Após 23 anos desde o lançamento, a primeira geração da Fiat Strada finalmente se aposentou. A Fiat anunciou na última quarta (27) o fim da produção do modelo, menos de um ano depois da chegada da segunda geração da picape ao mercado. O plano da montadora italiana era manter o modelo mais antigo como uma opção mais acessível no segmento compacto, com preços a partir de R$ 65.490.
No entanto, a diferença para a segunda geração era pequena, já que a Strada Endurance Cabine Plus custa R$ 68.667 (preço válido para São Paulo, capital), com a vantagem de trazer equipamentos como os controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas, além de todos os equipamentos que já vinham na versão antiga.
Outra vantagem da nova geração é a maior capacidade de carga. Enquanto o modelo mais antigo conta com uma caçamba com capacidade de carga de 705 kg e 1.220 litros, a nova Strada pode levar até 720 kg e 1.354 litros. Por outro lado, a motorização é a mesma: ambas utilizam o 1.4 Fire Evo que entrega 88 cv e 122 Nm de torque, sempre com o câmbio manual de 5 marchas.
Lançada em 1998, a primeira geração da Strada era um dos carros mais antigos em produção no Brasil. Derivada do primeiro Palio -- com quem compartilhava a plataforma -- a picape recebeu quatro reestilizações e ganhou versões com cabine estendida e dupla, até então inéditas entre as opções compactas, segmento no qual a Strada é líder de vendas.
Impulsionada pela chegada da nova geração, a Strada não só manteve a liderança do segmento no ano passado, como também chegou ao topo das vendas gerais em setembro. Outro destaque foi o fato da picape da Fiat ter sido a única a crescer no segmento em relação às vendas de 2019:
P. | Picape |
Vendas 2020 |
Vendas 2019 |
VAR. |
1º | FIAT STRADA | 80.041 | 76.223 | +5,01% |
2º | VOLKSWAGEN SAVEIRO | 30.965 | 42.270 | -26,74% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 6.654 | 12.524 | -46,87% |
A chegada da nova geração da Strada deu fôlego ao segmento de picapes compactas, visto que as concorrentes também contam com muitos anos de mercado. Lançada em 2009, a atual geração da Volkswagen Saveiro -- que custa a partir de R$ 59.990 na versão Robust Cabine simples -- também oferece opções de cabine simples, estendida e dupla, e já passou por duas reestilizações.
Além das duas, o segmento também conta com a Chevrolet Montana, que teve a atual geração lançada em 2010, derivada do finado Agile. Ela, por sua vez, é vendida em versão única (LS), que parte de R$ 77.980.
Mesmo com menos de um ano desde o lançamento, a nova geração da Strada deve contar com novidades em 2021. A Fiat prepara a chegada de uma versão automática para a picape, que contará com câmbio CVT e será a única no segmento a contar com essa opção. Outra novidade, essa menos provável para esse ano, pode ser a adoção dos motores Firefly turbo. Eles devem estrear na reestilização da Toro ainda no primeiro semestre deste ano, com opções 1.0 e 1.3.