Rolls-Royce anuncia carro inédito 100% elétrico: Spectre
Rolls-Royce faz anúncio histórico na Inglaterra: 117 anos depois de considerar a ideia, a marca vai produzir seu primeiro carro elétrico
O mundo dá voltas e levou a tradicional montadora Rolls-Royce a voltar 117 anos no passado. A empresa acaba de fazer um anúncio histórico na Inglaterra: vai fabricar seu primeiro carro elétrico. Será um modelo inédito e se chamará Spectre. As primeiras entregas vão acontecer no último trimestre de 2023. Mas em breve os modelos de teste já estarão rodando em vias públicas. A partir de 2030, todos os carros Rolls-Royce serão elétricos.
Em abril de 1900, Charles Rolls experimentou um carro elétrico chamado Columbia e considerou esta alternativa como a ideal. “O automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo”, disse Rolls. “Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos.”
Passados 117 anos, o CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten, acha que chegou o momento previsto pelo fundador. “Hoje é o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars desde 4 de maio de 1904”, comentou. “Tenho orgulho de confirmar que a Rolls-Royce irá começar os testes em vias públicas de um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução elétrica automotiva e criar o primeiro – e da mais fina qualidade – produto de superluxo em seu segmento.”
O primeiro carro elétrico da Rolls-Royce vai utilizar uma plataforma própria, mas baseada na “Arquitetura de Luxo” do modelo Phantom, lançado em 2016. O inédito Rolls-Royce Spectre ganhou este nome para manter a tradição do “entorno etéreo” dos carros da marca. “Nós decidimos por um nome completamente novo para este automóvel. Um nome que seja forte e evocativo assim como os demais modelos que tão perfeitamente nos serviram no século passado – como Phantom, Ghost e Wraith”, disse Müller-Ötvös.