Novo Nissan Kicks inicia produção; concorrência vai reagir
Além do Nissan Kicks, segmento de SUVs compactos terá outras novidades para 2021; veja quais são os desafios do Kicks depois do facelift
Previsto para estrear em março, o Nissan Kicks reestilizado já é produzido no Brasil. A Nissan anunciou nesta quinta (11) que o SUV com visual atualizado já é feito na fábrica da marca em Resende, no sul do Rio de Janeiro. Lançado originalmente em 2016 no Brasil, o Kicks vive a expectativa de receber sua primeira reestilização, que estreou no ano passado na Tailândia e Estados Unidos.
Em comunicado, a Nissan afirmou que a fábrica fluminense recebeu atualizações para receber a produção do Kicks reestilizado. Vale ainda lembrar que a planta já produzia o SUV, além do sedan V-Drive (antigo Versa), e conta atualmente com cerca de 2 mil colaboradores.
Por fora, as diferenças se concentram na dianteira. O Kicks recebeu novos faróis com design mais afilado e integrados à grade. Esta, aliás, ficou maior, adotando o conceito V-Motion da Nissan, que está presente em outros carros da marca, como o Novo Versa e o futuro Sentra. Outra novidade são as novas entradas de ar do para-choque, que adotam formato vertical -- no atual elas são horizontais.
Na lateral, nada muda, a não ser por novas opções de rodas. Já na traseira, as lanternas receberam um aplique reflexivo que as interliga pela tampa do porta-malas. Por dentro, as mudanças também foram discretas. O Kicks receberá novas cores e revestimentos, mas o desenho do console se manterá o mesmo. A novidade mais relevante é a adoção de uma nova central multimídia de 8’’, no lugar da atual de 7’’.
Mecanicamente, o modelo nacional não deve trazer a principal novidade da versão internacional. É esperado que o Kicks mantenha o atual motor 1.6 aspirado de 114 cv e 152 Nm de torque que já equipa o Versa, assim como opções de câmbio manual de 5 marchas e automático do tipo CVT.
A versão híbrida E-Power, lançada na Tailândia, é equipada com um motor 1.2 de três cilindros de 79 cv que apenas fornece energia para o motor elétrico de 129 cv e 260 Nm de torque. O conjunto faz com que o consumo do Kicks seja de 23 km/l de gasolina, e oferece um alcance de impressionantes 900 km. No Brasil, o sistema deverá utilizar um motor 1.0 de três cilindros e tecnologia flex, mas só deve chegar ao mercado nacional em 2022.
As mudanças feitas pela Nissan no Kicks são uma tentativa de fazer frente aos concorrentes. Em 2020, o Kicks foi o 4º SUV compacto mais vendido no país, atrás do Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. Com 36.433 emplacamentos no ano passado, a Nissan tem como objetivo recuperar os números de 2019, quando o Kicks vendeu 56.060 unidades.
ANO | VENDAS |
2016 | 10.709 |
2017 | 33.464 |
2018 | 46.812 |
2019 | 56.060 |
2020 | 36.433 |
No entanto, além do Kicks, outros concorrentes também devem receber novidades. Veja a seguir as mudanças que os quatro principais concorrentes do Kicks na categoria de SUVs compactos -- Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta -- devem receber ainda em 2021.
Volkswagen T-Cross
Atual líder de vendas, com 60.119 unidades vendidas no ano passado, o Volkswagen T-Cross deve receber apenas novidades na linha 2022. Para ele, são esperados novos equipamentos, como o ACC (piloto automático adaptativo), e novidades pontuais como o novo volante e a nova logomarca da Volkswagen.
Como estas novidades estrearam em 2020 no Nivus, é natural que também sejam aplicadas ao T-Cross, que ocupa uma posição superior na linha de modelos da marca alemã. Vale lembrar que ainda no ano passado, o SUV já recebeu a nova central multimídia VW Play.
Por outro lado, mecanicamente segue tudo igual. O T-Cross deve manter os motores 1.0 TSI, com 128 cv e 200 Nm de torque, assim como o 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm de torque. Em relação à transmissão, o SUV da Volkswagen pode perder o câmbio manual de seis marchas, mantendo somente a opção automática.
Chevrolet Tracker
Lançada no ano passado, a atual geração do Chevrolet Tracker não deve trazer novidades para 2021. O SUV derivado do Onix foi o terceiro mais vendido do segmento em 2020, quando registrou 49.372 unidades, ficando atrás apenas do T-Cross e do Jeep Renegade.
Mecanicamente, o modelo seguirá com as opções 1.0 turbo de 116 cv e 164 Nm de torque, além do 1.2, também turbo, que entrega 133 cv e 210 Nm de torque. Já o câmbio segue como o automático de seis marchas que também equipa o Onix e Onix Plus.
Jeep Renegade
O concorrente da Jeep finalmente ganhará um novo motor em 2021. No lugar do motor 1.8 E-Torq de 139 cv, o Renegade ganhará um novo motor 1.3 turbo de 180 cv. Enquanto o visual não deve trazer nenhuma mudança, o modelo deve ganhar novos equipamentos de série, e também uma versão híbrida plug-in.
Nessa versão, o Renegade trará um conjunto formado pelo motor 1.3 turbo e um motor elétrico de 60 cv que atua somente nas rodas traseiras. Juntos, eles entregam uma potência combinada de 240 cv e oferecem uma autonomia de 50 km em modo totalmente elétrico.
Hyundai Creta
Se por um lado, os outros concorrentes trarão apenas novidades pontuais, o mesmo não pode ser dito do Hyundai Creta. O modelo sul-coreano terá direito a uma nova geração, que já foi lançada na Ásia. O visual controverso, no entanto, pode acabar afastando alguns compradores, assim como aconteceu com o hatch HB20, também da Hyundai.
Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021, a nova geração do Creta terá porte maior do que o modelo atual vendido no Brasil. Ele ganhará 3 cm a mais no comprimento, totalizando 4,30 m. O entre-eixos também crescerá cerca de 2 cm, e o porta-malas passará de 402 litros para 408.
Mecanicamente, o Creta deverá trocar os motores aspirados atuais -- de 1.6 e 2.0 litros -- pelo motor 1.0 TGDI, com turbo e injeção direta, que já é utilizado no HB20 e entrega 120 cv e 171 Nm de torque. Equipado sempre com um câmbio automático de 6 marchas, o Creta também deverá ganhar em 2022 o inédito 1.4 TGDI, de 140 cv e 242 Nm.