Novo Versa ou Onix Plus? Comparamos 4 versões até R$ 83 mil
Nissan Versa 1.6 e Chevrolet Onix Plus 1.0T competem diretamente com quatro versões automáticas na faixa de R$ 77 mil a R$ 83 mil. Compare
O novo Nissan Versa e o Chevrolet Onix Plus competem diretamente na faixa de R$ 77 mil a R$ 83 mil. São duas versões com câmbio automático para cada lado. O Versa Sense, de entrada, custa R$ 77.990 e desafia o Onix LTZ de R$ 78.690. O Versa Advance, intermediário, de R$ 83.490, enfrenta o Onix Plus Premier, topo de linha, que custa R$ 82.390. As diferenças de preços entre as versões concorrentes são bem pequenas, por isso vale a pena comparar.
Não há um concorrente para o novo Versa Exclusive, de R$ 92.990, pois o carro chegou importado do México com a proposta de elevar a categoria de sedãs compactos. Na briga do Versa com o Onix Plus, o Nissan aposta no motor 1.6 aspirado flex com câmbio tipo CVT (sem trocas de marcha). Já o Chevrolet joga suas fichas no motor 1.0 turbo flex com câmbio automático convencional, de seis marchas.
Já dirigimos os dois carros. O Nissan Versa tem um design mais caprichado e acabamento superior. O carro tem uma clara proposta de aumentar a qualidade do segmento e isso é nítido em vários aspectos, inclusive na dirigibilidade. O Chevrolet Onix Plus tem méritos especialmente no compromisso com a economia de combustível, graças a um motor mais moderno e eficiente, e na entrega de conteúdo. Ele é inferior ao Versa, entretanto, no acabamento e na dirigibilidade.
Graças a uma relação peso/potência um pouco melhor, o Chevrolet Onix Plus é mais rápido e mais econômico. A Chevrolet acertou ao dotar o Onix com turbocompressor. Embora seja menor, com apenas três cilindros e 1,0 litro, o motor do Onix Plus entrega um pouco mais de potência (116 contra 114 cv) e leva grande vantagem no torque, que é maior e surge antes (165 Nm a 2.000 rpm contra 152 Nm a 4.000 rpm). Na prática, o Onix Plus é mais ágil nas arrancadas, além de mais econômico.
Item | Versa | Onix |
Potência |
114 cv a 5.600 rpm |
116 cv a 5.500 rpm |
Torque |
152 Nm a 4.000 rpm |
165 Nm a 2.000 rpm |
0 a 100 km/h | 10s7 | 10s4 |
Vel. máxima | 180 km/h | 187 km/h |
Cid. c/ gasolina | 11,7 km/l | 12,0 km/l |
Est. c/ gasolina | 13,9 km/l | 15,0 km/l |
Cid. c/ etanol | 8,0 km/l | 8,6 km/l |
Est. c/ etanol | 10,0 km/l | 10,9 km/l |
Nem o Versa nem o Onix Plus oferecem trocas de marcha manuais. Como são câmbios automáticos, a Nissan e a GM acreditam que o público desses carros não se importa com esse detalhe. O câmbio CVT simula do Versa prende a posição das polias a partir de uma determinada velocidade, tirando um pouco a monotonia do ronco do motor. O câmbio automático do Onix Plus faz trocas competentes. Além disso, por ter quatro cilindros, o motor de 1,6 litro do Versa não apresenta vibrações.
Apesar da vantagem do Onix Plus nos números de aceleração, o Versa parece mais esperto nas retomadas de velocidade. Isso porque o turbocompressor do Chevrolet tem um retardo quando o acelerador é exigido de forma mais contundente. Em termos de dirigibilidade, o Versa é mais prazeroso e mais estável. Isso porque o Nissan é mais baixo e mais largo. Seus pneus também têm a banda de rodagem 1 cm mais larga nas duas versões comparadas.
Item | Versa | Onix |
Comprimento | 4,495 m | 4,474 m |
Largura | 1,740 m | 1,730 m |
Altura | 1,465 m | 1,474 m |
Entre-eixos | 2,620 m | 2,600 m |
Vão livre | 13,8 cm | 12,7 cm |
Pneus (1) |
195/65 R15 (Sense) |
185/65 R15 (LTZ) |
Pneus (2) |
205/55 R16 (Advance) |
195/55 R16 (Premier) |
A diferença de espaço a bordo nos dois rivais é muito pequena -- ambos são bem espaçosos na traseira e tratam os passageiros com dignidade. Quanto ao porta-malas, o do Versa Sense tem 466 litros, número praticamente idêntico ao do Onix Plus, que tem 469 litros tanto na versão LTZ quanto na Premier. Já o Versa Advance tem um bagageiro maior, com 482 litros.
Quando analisamos os equipamentos de série de cada versão, temos uma situação de igualdade na briga do Versa Advance com o Onix Plus Premier. O Nissan tem só um item indisponível no Onix: faróis de neblina. Já o Chevrolet tem três itens que você não encontra no Versa: luz de circulação diurna, monitoramento de pressão dos pneus e OnStar (serviço de concierge). Aqui é uma questão de gosto mesmo: de um lado, o novo Versa Advance, com melhor dirigibilidade, design impecável e acabamento superior; de outro, o Onix Plus Premier, que é R$ 900 mais barato, tem um pouco mais de potência e melhor consumo.
Entre o Versa Sense e o Onix Pluz LTZ, a vantagem de preço para o lado do Nissan, que é R$ 700 mais barato. A vantagem de equipamentos de série do Chevrolet Onix, porém, é muito maior e se torna a melhor compra. De exclusivo, o Versa Sense traz apenas faróis com refletores duplos. Já o Onix Plus LTZ oferece vários itens exclusivos: câmera de ré, faróis de neblina, pisca-pisca lateral, limitador de velocidade, rodas de liga leve, banco traseiro bipartido, faróis com acendimento automático, espelhamento de celular e termômetro da temperatura externa.
Item | Versa | Onix |
Motor | 1.6 aspirado | 1.0 turbo |
Câmbio |
6 marchas CVT |
6 marchas AT |
Garantia | 3 anos | 3 anos |
Preço (1) |
R$ 77.990 (Sense) |
R$ 78.690 (LTZ) |
Preço (2) |
R$ 83.490 (Advance) |
R$ 82.390 (Premier) |