PUBLICIDADE

Ram terá picape média inédita produzida no Brasil

Nova picape média da Ram terá carroceria monobloco e usará plataforma do Jeep Compass; modelo deve chegar ao mercado em 2024

22 abr 2021
0comentários
Publicidade
Futura picape nacional da Ram terá visual parecido com o da 1500.
Futura picape nacional da Ram terá visual parecido com o da 1500.
Foto: Stellantis

A Ram vai aumentar a sua linha de veículos no Brasil. A montadora americana desenvolve atualmente uma nova picape média que, assim como a Fiat Toro, terá carroceria monobloco. Conhecida como Projeto 291, ela será o primeiro modelo da marca produzido no país. Com linhas inspiradas na Ram 1500, a nova picape modelo deve ser lançada em 2024.

As informações foram publicadas pelo site Autos Segredos, que adianta os planos da Ram para o concorrido segmento de picapes. Segundo as informações, o modelo é conhecido como Projeto 291 e será produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Vale lembrar que a unidade já produz os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass, e também fará o inédito SUV de sete lugares da Jeep, que deve ser lançado até o fim deste ano.

Por fora, o visual da nova picape terá linhas inspiradas na irmã Ram 1500, que já é vendida no Brasil. Por enquanto, o Projeto 291 ainda está em fase de protótipo. As primeiras unidades em testes já foram montadas no país. Elas utilizam a carroceria da Fiat Toro, mas já com as dimensões finais do modelo Ram. As "mulas", foram apelidadas de “Torona” dentro das instalações da Stellantis.

A nova picape Ram será construída sob a plataforma Small Wide 4×4, que já é utilizada nos modelos produzidos em Goiana. E assim como a Toro, a nova picape terá carroceria monobloco, ao invés da tradicional construção sobre chassis. No entanto, o modelo da Ram terá dimensões maiores do que as da picape Fiat, e brigará diretamente com Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux no segmento de picapes médias.

Em relação à motorização, a nova picape deverá ter apenas opções a diesel. Até o momento, nenhum motor foi oficialmente confirmado, mas é bem provável que o modelo seja equipado com o motor 2.0 TD350, que já equipa algumas versões da Fiat Toro e dos Jeep Renegade e Compass. Ele oferece 170 cv e 350 Nm de torque. Além disso, há rumores de que a futura picape também tenha outras opções mais potentes.

Dentre os possíveis nomes para a nova picape da Ram, é possível que ela seja conhecida como Ram 1250. Isso porque a Ram já vende no exterior as picapes Strada e Toro rebatizadas como Ram 750 e Ram 1000, respectivamente. E logo acima, há os modelos grandes Ram 1500 e Ram 2500. Se não fosse a atual nomenclatura da marca, uma opção seria resgatar o nome Dakota, que fez sucesso no fim da década de 1990 e no início dos anos 2000. 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade