de fino toque, itens que dão elegância e luxo à cabine.

O sistema de som é um dos pontos altos: são 1.400 w de potência, com 19 alto-falantes e subwoofer, da Bowers & Wilkins. Uma das colunas “tweeter-on-top” cancela as vibrações e ruídos do para-brisas e há também três modos de audição que simulam a acústica de um estúdio, individual ou da sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

O que pode melhorar

A coluna de direção poderia ter ajuste elétrico em altura e profundidade.

Luxo, conforto e tecnologia resumem o maior SUV da Volvo.
Luxo, conforto e tecnologia resumem o maior SUV da Volvo.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 404.950
  • Motor: 2.0 turbo híbrido
  • Potência máxima: 407 cv 
  • Torque: 640 Nm 
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Comprimento: 4,953 m 
  • Largura: 2,008 m 
  • Altura: 1,776 m
  • Entre-eixos: 2,984 m
  • Vão livre: 238 mm
  • Peso: 2.175 kg
  • Pneus: 275/40 R21
  • Porta-malas: 262 (com 7 passageiros) ou 640 (com 5 passageiros)
  • Tanque: 70 litros
  • 0-100 km/h: 5s8 
  • Velocidade máxima: 230 km/h 
  • Consumo cidade: 15,5 km/l
  • Consumo estrada: 17,4 km/l
  • Emissão de CO²: 79 g/km

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Guia do Carro
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