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Renault Sandero e Logan levam só 3 estrelas no Latin NCAP

Mas o carro melhorou depois do vexame de 2018. Outros resultados dos testes de impacto: Toyota Corolla brilha e Hyundai HB20 fica devendo

11 dez 2019 - 16h59
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Renault Sandero: três estrelas para adultos e quatro para crianças.
Renault Sandero: três estrelas para adultos e quatro para crianças.
Foto: Latin NCAP / Divulgação

O Latin NCAP realizou sua décima e última rodada de testes de impacto em 2019. O novo Toyota Corolla, equipado com sete airbags, brilhou, conseguindo seis estrelas. O novo Hyundai HB20 ficou abaixo do esperado, com quatro estrelas, mas foi testado com apenas dois airbags. A decepção ficou por conta dos novos Renault Sandero, Logan e Stepway, que conseguiram apenas três estrelas, mesmo equipados com quatro airbags.

O resultado era ainda pior, pois no primeiro teste eles ganharam apenas uma estrela. Entretanto, a Renault fez melhorias na segurança dos carros e eles acabaram ganhando três estrelas. Os testes do Renault foram feitos apenas com o Sandero, mas valem também para o Logan e o Stepway, pois têm a mesma estrutura. Da mesma forma, o resultado do HB20 vale para o Hyundai HB20S. Além desses carros, foi testado também o Peugeot 301, que não é vendido no Brasil, e recebeu três estrelas com quatro airbags.

Novo Toyota Corolla: sete airbags e cinco estrelas para todos os ocupantes.
Novo Toyota Corolla: sete airbags e cinco estrelas para todos os ocupantes.
Foto: Latin NCAP / Divulgação

O Latin NCAP testa os carros sempre com a configuração básica vendida na América Latina e no Caribe. Se em algum país o carro é vendido com apenas dois airbags (ou mesmo com um ou nenhum), é dessa forma que o carro é avaliado. O instituto refaz o teste se a montadora passar a vender o carro básico com mais airbags. Isso evita que um modelo receba mais estrelas do que teria se estiver menos equipado em termos de segurança.

Os testes de impacto (ou crash tests) são feitos com bastidas de frente e de lateral. O Latin NCAP avalia a proteção para adultos (parte dianteira) e para crianças (parte traseira). O número de airbags influiu consideravelmente no resultado, pois o que se mede é a proteção dos ocupantes. Para atingir cinco estrelas, o carro precisa obrigatoriamente contar com airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade. Veja abaixo o comunicado do Latin NCAP sobre os Renault Sandero, Logan e Stepway.

RESULTADOS DO LATIN NCAP
Carro

Air-

bags

Adultos Crianças
Toyota Corolla 7 5 5
Hyundai HB20 2 4 3
Hyundai HB20S 2 4 3
Renault Sandero 4 3 4
Renault Logan 4 3 4
Renault Stepway 4 3 4

Comunicado do Latin NCAP sobre histórico do Renault Sandero/Logan/Stepway

O recém-renovado Renault New Sandero, Logan, Stepway, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, alcançou uma estrela para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis. Após esse resultado, o modelo foi aprimorado, alcançando três estrelas para a proteção de ocupantes adultos. Depois do teste realizado pelo Latin NCAP em 2018, o modelo Sandero, Logan e Stepway tinha obtido uma estrela para ocupantes adultos, a Renault decidiu melhorar o equipamento de segurança para sua versão 2019-2020, adicionando dois airbags para peito e cabeça e ESC como opcional.

O Latin NCAP avaliou a nova versão do modelo em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste. O ESC atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP e foi avaliado nas condições do teste das Nações Unidas. No entanto, o ESC não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP para obter pontos por classificação por estrelas. O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, mas com melhor desempenho do que o avaliado em 2018. O impacto lateral de poste foi realizado, uma vez que o modelo oferece como equipamento padrão os airbags para tórax e cabeça, atendendo aos requisitos de proteção da cabeça para alcançar a qualificação máxima. No entanto, como no teste de 2018, o impacto lateral mostrou significativa intrusão lateral e baixa proteção para o peito, apesar de possuir airbags de tórax e cabeça, levando o modelo a alcançar, novamente, o resultado de uma estrela para proteção de ocupantes adultos. A proteção dos ocupantes infantis alcançou quatro estrelas, mostrando bom desempenho para ambos os ocupantes.

Renault Sandero no impacto lateral: apesar dos quatro airbags, só três estrelas.
Renault Sandero no impacto lateral: apesar dos quatro airbags, só três estrelas.
Foto: Latin NCAP / Divulgação

O modelo não oferece a possibilidade de desconectar o airbag se um SRI estiver instalado voltado para trás no banco do passageiro. O modelo proporciona ancoragens ISOFIX e cintos de segurança de três pontos em todas as posições como equipamento padrão. O resultado é válido para todos os Sandero, Logan, Stepway desde VIN 93Y5SRZHXLJ868977 (data 24/04/19) a VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A15SRYEGLL022432 (data 01/08/19) a VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 12/03/19) para unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (data 18/07/2019) para unidades produzidas na Colômbia.

O Latin NCAP encontrou diferenças na forma e no volume dos airbags de tórax e de cabeça nas unidades produzidas na Colômbia com as produzidas no Brasil e na Argentina. Seguindo a experiência do Latin NCAP, o airbag da versão produzida na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita).

Após esse resultado, a Renault introduziu imediatamente duas melhorias significativas na produção: a atualização do sistema de distribuição de airbags e um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o dummy do impacto com a porta. O Latin NCAP realizou novamente o teste de impacto lateral e impacto lateral de poste nas versões fabricadas na Colômbia, na Argentina e no Brasil. A proteção do peito melhorou, no entanto, ainda mostra proteção fraca no impacto lateral (melhorada de pobre para fraca). Com essas melhorias, o Sandero, Logan, Stepway alcança as três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis. Ambas as alterações foram atualizadas na produção para todos os Sandero, Logan, Stepway desde VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para as unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para as unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019) para as unidades produzidas na Colômbia. É muito decepcionante que um modelo tão popular e renovado ainda não ofereça o ESC como padrão.

Novo Hyundai HB20: apenas dois airbags e quatro estrelas para adultos.
Novo Hyundai HB20: apenas dois airbags e quatro estrelas para adultos.
Foto: Latin NCAP / Divulgação

Comunicado do Latin NCAP sobre o novo Hyundai HB20

O novo Hyundai HB20 Hatchback, produzido no Brasil, alcançou quatro estrelas para a proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis. O HB20 Hatchback está equipado com dois airbags frontais padrão e ESC como equipamento opcional, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP em todas as versões. O modelo mostrou boa proteção para seus ocupantes no impacto frontal, porém durante o impacto lateral a proteção torácica para o adulto foi fraca. O HB20 Hatchback atende aos requisitos do teste ESC e possui dois SBRs alcançando quatro estrelas para adultos. O modelo ofereceu boa proteção para o dummy de um ano e meio que foi avaliado usando um SRI com ancoragens ISOFIX e instalado voltado para trás. No entanto, a proteção do dummy de três anos mostrou um descolamento no encosto do banco traseiro, carregado pela ancoragem superior do SRI (Top Tether), causando um movimento excessivo da cabeça para a frente, mas ainda abaixo dos limites aceitos. A montadora está trabalhando em este assunto. A sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e o airbag do passageiro não pode ser desconectado se um SRI estiver instalado no banco do passageiro voltado para trás. Ao contrário do 301 e do Sandero/Logan/Stepway, o HB20 não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão. É decepcionante que esse novo modelo não tenha proteção ESC nem proteção para a cabeça lateral como equipamento padrão. Desilude que o HB20 seja o único modelo apresentado pelo Latin NCAP nesta avaliação que não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.

Guia do Carro
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