Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SUV ou sedã: qual tem o maior porta-malas? Veja 5 casos

Comparamos a capacidade dos porta-malas de cinco SUVs e cinco sedãs para confirmar (ou não) se os SUVs oferecem mais espaço para bagagens

15 mar 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Corolla Cross Hybrid 2022.
Toyota Corolla Cross Hybrid 2022.
Foto: Toyota / Divulgação

Em tempos de vendas cada vez mais baixas, um segmento ainda se mantém em alta. O dos SUVs. Além do número de vendas crescente -- ou pelo menos, em queda menor do que a do mercado em geral -- a maioria das montadoras têm concentrado a oferta de modelos e lançamentos em torno desse segmento, que atrai cada vez mais consumidores.

Há alguns anos, um consumidor que quisesse um carro com porta-malas grande certamente optaria por um sedã. Por outro lado, um dos principais argumentos utilizados na compra de um SUV é justamente o tamanho do porta-malas dos “altinhos”. No entanto, será que eles superam os sedãs em capacidade? Para tirar essa dúvida, comparamos os tamanhos dos porta-malas de cinco SUVs e cinco sedãs de faixa de preço semelhante.

Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT Xtronic.
Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT Xtronic.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Toyota Corolla Cross vs. Toyota Corolla

Apesar das muitas semelhanças entre os dois carros, a capacidade dos porta-malas tem diferenças de um modelo para o outro. Nesse caso, a vantagem é do Corolla sedã, que acomoda até 470 litros, enquanto o Corolla Cross conta com porta-malas 30 litros menor (440 litros no total).

Honda HR-V vs. Honda Civic

Por serem oponentes de segmentos diferentes, há algumas diferenças com relação à equipamentos e espaço interno. No entanto, quando se comparam os porta-malas de ambos os modelos, o Civic sai vencedor da disputa. O sedã médio conta com 519 litros de capacidade, 82 a mais do que o HR-V, que leva 437 litros.

Chevrolet Tracker vs. Chevrolet Onix Plus

Apesar de compartilharem o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv e 164 Nm de torque, há diferenças na capacidade do porta-malas. Novamente, a vantagem é do sedã. O Onix Plus conta com capacidade para 469 litros, enquanto o porta-malas do Tracker acomoda 393 litros, 76 a menos do que no sedã.

Lançada em março, nova geração do SUV fechou abril com 1.395 unidades comercializadas.
Lançada em março, nova geração do SUV fechou abril com 1.395 unidades comercializadas.
Foto: GM / Divulgação

Volkswagen T-Cross vs. Volkswagen Virtus

Além das semelhanças de plataforma e construção, o entre-eixos também é idêntico, com 2,65 m em ambos os modelos. No entanto, quando comparados em relação à capacidade dos porta-malas, há uma grande diferença. Repetindo os resultados anteriores, novamente a vitória vai para o sedã. Enquanto o T-Cross traz um porta-malas com capacidade para 420 litros, o Virtus consegue acomodar 101 litros extras, totalizando 521 litros de capacidade. 

Volkswagen Virtus GTS: aerofólio na traseira.
Volkswagen Virtus GTS: aerofólio na traseira.
Foto: Divulgação

Nissan Kicks vs.Nissan Versa

Repetindo os resultados anteriores, novamente o sedã ganha no espaço do porta-malas. São 34 litros de diferença, com vantagem para o Versa, que leva 466 litros, enquanto o Kicks manteve os 432 litros.

SUV OU SEDÃ?
P. CARRO TIPO PORTA-
MALAS
1 Volkswagen Virtus Sedã 521 litros
2 Honda Civic Sedã 519 litros
3 Toyota Corolla Sedã 470 litros
4 Chevrolet Onix Plus Sedã 469 litros
5 Nissan Versa Sedã 466 litros
6 Toyota Corolla Cross SUV 440 litros
7 Honda HR-V SUV 437 litros
8 Nissan Kicks SUV 432 litros
9 Volkswagen T-Cross SUV 420 litros
10 Chevrolet Tracker SUV 393 litros

Como se vê, para quem busca um carro com grande porta-malas, a melhor opção continua sendo um sedã. E olha que nem colocamos aqui o líder dos SUVs, o Jeep Renegade, que tem apenas 320 litros no porta-malas. Outro SUV com porta-malas relativamente pequeno é o Ford EcoSport, que tem 356 litros.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade