Novo Nissan Kicks 2022 estreia sem mudança de preços
Nissan Kicks dá um salto de qualidade em segurança, conforto e dirigibilidade e almeja 50 mil vendas em um ano; veja o que mudou no SUV
O Nissan Kicks veio, viu e venceu. Criado exclusivamente para o gosto do consumidor brasileiro, o Nissan Kicks estreou em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e agora passa por sua primeira reestilização. O carro teve leves mudanças visuais, pois já tinha um design muito bom, mas também ganhou novos equipamentos de segurança e conforto e teve sua dirigibilidade aprimorada.
O novo Nissan Kicks 2022 começa a ser vendido no Brasil em três versões, com a mesma nomenclatura que a marca japonesa utilizou para o novo Versa. Já tivemos uma experiência com o novo Nissan Kicks na pista de testes do Haras Tuiuti (SP), mas os preços só foram revelados na noite desta quinta-feira (25). E foi uma surpresa: As novas versões são as seguintes mantiveram os mesmos preços das anteriores:
Sense manual: R$ 90.390 (antiga S manual)
Sense CVT: 98.390 (antiga S)
Advance CVT: R$ 106.390 (antiga SV)
Exclusive CVT: R$ 116.390 (antiga (SL)
Visualmente, a Nissan preferiu seguir a mudança feita no Kicks mexicano (que é vendido na América do Norte) e não no Kicks asiático. Mesmo tendo sido projetado para o Brasil e América Latina, o Kicks se tornou um sucesso e atualmente é produzido na Tailândia, na China e em Taiwan. O modelo asiático já conta com o sistema e-Power e faz 23 km/l de gasolina; no Brasil, esse sistema está em desenvolvimento e pode estrear em 2022, como linha 2023.
O novo Kicks 2022 tem a grade preta mais larga em black piano. O logotipo cromado deu lugar a um logo de plástico, pois esconde um radar que auxilia várias funções de segurança do carro. Os faróis, agora de led, foram alongados para a frente e os faróis auxiliares ficaram mais verticais. Na traseira, as lanternas também são de led (inclusive as luzes de freio) e também foram alongadas. Elas agora são unidas por um elemento de plástico imitando as lanternas e que deixa o Kicks visualmente mais assentado. A antena agora é do tipo barbatana de tubarão. As luzes de direção dos espelhos retrovisores externos também são de led.
Nas laterais, a mudança foi no desenho das rodas. O formato do design ficou o mesmo, mas o que antes eram dez raios agora são cinco raios duplos. As rodas são de 17” e os pneus são 205/55. Os pneus relativamente largos do Kicks agora são da Bridgestone (antes eram Continental) e ganharam “grip”, aumentando a aderência em pista molhada e nas frenagens de emergência. O comportamento do carro nas curvas também foi aprimorado com fixações mais rígidas na coluna de direção e na suspensão traseira.
Demos algumas voltas com o novo Nissan Kicks 2022 na pista do Haras Tuiuti e sua dinâmica agradou. O carro ficou mais comportado nas curvas fechadas e é neutro nas frenagens de emergência. Embora a percepção das mudanças seja um pouco difícil para quem não tem o carro antigo ao lado, o Kicks realmente melhorou em design. Não é fácil mexer num carro que já tem um design campeão, mas a Nissan conseguiu.
Por dentro, o carro ganhou uma tela multimídia maior para as versões superiores, com 8” (as de entrada continuam com 7”). Segundo a Nissan, o novo Kicks 2022 está “mais alinhado com a Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade, deixando-os mais confortáveis, seguros e com tecnologias de ponta”. O sistema de som premium Bose, por exemplo, inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista. Uma experiência de som 360° pode ser controlada na tela do sistema multimídia.
A câmera 360°, que foi uma novidade do primeiro Kicks, foi mantida. O carro tem Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem, Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade. O carro também traz sensor de estacionamento e do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros.
O novo sistema multimídia Nissan Connect 8” com Android Auto e Apple CarPlay tem assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo. No console central, há uma entrada USB convencional e outra menor, USB-C. Segundo a Nissan, ambas são mais rápidas na transmissão de dados e no carregamento.
O para-brisa do Kicks agora tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Segundo a Nissan, a cabine ficou mais silenciosa mesmo quando há fortes acelerações e houve uma redução de 35% no ruído na faixa de frequência de conversas a bordo.
O carro tem muitas qualidades e deixou isso claro na experiência que tivemos com ele na pista. Porém, faltou uma coisa: mexer no motor. A Nissan manteve o motor 1.6 aspirado flex de 114 cv de potência (5.600 rpm) e 152 Nm de torque (4.000 rpm). O motor tem controle de aberturas das válvulas continuamente variável e trabalha em conjunto com um câmbio automático CVT com D-Step de 6 marchas. Um motor turbo deixaria o Kicks ainda mais competitivo. Porém, a Nissan trabalha no Kicks e-Power, uma tecnologia que unirá um motor 1.0 com um motor elétrico e dará ao Kicks médias de 25 a 30 km/l de gasolina.
Segundo a Nissan, o projeto para o coletor permitiu a redução na altura total do motor e, com isso, a aerodinâmica é beneficiada graças à linha de capô mais baixa. Com o motor 1.6 e o câmbio CVT, o Kicks faz 7,3 km/l de etanol na cidade e 9,3 km/l na estrada; ou 9,3 km/l de gasolina na cidade e 13,6 km/l na estrada. Ele emite 109 g/km de CO2. Por isso, ele tem apenas a nota C no Inmetro em sua categoria. Com essa configuração, o novo Nissan Kicks 2022 acelera de 0 a 1009 km/h em 11,8 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h.
O carro das fotos utiliza a nova cor Azul Elétrico. O Kicks 2022 tem três opções para o acabamento interno: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com teto preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com teto preto). Outra novidade é que o novo Kicks 2022 sai de fábrica com a etiqueta do sistema Sem Parar. O comprador poderá optar por ativá-lo ou não, com valores e ofertas especiais.
Em 2020, o Nissan Kicks foi 36º carro mais vendido do Brasil, com 36.433 emplacamentos. Na categoria de SUV compacto ele ficou em 5º lugar, atrás de Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O objetivo para os próximos anos é vender 50 mil unidades do Kicks. O novo Nissan Kicks 2022 é produzido na fábrica de Resende (RJ) e chega às concessionárias da marca na segunda quinzena de março. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem e assistência 24 horas por dois anos.
Todas as versões e equipamentos do novo Nissan Kicks 2022
Sense Manual
- Abertura e fechamento das portas através de controle remoto
- Acabamento dos bancos em tecido
- Acendimento inteligente dos faróis
- Aerofólio integrado na cor do veículo
- Airbags duplos frontais, laterais e de cortina
- Alarme perimétrico
- Alerta de cinto de segurança destravado - frontal e traseiros
- Antena estilo barbatana de tubarão
- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis (5)
- Ar-condicionado
- Bancos do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
- Bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero
- Comandos de áudio e telefone no volante
- Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5)
- Controle de Tração e Estabilidade
- Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
- Freios ABS com controle eletrônico e assistência de frenagem
- Grade frontal com acabamento cromado
- Lanternas traseiras em led
- Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com controle intermitente variável
- Luz de freio em led
- Maçanetas externas na cor do veículo e internas cromadas
- Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
- Porta-copos no console central e nas portas
- Porta-malas com iluminação interna
- Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
- Rodas de aço 16" e pneus 205/60 R16
- Sistema Inteligente de Partida em Rampa
- Sistema de áudio com display sensível ao toque, colorido de 7”, com rádio AM/FM, Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto e 4 alto-falantes
- Tag Sem Parar
- Tomada 12V (2)
- Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista
- Volante com regulagem de altura e profundidade
Sense CVT
Todos os itens da versão Sense com câmbio manual adicionados de:
- Câmbio CVT com função Overdrive
- Câmera traseira de estacionamento
- Controle de velocidade automática no volante
- Luzes de condução diurna
- Rodas de liga leve 16'' e pneus 205/60 R16
- Sensor de estacionamento traseiro
Advance CVT
Todos os itens da versão Sense CVT adicionados de:
- Chave inteligente presencial
- Controle do computador de bordo no volante
- Espelho retrovisor eletrocrômico
- Fechamento dos vidros por meio de controle remoto
- Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8”, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto
- Painel multifuncional em TFT de 7''
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
- Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/55 R17
- Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento
- Volante com acabamento revestimento sintético
Pack Plus (opcional)
- Bancos com revestimento sintético
Exclusive CVT
Todos os itens da versão Advance CVT adicionados de:
- Ar-condicionado automático digital
- Apoio de braço frontal
- Controle Inteligente de Freio Motor
- Controle Inteligente em Curvas
- Detector de objetos em movimento
- Estabilizador Inteligente de Carroceria
- Faróis dianteiros e de neblina em full led
- Maçanetas externas cromadas
- Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
- Sistema premium de som Bose Personal Space com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes
- Visão 360° Inteligente
Pack Tech (opcional)
- Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade
- Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem
- Alerta Inteligente de mudanças de faixa
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de ponto cego
Os números
- Preço: n/d
- Motor: 1.6 flex
- Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
- Torque: 152 Nm a 4.000 rpm (g/e)
- Câmbio: 6 marchas CVT
- Comprimento: 4,295 m
- Largura: 1,760 m
- Altura: 1,590 m
- Entre-eixos: 2,610 m
- Vão livre: 200 mm
- Ângulo de ataque: 18°
- Ângulo de saída: 28°
- Peso: 1.139 kg
- Pneus: 205/55 R17
- Porta-malas: 432 litros
- Tanque: 41 litros
- 0-100 km/h: 11s8
- Velocidade máxima: 175 km/h
- Consumo cidade: 11,3 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,6 km/l (g)
- Emissão de CO2: 109 g/km