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Quais são os carros elétricos mais econômicos do Brasil

Nos carros elétricos deve-se calcular o consumo de kWh a cada 100 km ou o de Wh/km. JAC e-JS1 é o mais econômico do mercado

9 out 2021 - 10h46
(atualizado às 11h02)
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JAC e-JS1
JAC e-JS1
Foto: JAC Motors / Divulgação

Quais são os carros elétricos mais econômicos do Brasil? Muitas marcas de automóveis estão lançando veículos totalmente elétricos (EVs) com grande enfoque na potência e no alcance, mas é preciso prestar atenção em duas coisas: 1) a capacidade da bateria; 2) o consumo de energia por 100 km. Para tirar as dúvidas, fizemos um ranking de consumo elétrico. 

Três carros chineses ocupam os três primeiros lugares: JAC e-JS1, Caoa Chery Arrizo 5e e JAC e-JS4. A lista a seguir contém 14 carros elétricos à venda no mercado brasileiro e traz também o consumo de três versões do ID.3 e uma do ID.4, os dois modelos que a Volkswagen lançará em breve (eles estão fora da classificação).

Caro Chery Arrizo 5e.
Caro Chery Arrizo 5e.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Antes de conferir o ranking, vale dizer que o consumo, seja de combustível (litros) ou de energia (kWh ou Wh) deve ser sempre em relação a uma determinada distância. Por isso, é padrão internacional usar a distância de 100 km para medir o consumo. Embora quase todo mundo fale assim no Brasil, é errado dizer que um carro “consome” 5 km/l ou 5 km/kWh - por um motivo simples: não se consome quilômetros, percorre-se quilômetros. É por isso que carros importados mostram a marcação de consumo em l/100 km.

Consumo = kWh/100 km ou Wh/km (ou l/100 km)

Autonomia = 5 km/kWh (ou 5 km/l)

Alcance = total com uma carga de bateria (ou um tanque de combustível)

Nem sempre os carros elétricos vendidos no Brasil são a versão mais econômica do modelo. Algumas marcas ainda acreditam que os consumidores estão mais interessados na potência do que no consumo e acabam trazendo versões menos econômicas. Por isso, é possível encontrar em outros países o mesmo carro com consumo melhor.

JAC E-JS4.
JAC E-JS4.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Assim como nos carros a combustão, quanto maior a potência, maior será o consumo - e isso deve ser combinado com a capacidade da bateria para saber qual é o alcance do carro. É o caso do Volkswagen ID.3. O fabricante alemão ainda não decidiu qual versão vai vender no Brasil, mas ele tem três opções de bateria: 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh. Veja o ranking a seguir. Os dados de alcance são os declarados pelos fabricantes

1º - JAC e-JS1

Bateria: 30,2 kWh

Consumo: 9,6 kWh/100 km

Alcance: 302 km

2º - Caoa Chery Arrizo 5e

Bateria: 53,5 kWh

Consumo: 12,5 kWh/100 km

Alcance: 322 km

3º - JAC e-JS4

Bateria: 55 kWh

Consumo: 13,0 kWh/100 km

Alcance: 420 km

4º - BMW i3

Bateria: 42,2 kWh

Consumo: 13,1 kWh/100 km

Alcance: 335 km

5º - Fiat 500e

Bateria: 42 kWh

Consumo: 14,0 kWh/100 km

Alcance: 320 km

6º - Nissan Leaf

Bateria: 40 kWh

Consumo: 17,2 kWh/100 km

Alcance: 273 km

7º - Chevrolet Bolt

Bateria: 66 kWh

Consumo: 17,4 kWh/100 km

Alcance: 416 km

8º - Peugeot e-208

Bateria: 50 kWh

Consumo: 17,6 kWh/100 km

Alcance: 340 km

Veja o vídeo do Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro:

9º - Renault Zoe

Bateria: 52 kWh

Consumo: 20,0 kWh/100 km

Alcance: 385 km

10º - Mercedes-Benz EQC

Bateria: 80 kWh

Consumo: 20,8 kWh/100 km

Alcance: 374 km

11º - Jaguar I-Pace

Bateria: 90 kWh

Consumo: 22,3 kWh/100 km

Alcance: 470 km

12º - Porsche Taycan

Bateria: 79,2 kWh

Consumo: 24,8 kWh/100 km

Alcance: 354 km

13º - Volvo XC40

Bateria: 78 kWh

Consumo: 25,0 kWh/100 km

Alcance: 400 km

14º - Audi e-tron

Bateria: 95 kWh

Consumo: 26,2 kWh/100 km

Alcance: 436 km

s/c - Volkswagen ID.3

Bateria: 45 kWh

Consumo: 16,4 kWh/100 km

Alcance: 352 km

Bateria: 58 kWh

Consumo: 16,6 kWh/100 km

Alcance: 450 km

Bateria: 77 kWh

Consumo: 17,1 kWh/100 km

Alcance: 549 km

s/c - Volkswagen ID.4

Bateria: 52 kWh

Consumo: 18,2 kWh/100 km

Alcance: 285 km

Caoa Chery Arrizo 5e inaugura a era dos sedãs elétricos:
Guia do Carro
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