PUBLICIDADE

Novo Versa ou Onix Plus? Comparamos 4 versões até R$ 83 mil

Nissan Versa 1.6 e Chevrolet Onix Plus 1.0T competem diretamente com quatro versões automáticas na faixa de R$ 77 mil a R$ 83 mil. Compare

2 nov 2020 - 10h59
(atualizado em 4/11/2020 às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Nissan Versa: concorrência direta com o líder do segmento de sedãs compactos.
Novo Nissan Versa: concorrência direta com o líder do segmento de sedãs compactos.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

O novo Nissan Versa e o Chevrolet Onix Plus competem diretamente na faixa de R$ 77 mil a R$ 83 mil. São duas versões com câmbio automático para cada lado. O Versa Sense, de entrada, custa R$ 77.990 e desafia o Onix LTZ de R$ 78.690. O Versa Advance, intermediário, de R$ 83.490, enfrenta o Onix Plus Premier, topo de linha, que custa R$ 82.390. As diferenças de preços entre as versões concorrentes são bem pequenas, por isso vale a pena comparar.

Não há um concorrente para o novo Versa Exclusive, de R$ 92.990, pois o carro chegou importado do México com a proposta de elevar a categoria de sedãs compactos. Na briga do Versa com o Onix Plus, o Nissan aposta no motor 1.6 aspirado flex com câmbio tipo CVT (sem trocas de marcha). Já o Chevrolet joga suas fichas no motor 1.0 turbo flex com câmbio automático convencional, de seis marchas.

Já dirigimos os dois carros. O Nissan Versa tem um design mais caprichado e acabamento superior. O carro tem uma clara proposta de aumentar a qualidade do segmento e isso é nítido em vários aspectos, inclusive na dirigibilidade. O Chevrolet Onix Plus tem méritos especialmente no compromisso com a economia de combustível, graças a um motor mais moderno e eficiente, e na entrega de conteúdo. Ele é inferior ao Versa, entretanto, no acabamento e na dirigibilidade.

Chevrolet Onix Premier: topo de linha da GM concorre diretamente com o novo Versa intermediário.
Chevrolet Onix Premier: topo de linha da GM concorre diretamente com o novo Versa intermediário.
Foto: GM / Divulgação

Graças a uma relação peso/potência um pouco melhor, o Chevrolet Onix Plus é mais rápido e mais econômico. A Chevrolet acertou ao dotar o Onix com turbocompressor. Embora seja menor, com apenas três cilindros e 1,0 litro, o motor do Onix Plus entrega um pouco mais de potência (116 contra 114 cv) e leva grande vantagem no torque, que é maior e surge antes (165 Nm a 2.000 rpm contra 152 Nm a 4.000 rpm). Na prática, o Onix Plus é mais ágil nas arrancadas, além de mais econômico.

Item Versa Onix
Potência 114 cv a
5.600 rpm
116 cv a
5.500 rpm
Torque 152 Nm a
4.000 rpm
165 Nm a
2.000 rpm
0 a 100 km/h 10s7 10s4
Vel. máxima  180 km/h 187 km/h
Cid. c/ gasolina 11,7 km/l  12,0 km/l
Est. c/ gasolina 13,9 km/l  15,0 km/l
Cid. c/ etanol 8,0 km/l  8,6 km/l
Est. c/ etanol 10,0 km/l 10,9 km/l

Nem o Versa nem o Onix Plus oferecem trocas de marcha manuais. Como são câmbios automáticos, a Nissan e a GM acreditam que o público desses carros não se importa com esse detalhe. O câmbio CVT simula do Versa prende a posição das polias a partir de uma determinada velocidade, tirando um pouco a monotonia do ronco do motor. O câmbio automático do Onix Plus faz trocas competentes. Além disso, por ter quatro cilindros, o motor de 1,6 litro do Versa não apresenta vibrações.

Já testamos a segunda geração do Nissan Versa 1.6 CVT:

Apesar da vantagem do Onix Plus nos números de aceleração, o Versa parece mais esperto nas retomadas de velocidade. Isso porque o turbocompressor do Chevrolet tem um retardo quando o acelerador é exigido de forma mais contundente. Em termos de dirigibilidade, o Versa é mais prazeroso e mais estável. Isso porque o Nissan é mais baixo e mais largo. Seus pneus também têm a banda de rodagem 1 cm mais larga nas duas versões comparadas.

Item Versa Onix
Comprimento   4,495 m  4,474 m
Largura 1,740 m 1,730 m
Altura 1,465 m 1,474 m
Entre-eixos 2,620 m  2,600 m
Vão livre 13,8 cm  12,7 cm
Pneus (1) 195/65 R15
(Sense)
185/65 R15
(LTZ)
Pneus (2) 205/55 R16
(Advance) 
195/55 R16
(Premier)

A diferença de espaço a bordo nos dois rivais é muito pequena -- ambos são bem espaçosos na traseira e tratam os passageiros com dignidade. Quanto ao porta-malas, o do Versa Sense tem 466 litros, número praticamente idêntico ao do Onix Plus, que tem 469 litros tanto na versão LTZ quanto na Premier. Já o Versa Advance tem um bagageiro maior, com 482 litros.

Quando analisamos os equipamentos de série de cada versão, temos uma situação de igualdade na briga do Versa Advance com o Onix Plus Premier. O Nissan tem só um item indisponível no Onix: faróis de neblina. Já o Chevrolet tem três itens que você não encontra no Versa: luz de circulação diurna, monitoramento de pressão dos pneus e OnStar (serviço de concierge). Aqui é uma questão de gosto mesmo: de um lado, o novo Versa Advance, com melhor dirigibilidade, design impecável e acabamento superior; de outro, o Onix Plus Premier, que é R$ 900 mais barato, tem um pouco mais de potência e melhor consumo.

Novo Onix Plus fica melhor em tudo e sobe de categoria:

Entre o Versa Sense e o Onix Pluz LTZ, a vantagem de preço para o lado do Nissan, que é R$ 700 mais barato. A vantagem de equipamentos de série do Chevrolet Onix, porém, é muito maior e se torna a melhor compra. De exclusivo, o Versa Sense traz apenas faróis com refletores duplos. Já o Onix Plus LTZ oferece vários itens exclusivos: câmera de ré, faróis de neblina, pisca-pisca lateral, limitador de velocidade, rodas de liga leve, banco traseiro bipartido, faróis com acendimento automático, espelhamento de celular e termômetro da temperatura externa.

Item Versa  Onix
Motor 1.6 aspirado 1.0 turbo
Câmbio 6 marchas
CVT
6 marchas
AT
Garantia  3 anos 3 anos
Preço (1) R$ 77.990
(Sense) 
R$ 78.690
(LTZ)
Preço (2) R$ 83.490
(Advance)
R$ 82.390
(Premier)
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade