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Nova geração da Toyota Hilux ficará maior e será híbrida

Prevista para estrear em 2023, nova geração da Toyota Hilux vai se aproximar da picape americana Tacoma e terá plataforma modular TNGA-F

22 set 2021 - 18h03
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Projeção da nova Hilux feita por Kleber Silva.
Projeção da nova Hilux feita por Kleber Silva.
Foto: Kleber Silva / KDesign

A Toyota prepara novidades para a picape Hilux. Alguns meses depois dos primeiros rumores sobre a nova geração do modelo, surgem novas pistas a respeito da renovada picape, que está prevista para estrear em 2023. De acordo com a imprensa americana, a nova Hilux se aproximará da Toyota Tacoma, picape que é vendida apenas na América do Norte. Ambas utilizarão a plataforma modular TNGA-F do novo Land Cruiser.

As informações foram publicadas pela revista Motor Trend e pelo portal Motor 1. Segundo os boatos, a plataforma modular servirá de base para as novas gerações das duas picapes, e dos SUVs 4Runner e SW4. Dentre os motivos pela escolha em comum, estão a economia de escala e a redução de custos. Além disso, a nova arquitetura é compatível com tecnologias de eletrificação e é mais leve, o que deixará as novas picapes mais eficientes.

Toyota Tacoma.
Toyota Tacoma.
Foto: Toyota/Divulgação

De acordo com a revista americana, é esperado que os modelos compartilhem uma série de componentes mecânicos, como a suspensão, motores e opções de câmbio, além da própria plataforma. Por outro lado, as duas picapes devem contar com design distinto, além de oferecerem tecnologias e recursos específicos para cada região. Com isso, a estratégia da Toyota será semelhante à adotada pela Chevrolet com a S10 e a Colorado.

Lançada em 1995, a primeira geração da Tacoma substituiu a Hilux -- que era vendida com o nome de Toyota Pickup -- no mercado norte-americano. A partir da segunda geração, a Tacoma cresceu em dimensões e se distanciou da Hilux, que também ganhou uma nova linhagem e se manteve como um produto global. 

Toyota Hilux.
Toyota Hilux.
Foto: Divulgação

Sob o capô, é esperado que a nova geração da Toyota Hilux conte com opções híbridas e híbridas plug-in. Como a marca japonesa já aposta há alguns anos na parceria do motor a combustão associado com dois ou três motores elétricos, a Hilux pode ser a primeira picape média de volume a contar com motores híbridos no mercado brasileiro. A nova Hilux deve contar com câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com reduzida.

Outra possibilidade é o lançamento da versão esportiva GR (Gazoo Racing), equipada com um novo motor V6 turbo diesel de 310 cv e 690 Nm. De acordo com a imprensa australiana, a nova versão esportiva “de verdade” seria uma oportunidade para a Toyota colocar em prática tudo o que aprendeu nas competições para oferecer um produto mais voltado para a esportividade, e próximo ao que a Ford oferece com a Ranger Raptor.

Com lançamento global previsto para 2023 ou 2024, a nova Hilux deve demorar um pouco mais para chegar ao Brasil. Lançada no fim de 2015 e reestilizada no fim do ano passado, a oitava geração é a atual líder do segmento de picapes médias-grandes. Em agosto, a Toyota Hilux registrou 4.363 emplacamentos, e já acumula 28.174 unidades vendidas em 2021, de acordo com a Fenabrave.

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