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Novo Peugeot 3008 encanta na reestilização de meia-idade

SUV francês é revelado com um design matador, ganha multimídia 10” e atualiza o painel digital. Nova aposta é nas duas versões híbridas

2 set 2020 - 19h46
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Peugeot 3008 reestilizado: visual ainda mais agressivo na nova versão GT Pack.
Peugeot 3008 reestilizado: visual ainda mais agressivo na nova versão GT Pack.
Foto: PSA / Divulgação

Um novo Peugeot 3008 está a caminho. Na verdade, já foi apresentado na Europa, onde começa a ser vendido ainda no final deste ano. O carro não é totalmente novo, mas passou por uma reformulação de meia-idade digna de aplausos. O design exterior ficou matador e ainda mais interessante do que vimos na segunda geração. A Peugeot não divulgou quando o 3008 reestilizado estreia no mercado brasileiro. 

Embora os ajustes de design tenham sido pequenos, pois mantiveram as linhas principais do carro, a nova grande frontal deu aspecto ultra moderno ao novo 3008. Ele tem faróis de LED reprojetados e as luzes diurnas de LED semelhantes às que foram introduzidas nos modelos 2008 e 208 (que será apresentado no Brasil dia 8 de setembro). Na traseira, as luzes Full LED foram redesenhadas e apresentam acabamento fumê.

Mudanças visuais não foram grandes, mas a Peugeot conseguiu aprimorar o design.
Mudanças visuais não foram grandes, mas a Peugeot conseguiu aprimorar o design.
Foto: PSA / Divulgação

Nas versões GT e GT Pack os faróis de série são totalmente de LED. Há uma nova configuração Black Pack  que acrescenta rodas de liga leve de 19” e acabamento em preto brilhante para várias peças. As rodas são de 17” na versão de entrada, de 18” na intermediária e de 19” na topo de linha. Por dentro, o carro teve mudança nos estofamentos, além de ganhar um novo espelho retrovisor sem a tradicional moldura.

O novo 3008 avançou na questão da digitalização. O display tátil central ficou maior e tem 10”, além de melhor definição de tela. Já o painel digital de 12,3” melhorou o contraste e ficou mais fácil de ler, segundo o fabricante. O carro manteve os interruptores tipo piano para controle do ar-condicionado e outros sistemas. Carregamento de celular por indução e novas entradas USB foram adicionadas. Quanto ao sistema de áudio, também ganhou upgrade e tem potência de 515 watts.

Na Europa o Peugeot 3008 começa com um motor 1.2 turbo a gasolina de três cilindros. Esperava-se esse motor para o novo 208, mas ele não vingou. Como tem 130 cv, não deve ser usado no 3008 que é vendido no Brasil. Deve ficar mesmo com o 1.6 turbo atual de 165 cv. É bem provável, entretanto, que no versão híbrida plug-in chegue com o 3088 reestilizado. Afinal, a Peugeot vai entrar nesse segmento com o hatchback compacto 208 e não faz sentido ficar de fora com um SUV médio. 

Interior do novo Peugeot 3008: display central maior e estofamentos melhorados.
Interior do novo Peugeot 3008: display central maior e estofamentos melhorados.
Foto: PSA / Divulgação

O 3008 híbrido plug-in pode chegar em duas opções, ambas com um motor 1.6 PureTech a gasolina trabalhando em conjunto com um sistema elétrico. Na versão com tração dianteira, o carro usa um único motor elétrico e entrega uma potência combinada de 225 cv (ou 165 kW). Já o 3008 Hybrid4, com tração integral, utiliza dois motores elétricos e a potência combinada sobe para 300 cv (ou 221 kW).  No modo totalmente elétrico, o alcance é de 56 km.

Painel digital de 12,3" teve mudança no contraste e ficou mais fácil de ler.
Painel digital de 12,3" teve mudança no contraste e ficou mais fácil de ler.
Foto: PSA / Divulgação

Apesar de ser um ótimo carro, o Peugeot 3008 ocupa apenas o 37º lugar no ranking dos SUVs no Brasil. Ele emplacou 121 unidades em agosto e 756 no acumulado do ano. No mercado brasileiro, o Peugeot 3008 tem apenas duas versões: Allure por R$ 195.900 e Griffe Pack por R$ 212.190.

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