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Novo Mercedes GLS 450 estreia com show de tecnologia

Terceira geração do SUV de luxo da Mercedes-Benz, GLS 450 tem motor a gasolina de seis cilindros, tração 4Matic e EQ Boost de 48V

17 fev 2021 - 21h55
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Novo Mercedes-Benz GLS 450: maior e mais luxuoso SUV da marca alemã.
Novo Mercedes-Benz GLS 450: maior e mais luxuoso SUV da marca alemã.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A Mercedes-Benz começa a vender no Brasil a terceira geração de seu maior SUV de luxo, o GLS. Totalmente renovado, o GLS 450 4Matic chega ao país em versão exclusiva, equipado com motor a gasolina de seis cilindros em linha, sistema de tração 4Matic e sistema EQ Boost de 48V, o que o caracteriza como um híbrido leve..

O novo Mercedes-Benz GLS 450 complementa a gama de utilitários esportivos alemães.. Desde 1997, ano do lançamento do primeiro SUV da marca, a Mercedes já comercializou mais de 6 milhões de utilitários esportivos, que se tornaram um pilar estrutural do portfólio de produtos.

O design exterior do GLS revela dimensões ainda mais imponentes (comprimento de 5,207 m e largura de 2,157 m). O carro cresceu em comparação com o antecessor, principalmente na distância entre eixos (+6,0 cm), passando para 3,135 m.

No design frontal, a grade do radiador octogonal fica quase que na vertical, característica marcante dos modelos SUVs da marca, e a traseira tem uma linha lateral que se estende desde as portas traseiras até as lanternas traseiras. Segundo o fabricante, isso confere ao GLS um design único em qualquer ângulo.

Interior do novo Mercedes GLS 450 traz a última geração da multimídia MBUX.
Interior do novo Mercedes GLS 450 traz a última geração da multimídia MBUX.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Por dentro, o elemento central do painel é a tela central de 12,3”. O console central proeminentemente elevado cria um contraste robusto com a aparência de flutuação livre do painel. Como dissemos, o novo Mercedes GLS tem uma distância entre-eixos consideravelmente mais longa do que seu antecessor, o que melhorou o espaço na segunda fila de bancos, que pode ser ajustada eletricamente para a frente e para trás em 10 cm. O espaço para as pernas foi aumentado em 8,7 cm quando os bancos estão na posição mais recuada. O mesmo se aplica à função Easy-Entry, que torna mais fácil entrar e sair dos dois bancos individuais da terceira fila. Para isso, os bancos da segunda fila movem-se para a frente e são rebatidos para frente.

A segunda fila possui banco traseiro rebatível na proporção 60/40 e tem encostos ajustáveis em 40/20/40. Todos os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente ou ao mesmo tempo com um simples toque de um botão para criar uma área de carga nivelada no GLS com capacidade para 2.400 litros. O rebaixamento automático da extremidade traseira em cerca de 5,0 cm (graças à suspensão pneumática) permite carregar e descarregar o porta-malas com maior conforto.

O motor 3.0 a gasolina de seis cilindros trabalha integrado com um sistema elétrico de bordo de 48 volts “EQ Boost” e gerador de partida integrado (ISG). O gerador de partida integrado é responsável por funções híbridas como “boosting” para arranque, “sailing” para manutenção de velocidade de cruzeiro ou recuperação de energia, e torna possível a economia de combustível, que antes era reservada para a tecnologia híbrida de alta tensão. Por isso, o Mercedes GLS agora se encaixa como um híbrido leve.

Com maior entre-eixos, espaço para a segunda fileira de bancos cresceu.
Com maior entre-eixos, espaço para a segunda fileira de bancos cresceu.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

O sistema elétrico de bordo de 48V atende não só a bomba d'água e o compressor do ar condicionado, mas também o gerador de partida integrado (ISG), que fornece energia para a bateria por meio do sistema de recuperação de energia. Os 367 cv desenvolvidos pelo motor de combustão interna são utilizados em conjunto com a transmissão automática 9G-tronic. 

A nova suspensão E-Active Body Control, otimizada para uso off-road, dá ao novo Mercedes GLS atinge um nível superior de atitude fora da estrada. Segundo a Mercedes-Benz, trata-se do único sistema do mercado capaz de controlar individualmente as forças das molas e dos amortecedores de cada roda, suprimindo os movimentos de rolamento, inclinação e subida e descida da carroceria. 

O E-Active Body Control complementa a suspensão a ar com um sistema de semi-suporte hidropneumático. As molas pneumáticas suportam a carga básica da carroceria do veículo e gradualmente regulam o nível. Os hidropneumáticos geram forças dinâmicas que se sobrepõem às forças da suspensão a ar, apoiando e amortecendo ativamente a carroceria do veículo.

Um dos destaques da nova geração do Mercedes GLS é a sua capacidade off-road aprimorada.
Um dos destaques da nova geração do Mercedes GLS é a sua capacidade off-road aprimorada.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A suspensão E-Active Body Control também permite uma ampla gama de características de uso que podem ser selecionadas com o modo de condução -- do conforto de um sedã à agilidade de um SUV esportivo. Além disso, os engenheiros criaram uma série de funções totalmente novas para o GLS:

  • Modo “rocking”: se GLS afundar em uma duna de areia, por exemplo, este modo pode ajudar a liberar o veículo mais facilmente em muitas dessas situações. Se possível, o nível da suspensão é automaticamente elevado e abaixado várias vezes, aumentando e reduzindo alternadamente a pressão sobre o solo dos pneus e melhorando a tração -- assim, o GLS se solta.
  • Atuação individual da roda: depois de selecionar o modo de condução Off-Road, a altura do percurso em cada roda pode ser ajustada individualmente por meio da tela sensível ao toque do display de mídia, melhorando assim o foco off-road do veículo em terrenos acidentados quando, por exemplo, uma roda está presa em uma vala ou a mola da roda está totalmente comprimida.
  • Rebaixamento traseiro ao carregar/descarregar: ao acionar o botão de rebaixamento traseiro, o veículo é rebaixado até um nível definido no eixo traseiro. Isso permite que o compartimento de bagagem seja carregado e descarregado de forma mais conveniente. O nível no eixo dianteiro permanece inalterado. O eixo traseiro é rebaixado cerca de 5 cm de sua altura previamente definida, mas não inferior a -7 cm. Esta função não é ativada quando um trailer é engatado.

O GLS oferece a última geração do sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Também faz parte do sistema de entretenimento um sistema de som surround Burmester com 13 alto-falantes e um amplificador adicional, garantindo uma experiência musical impressionante com suas características de design e um total de 13 alto-falantes. O subwoofer do sistema é instalado sob o piso. 

O novo Mercedes-Benz GLS traz mais uma inovação: o sistema de navegação com realidade aumentada. Uma imagem de vídeo dos arredores, obtida com o auxílio da câmera frontal, é alimentada com informações de navegação úteis, como setas ou números de casas, que são automaticamente sobrepostos diretamente na tela principal, melhorando a navegação e facilitando ainda mais o ato da condução.

O GLS 450 4Matic está disponível com Pacote Energizing, que conecta vários sistemas de conforto no veículo e usa iluminação e ambientes musicais, além de uma série de massagens para uma ampla gama de programas de bem-estar a bordo. Isso também inclui o pacote AIR BALANCE para fragrância, ionização e filtragem do ar.

GLS 450 4Matic: tração integral e visual elegante para o rei dos SUVs da Mercedes.
GLS 450 4Matic: tração integral e visual elegante para o rei dos SUVs da Mercedes.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

O novo recurso de série é a função de lavagem do carro -- que é muito útil, especialmente em um veículo grande e muito equipado como o GLS. Quando esta função é selecionada, a suspensão move-se para a posição mais alta, o que reduz as larguras da pista devido à geometria do eixo. Isso torna mais fácil dirigir em um lava-rápido, bem como remover qualquer sujeira remanescente nos arcos das rodas da última viagem off-road. E todos os recursos do equipamento que podem causar um acidente ao dirigir no lava-rápido são automaticamente protegidos:

  • Rebatimento dos retrovisores externos;
  • As janelas laterais e o teto solar são fechados:
  • Suprime a informação do sensor de chuva para que as palhetas fiquem desligadas na lavagem;
  • Os alertas de Parktronic são suprimidos:
  • Aciona o controle do clima para o modo de recirculação de ar e, após oito segundos, ativa a imagem frontal da câmera 360° para auxiliar o motorista ao dirigir no lava-rápido

Essas configurações são desativadas automaticamente quando o motorista sai do lava-rápido e atinge uma velocidade acima de 20 km/h.

O novo GLS segue os padrões de segurança da marca e também dispõe de diversos sistemas de assistência à condução semiautônoma Mercedes-Benz de última geração que dão um apoio cooperativo aos condutores. Um deles é o Assistente de Freios Ativo, que pode ajudar a prevenir colisões traseiras e com travessias de pedestres e veículos. Em conjunto com o Distronic, a Função Stop & Go Ativa é capaz de realizar as tarefas de manter a distância de segurança até a parada completa do veículo e posterior retomada.

O Mercedes-Benz GLS 450 4Matic está disponível em toda a rede de concessionários por R$ 917.900.

A suspensão E-Active Body Control é incrível e faz o novo GLS dar show em tecnologia.
A suspensão E-Active Body Control é incrível e faz o novo GLS dar show em tecnologia.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Dados técnicos

  • Modelo: GLS 450 4Matic
  • Motor: 6 em linha
  • Cilindrada: 2999 cm3
  • Potência: 367 cv + 22 cv de 5.500 a 6.100 rpm
  • Torque: 500 Nm + 250 Nm de 1.600 a 4.500 rpm
  • Câmbio: 9G-Tronic automático
  • 0 a 100 km/h: 6,2 segundos
  • Velocidade máxima: 246 km/h
  • Peso: 2.460 kg
  • Pneus: 275/45 R21 (d) e 315/40 R21 (t)
  • Porta malas: 355 a 2.400 litros
  • Tanque: 90 litros
  • Comprimento: 5,207 m
  • Largura: 2,157 m
  • Altura: 1,823 m
Guia do Carro
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