1 evento ao vivo

Polo Track, um carro para aposentar o Volkswagen Gol?

Volkswagen confirma Polo Track e levanta rumores sobre o fim do Gol, seu modelo mais tradicional; entenda o que está em jogo

22 mar 2021
16h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Projeção imagina futuro Volkswagen Polo Track com visual aventureiro, com direito a apliques nos para-lamas e rack de teto.
Projeção imagina futuro Volkswagen Polo Track com visual aventureiro, com direito a apliques nos para-lamas e rack de teto.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

A Volkswagen confirmou uma versão do Polo como carro de entrada no Brasil e isso causou rumores sobre o fim do Gol, seu modelo mais popular e tradicional. A confirmação de que o Polo Track será “um carro de entrada para região” (América Latina) foi dada na semana passada por Alexander Seitz, executivo-chefe de finanças (CFO) da Volkswagen.

Daí surgiram os rumores de que o Polo Track substituirá de uma só vez os modelos Gol, Up e Fox, utilizando o motor 1.0 aspirado de 84 cv de potência e 102 Nm de torque. O Polo Track será produzido em Taubaté (SP), fábrica que abriga as linhas de produção do Gol e do Upo. O Fox é produzido em São José dos Pinhais (PR).

A Volkswagen do Brasil não confirma esta notícia. É provável que o Polo Track, ao invés de básico, seja um carro aventureiro, que chegará ao mercado ainda este ano. Quando chegar um novo Polo, entretanto, o atual pode ser mantido e posicionado como carro de entrada. O Fox, apesar de antigo, ainda tem um nicho. O Up é o carro mais arriscado de perder a continuidade.

Quanto ao Gol, a Volkswagen terá um substituto para ele (e também para o Voyage). Mas ninguém sabe ao certo se o nome Gol será abandonado pela Volkswagen. Apesar de não ser mais o campeão nacional de vendas, o Gol continua sendo o carro mais vendido da Volks. Na sede mundial da Volkswagen, na Alemanha, o Gol é considerado o carro-símbolo do Brasil.

Traseira do Volkswagen Polo Track terá logotipos alusivos à versão e pode trazer aplique preto fosco na região da placa.
Traseira do Volkswagen Polo Track terá logotipos alusivos à versão e pode trazer aplique preto fosco na região da placa.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

O designer Renato Aspromonte, do Overboost BR, fez uma projeção do Polo Track. Segundo Aspromonte, fontes confirmaram que alguns fornecedores da marca já iniciaram os pedidos de componentes que serão utilizados no modelo, o que permitiu que lhe permitiu fazer uma projeção de como será o Polo Track.

Confirmando parte dos rumores, a projeção feita por Aspromonte mostra que o futuro Polo Track manterá grande parte do visual já utilizado no Polo atual. No entanto, o diferencial da nova versão será o estilo aventureiro já aplicado anteriormente ao Gol e Fox, que já tiveram versões Track. Visualmente, o Polo Track ganhará apliques nos para-lamas e nas caixas de rodas, além de um possível rack de teto.

Além disso, são esperadas novas rodas e o novo logotipo da Volkswagen. Na parte traseira, Aspromonte imaginou também um aplique na cor preta na região da placa, assim como a presença de logotipos alusivos à versão Track nas portas traseiras e na tampa do porta-malas.

Ainda de acordo com o Overboost BR, o interior do Polo Track também não terá muitas mudanças em relação ao Polo atual. As únicas diferenças devem ser uma nova padronagem de tecidos e a adoção de tons mais escuros no painel e nos revestimentos internos

Mecanicamente, o Polo Track não deverá ter novidades. É esperado que o modelo seja equipado com o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 102 Nm de torque que já é utilizado na versão de entrada do Polo atual. Além dele, é possível que a nova versão tenha o 1.6 MSI de 117 cv e 161 Nm de torque, assim como o câmbio automático de seis marchas.

No ano que vem, o Polo ganhará uma reestilização, que já foi antecipada aqui no Guia do Carro. O hatch compacto terá algumas semelhanças com a oitava geração do Golf, com direito a lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Além disso, é esperado que o Polo receba novos equipamentos que já estão disponíveis para o T-Cross e Nivus, como dois airbags de cortina, a central multimídia VW Play, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo. 

Essas mudanças são uma estratégia da Volkswagen para recuperar as vendas do modelo, que vem caindo após a chegada do Nivus. Em fevereiro o Polo emplacou 2.555 unidades, ficando em 7º lugar entre os hatches compactos e em 17º no geral.

Veja também:

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade