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Teste: Fiat Cronos Drive 1.8 AT é a vingança da boa mecânica

Num mercado que valoriza mais o supérfluo do que a qualidade mecânica, o Cronos Drive 1.8 automático é uma proposta corajosa (e bem-vinda)

7 jan 2020 - 05h47
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Fiat Cronos Drive 1.8: uma opção interessante para quem busca um motor potente.
Fiat Cronos Drive 1.8: uma opção interessante para quem busca um motor potente.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Ah, a boa mecânica! Por que ela ficou tão desprezada no mercado brasileiro nos últimos anos? Não é que os bons carros sumiram do mercado, mas a boa mecânica só tem vindo acompanhada de vários equipamentos de conforto, conectividade, estilo e conveniência (alguns deles supérfluos), que acabam encarecendo demais os carros. O Cronos Drive 1.8 automático é a resposta da Fiat para essa mesmice. O carro abre mão de alguns equipamentos, mas em compensação entrega uma boa mecânica.

Resultado: um veículo com motor 1.8 flex acoplado a um ótimo câmbio automático de seis marchas. Rodas de liga leve? Não tem. E nem fazem falta, pois as calotas das rodas de aço são bonitas. Faróis de neblina? Também não. Banco traseiro bipartido? Não. Volante de couro? Não mesmo! Tampouco borboleta para as trocas de marcha manuais. Na verdade, todos esses equipamentos estão disponíveis no pacote opcional Kit Stile 2, que custa R$ 3.900.

O porta-malas é um diferencial do Cronos, pois comporta 525 litros de bagagem.
O porta-malas é um diferencial do Cronos, pois comporta 525 litros de bagagem.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas testamos o Cronos Drive 1.8 AT sem nada disso, ou seja, só com os equipamentos de série. E gostamos. O carro custa R$ 69.990, todavia traz a essência de um bom carro. O motor 1.8 com boa entrega de torque e potência (189 Nm e 139 cv), a transmissão automática convencional, com conversor de torque, bem escalonada em suas seis velocidades, a direção firme em velocidade e muito leve nas manobras, as suspensões muito competentes no compromisso de estabilidade e conforto, acabamento de qualidade e um grande porta-malas de 525 litros fazem do Cronos Drive 1.8 AT um sedã compacto digno.

O Cronos tem outras versões 1.8, porém muito bem equipadas (e mais caras). Com a versão Drive 1.8, a Fiat oferece um carro com a mesma qualidade técnica das versões Precision e HGT, porém muito superior à configuração Drive 1.3 GSR. Afinal, estamos falando de uma diferença de apenas R$ 3.300 para levar um carro com 30 cv a mais de potência. Sem contar o câmbio, pois o GSR (automatizado de embreagem simples) ainda está longe da qualidade de um automático de verdade (ainda dá trancos nas mudanças de marcha).

O Cronos Drive 1.8 já vem de série com central multimídia e volante funcional.
O Cronos Drive 1.8 já vem de série com central multimídia e volante funcional.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação às versões mais caras, o Cronos Drive 1.8 perde apenas dois itens realmente importantes: ajuste de profundidade no volante e aletas para trocas de marcha. Dá para sobreviver sem isso, principalmente considerando que a diferença de preço para a versão Precision é de R$ 5.500 e para a HGT é de R$ 8.500. O Cronos Drive 1.8 é, portanto, um carro para quem valoriza mais a mecânica do que os outros itens.

A estratégia da Fiat, nesse caso, difere totalmente daquela adotada pela Volkswagen para o Golf. Por causa de um paradigma da VW brasileira, de que o Golf não poderia ser vendido sem uma série de equipamentos de conforto, o carro acabou se tornando tão caro que saiu de linha. O mercado simplesmente não conseguiu acompanhar a lógica da Volks e, por causa disso, perdemos um dos melhores carros já produzidos no país. 

Outro exemplo de que a Fiat acertou a mão com o Cronos Drive 1.8 é a conectividade. Nesse ponto, o fabricante de Betim (MG) deu um show. O carro vem com a ótima central multimídia UConnect com tela tátil de 7”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Para além disso, o Cronos Drive também tem um dos melhores quadros de instrumentos do mercado nacional (se não o melhor), com números grandes, grafismo moderno, computador de bordo eficiente e ótima visualização.

FIAT CRONOS DRIVE 1.8 AT
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho Bom 3
Consumo Bom 3
Segurança Bom 3
Conectividade Bom 3
Conforto Bom 3
Pacote de Série Médio 2.5
Usabilidade Bom 3
Veredicto Bom 2.9

Dinamicamente, o Cronos Drive 1.8 é igual aos outros com essa motorização. O motor responde bem e vai de 0-100 km/h em menos de 10 segundos. Os pneus são mais finos do que os das versões superiores (largura 185 contra 195 do Cronos Precision e 205 do Cronos HGT), em compensação o perfil é mais alto, o que ajuda no conforto (medida 60 contra 55 do Precision e 45 do HGT). As rodas, claro, são menores (aro 15, contra 16 do Precision e 17 do HGT). Aqui, no caso, a vantagem é a manutenção. Não chega a prejudicar o visual, embora as versões sejam mais bonitas, evidentemente.

Curiosamente, o Cronos Drive 1.8 AT chegou bem depois do lançamento do modelo, para atender àqueles que desejam o câmbio automático de seis marchas em uma versão menos equipada. Foi uma boa ideia, que deveria ser copiada por outras marcas. Com as seis marchas, o carro oferece uma dirigibilidade mais suave. Por tudo isso, o Cronos Drive 1.8 AT é uma vingança da boa mecânica contra os itens supérfluos nos carros. 

O que nós gostamos

  • O visual, de linhas fortes e atuais. O Cronos é mais bonito do que o Argo, seu irmão na linha Fiat.
  • O motor 1.8, apesar de antigo, foi atualizado e tem funcionamento suave, com bons 139 cv.
  • O porta-malas de 525 litros é um dos maiores da sua categoria.
  • O acabamento interno é caprichado. 

O que pode melhorar

  • Apesar da bota potência, na verdade o motor é 1.7 ou 1.75, pois tem 1747 cm3 de cilindrada, por isso seu consumo é apenas nota C no Inmetro.
  • O apoio do braço do motorista está sempre no caminho do acionamento do freio de estacionamento. 
  • Os porta-objetos são pouco práticos, não cabe um copo largo em nenhum deles.
  • Os ajustes do banco do motorista são de difícil acesso para as mãos, é preciso ser contorcionista para regular o encosto.
  • A direção tem assistência elétrica, mas não esterça muito, exigindo algumas manobras extras.

Os números

  • Preço: R$ 69.990
  • Motor: 1.75 flex
  • Potência: 139 cv a 5.750 rpm (e)
  • Torque: 189 Nm a 3.750 rpm (e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,364 m
  • Largura: 1,726 m
  • Altura: 1,516 m
  • Entre-eixos: 2,521 m
  • Pneus: 185/60 R15
  • Peso: 1.200 kg
  • Porta-malas: 525 litros
  • Tanque: 48 litros
  • 0-100 km/h: 9s9
  • Velocidade máxima: 196 km/h
  • Consumo cidade: 10,3 km/l (g)
  • Consumo estrada: 13,3 km/l (g)
  • Emissão de CO2:103 g/km
Guia do Carro
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