Novo Peugeot 2008 será mini 3008 e vai mirar o Tracker
Feito sobre a mesma plataforma modular do novo hatch 208, segunda geração do SUV 2008 pode ter motor 1.2 turbo, 1.6 turbo ou 1.6 aspirado
Depois do novo Peugeot 208, que chega no 2º semestre ao mercado brasileiro, a próxima novidade da marca francesa, com lançamento previsto para 2021, será o SUV compacto 2008. Apresentado na Europa no ano passado, o modelo é maior que o atual e tem visual mais ousado, claramente inspirado no médio 3008. Seu alvo no mercado, porém, será o novo Chevrolet Tracker.
O SUV -- que é montado sobre a nova plataforma modular CMP -- deixará de ser feito em Porto Real (RJ) e passará a vir importado da Argentina, onde será produzido ao lado do 208 na fábrica de El Palomar. Com 4,30 m de comprimento e entre-eixos de 2,60 m, o novo SUV é 14 cm mais longo e tem 6 cm a mais no espaço entre os eixos do que o carro atual. Medidas que colocam o novo 2008 acima do recém-lançado Chevrolet Tracker, que tem 4,27 m de comprimento e entre-eixos de 2,570 m. Na prática, o ganho principal foi em espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro e também no porta-malas, cuja capacidade passou de 355 para 434 litros.
Desde a versão de entrada, o 2008 da Europa traz um pacote tecnológico com itens como frenagem automática de emergência (controlada por câmera e radar), assistente de manutenção em faixa e reconhecimento de sinalização, além de faróis principais e luzes diurnas de LED, retrovisores laterais aquecidos e painel digital configurável. No Mercosul, como de praxe, o modelo deverá sofrer algumas simplificações aparentes.
No INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), onde teve o desenho registrado em março, o SUV aparece em duas configurações: a mais simples tem um visual próximo da versão Active da Europa, trazendo inclusive as mesmas rodas de liga leve de 16". Mas adota faróis mais simples, com lâmpadas halógenas, além de não trazer o conjunto de luzes diurnas. Já a configuração mais cara que aparece é praticamente idêntica ao topo de linha GT vendido na França, com destaque para os faróis do tipo full LED, as luzes diurnas, o teto solar panorâmico e as rodas de liga leve de 18".
Mecanicamente, a gama de motores a gasolina do 2008 europeu traz apenas o 1.2 PureTech de três cilindros em variações turbo de 100, 130 cv e 155 cv. Há ainda opções diesel (100 e 130 cv) e uma elétrica, com potência equivalente a 136 cv. O câmbio pode ser automático de oito marchas ou manual de seis velocidades.
Ainda não se sabe se o 2008 “Mercosul” irá contar com as mesmas opções de motorização. Mas se seguir o padrão adotado no novo 208, que inicialmente não terá os motores da linha PureTech, o 2008 deve seguir como na geração atual é composta pelo 1.6 16V EC5 aspirado e pelo 1.6 THP, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.