PUBLICIDADE

Retrospectiva: Veja os carros campeões de consumo em 2021

Quais são os carros mais econômicos do Brasil? Selecionamos os campeões de consumo nas categorias hatch, sedã, SUV, picapes e elétricos

20 dez 2021 - 12h52
Compartilhar
Exibir comentários
Corolla Cross é o híbrido-flex mais econômico do Brasil
Corolla Cross é o híbrido-flex mais econômico do Brasil
Foto: Toyota / Divulgação

Em tempos em que o preço da gasolina chega a ultrapassar os R$ 7 por litro em algumas cidades, o consumo de combustível tem sido uma preocupação cada vez maior na hora de comprar um carro novo. Um carro econômico se tornou imprescindível para quem precisa de um automóvel, ou para quem não quer abrir mão dessa opção de transporte. Mas quais são os carros mais econômicos do Brasil?

Em 2021, publicamos no Guia do Carro uma série de matérias com os carros mais econômicos vendidos no Brasil. Separamos os modelos em diferentes segmentos e com opções distintas de motorização, sejam eles flex, diesel, híbridos ou elétricos, seguindo a tabela de consumo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Relembre os modelos mais econômicos por categoria:

Hatches compactos

O Chevrolet Onix é o hatch mais econômico do Brasil. Na versão de entrada, o modelo conta com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 104 Nm, sempre com câmbio manual de 6 marchas. De acordo com o Inmetro, com etanol, o Onix consome 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, uma média de 10,8 km/l. Já com gasolina, o consumo é de 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada, com média de 15,3 km/l. Parte de R$ 71.390.

Chevrolet Onix: hatch mais econômico do Brasil
Chevrolet Onix: hatch mais econômico do Brasil
Foto: GM / Divulgação

Sedãs compactos

O sedã compacto (e o carro a combustão) mais econômico do Brasil é o Chevrolet Onix Plus. O resultado é válido para as versões equipadas com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 104 Nm associado a um câmbio manual de 6 marchas. De acordo com o Inmetro, com etanol, o Onix Plus consome 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, uma média de 11,3 km/l. Já com gasolina, o consumo é de 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada, com média de 16 km/l. Custa R$ 77.780 na versão de entrada LT.

Chevrolet Onix Plus: sedã mais econômico do Brasil
Chevrolet Onix Plus: sedã mais econômico do Brasil
Foto: GM / Divulgação

SUV compacto

Repetindo os bons resultados dos irmãos Onix e Onix Plus, o SUV compacto mais econômico do Brasil é o Chevrolet Tracker. Com etanol, o modelo faz 8,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com média de 8,9 km/l. Com gasolina, os números são de 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com média de 12,8 km/l. Os índices são da versão LT equipada com motor 1.0 turbo de 116 cv e 164 Nm e câmbio automático de 6 marchas, que custa R$ 114.580. A versão de entrada com câmbio manual deixará de ser oferecida ainda este ano.

Chevrolet Tracker: 11,9 km/l com gasolina na cidade
Chevrolet Tracker: 11,9 km/l com gasolina na cidade
Foto: GM/Divulgação

SUV

O SUV mais econômico do Brasil é o Toyota Corolla Cross híbrido, que custa a partir de R$ 189.490 na versão XRV Hybrid. Sob o capô, o SUV traz um conjunto formado um motor 1.8 flex de 101 cv e 142 Nm, que funciona associado a um motor elétrico de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv, e o câmbio do tipo CVT. De acordo com o Inmetro, o consumo do Corolla Cross com etanol é de 11,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com média de 10,7 km/l. Já com gasolina, são 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com média de 15,45 km/l.

Corolla Cross híbrido faz 17 km/l na cidade
Corolla Cross híbrido faz 17 km/l na cidade
Foto: Toyota/Divulgação

Picapes flex

A picape flex mais econômica do Brasil é a Fiat Strada. Os resultados são referentes à versão Freedom Cabine Plus equipada com o motor 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 134 Nm de torque, sempre com um câmbio manual de cinco marchas. De acordo com o Inmetro, com etanol, a picape líder de vendas do país faz 8,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, uma média de 9,25 km/l. Já com gasolina, o consumo é de 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, com média de 13,05 km/l. Custa R$ 94.290 na versão Freedom 1.3 Cabine Plus.

Fiat Strada Freedom: 13,8 km/l na estrada
Fiat Strada Freedom: 13,8 km/l na estrada
Foto: Fiat

Picapes diesel

A picape a diesel mais econômica do Brasil é a Fiat Toro. Reestilizada em maio, a Fiat Toro manteve o 2.0 turbodiesel entre as opções de motor. Ele oferece 170 cv de potência e 350 Nm de torque, e é associado a um câmbio automático de nove marchas. De acordo com o Inmetro, o consumo é de 10,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, com uma média de 11,85 km/l. A versão mais em conta com esse motor é a Endurance, que custa R$ 168.490.

Fiat Toro: picape a diesel mais econômica do Brasil
Fiat Toro: picape a diesel mais econômica do Brasil
Foto: Stellantis/Divulgação

Carros elétricos

O carro elétrico mais barato do Brasil também é o mais econômico. Lançado em setembro deste ano, o JAC e-JS1 tem um consumo médio de 9,6 kWh a cada 100 km. Equipado com uma bateria de 30,2 kWh e um propulsor elétrico de 62 cv e 150 Nm de torque, o JAC e-JS1 oferece um alcance de até 302 km no ciclo NEDC. Custa R$159.900 na versão e-JS1 e R$ 174.900 na versão EXT com visual aventureiro.

JAC e-JS1 é o elétrico mais econômico do Brasil
JAC e-JS1 é o elétrico mais econômico do Brasil
Foto: JAC/Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade